Página  >  Opinião  >  Regresso à escola

Regresso à escola

Estamos no 10.º mês de retiro pandémico. Embora de diferentes modos, ninguém escapa às consequências deste confinamento forçado e dos comportamentos de proteção e de adaptação familiar, laboral e escolar a que nos tem obrigado.

Entendo que, por maior que seja a vontade de voltar à normalidade da vida em comunidade, de encontrar, tocar, abraçar familiares, namorados, amigos, colegas, vizinhos, de exprimir empatias, alguns transportarão consigo receios e condicionamentos individuais e grupais que irão influenciar o regresso à natural expressão das emoções e à reposição das dinâmicas sociais em parâmetros socialmente gratificantes.
Mas todos vamos voltar à normalidade. Creio que não será a mesma normalidade deixada há cerca de um ano. Bastante tem vindo a mudar e, por isso, bastante vai continuar a mudar.
A homification gerou fenómenos sociais com implicações no futuro do trabalho e da escola. A intensiva utilização dos meios digitais e tecnológicos nas relações sociais (nas empresas, nas universidades, nas escolas, nas famílias, etc.), constitui um fator determinante das mudanças que têm vindo a ocorrer ao longo destes meses e que irão continuar a desenvolver-se. As práticas de trabalho baseadas nestes meios, até há pouco limitadas a instituições mais inovadoras, são agora condição para a continuidade de todas.
A telescola, a web nas suas diversas expressões e conteúdos, as plataformas digitais como o Zoom e o Teams, tornaram-se meios indispensáveis de interação e suporte no processo de aprendizagem. Os meios digitais, que de modo desigual e progressivo, no passado, iam sendo usados nas escolas, tornaram-se, nestes meses, recursos indispensáveis no processo educativo, desafiando mudanças e adaptações nos modos mais tradicionais de gestão e desenvolvimento do currículo.
Parece não haver alternativa, senão acelerar o passo pedagógico no sentido de estabelecer pontes entre conteúdos e metodologias mais centradas nos manuais e nos professores e conteúdos e metodologias apresentadas e sugeridas pelos novos meios. Este é um grande desafio colocado à experiência acumulada dos professores e às suas estratégias consolidadas de desempenho docente. São, por isso, tempos de mudanças cruciais na escola.

Desafios pedagógicos. Toda esta dinâmica intensificou competências, apetências (e, mesmo, dependências?) digitais de alunos e professores. Conforme sondagem da Comissão Europeia, desde o início da pandemia até setembro, foi muito profunda a mudança na utilização da tecnologia digital na educação e na formação. A grande maioria dos inquiridos – cidadãos comuns, formadores, professores e alunos – revelaram que melhoraram e querem continuar a melhorar as suas competências digitais.
Como referi em artigo anterior, face à premente necessidade de continuar a escola através de meios e recursos tecnológicos e digitais, os professores fizeram ‘fugas para a frente’ no sentido de responderem às exigências das novas e imprevistas circunstâncias, colocando em questão algumas das suas consolidadas estratégias de desempenho profissional. Muitos conceberam e desenvolveram práticas, em muitos casos exemplares, que seria muito útil conhecer e divulgar através de projetos próprios.
Durante estes meses de pandemia, a socialização das crianças tem sido limitada ao espaço familiar e mantém-se ainda muito condicionada entre os seus pares. As interações através das redes sociais e outras plataformas, sem uma eficaz mediação do professor, não constituem alternativa às dinâmicas dentro dos grupos.
No retorno à escola real, as atividades cooperativas e de reencontro com o meio deverão ocupar espaços significativos das metodologias enquanto forma de socialização, empatia e partilha entre as crianças. Parece desejável revisitar as recomendações das correntes pedagógicas que apelam às aprendizagens cooperativas e à revalorização do meio enquanto espaço de aprendizagens. 
O confinamento restringiu a vivência e o reencontro com o outro real, em tudo quanto tem de semelhante e de diferente. Também a exposição a certas representações virtuais, sem mediação dos professores e/ou família, pode contribuir para gerar preconceitos e sentimentos discriminatórios em relação às diferenças. Mas esta poderá ser uma reflexão no âmbito da educação para os media.

Carlos Cardoso


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo