A articulação do professor de Inglês com o professor titular e a equipa de Saúde Escolar permitirá uma abordagem mais holística desta temática, trabalhando a componente de Educação para a Saúde (EPS) num programa abrangente de promoção da saúde.
Este ano letivo, foi introduzido nas metas curriculares do 1º Ciclo do Ensino Básico o Inglês, anteriormente disponibilizado neste nível de ensino sob a forma opcional no espaço referente às actividades extra-curriculares. Deste modo, o nível de iniciação elementar (designado por A1), passa a estar presente nos 3º (desde 2015/2016) e 4º anos (a partir 2016/2017). Tal como no 5º ano (A1+), tem como metas para o aluno: a) ser capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas; b) conseguir apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; c) ser capaz de comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. Esta alteração nas metas curriculares do Inglês é, simultaneamente, uma oportunidade e um desafio para tornar possível que este novo espaço possa ser incluído num programa de promoção da Saúde existente nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo, através de uma abordagem holística da EPS. Tendo por base as metas curriculares do Inglês, sinalizamos momentos em que a EPS pode ser desenvolvida.
Compreensão Oral/Listening. No 3º ano, as rimas, chants e canções em gravações áudio e audiovisuais podem introduzir as temáticas da saúde e a identificação de atitudes e comportamentos salutogénicos. Quanto a entender instruções breves dadas pelo professor, podem ser desenvolvidas actividades para pintar com cores diferentes desenhos com situações salutogénicas e prejudiciais à saúde. No 4º ano, podem ser escolhidas pequenas histórias que abordem a temática da saúde para identificação de palavras e expressões, bem como para o aluno acompanhar a sequência dessas histórias.
Leitura/Reading. Termos e conceitos relacionados com a saúde podem ser introduzidos no 3º ano na identificação de vocabulário familiar acompanhado por imagens, bem como na leitura de pequenas frases com vocabulário conhecido. No 4o ano, o vocabulário a introduzir poderá ser um pouco mais alargado, já sendo também desejável a leitura de pequenas histórias ilustradas com vocabulário conhecido.
Interação Oral/Spoken Interaction. No 3º ano, a expressão, com ajuda e de forma adequada, do binómio good/bad pode ser aplicada à identificação de comportamentos salutogénicos. Um levantamento das preferências pessoais (I love...) pode ser utilizado como um primeiro momento para discutir a sua influência nos comportamentos ou esse conteúdo ser transferido para um outro momento, em articulação com um programa de promoção de saúde existente. Também é possível explorar a interacção através de frases curtas como I love water, and you?/ Me too! Este tipo de interação pode ser explorada novamente no 4º ano para praticar outras formas de concordância como so do I e gerar novas situações para a utilização de palavras e expressões para aceitar e recusar (sure/no, thank you) e perguntas e respostas sobre preferências pessoais (What’s your favourite drink?/Water).
Produção Oral/Spoken word. Se no 3º ano importa introduzir vocábulos para serem conhecidos e memorizados, bem como a repetição das rimas, chants e canções ouvidas, no 4º ano já é possível trabalhar a expressão de agrado e desagrado (I love turkey/I don’t like Christmas pudding), bem como descrever o que é ou não capaz de fazer para ser saudável (I can swim/I can’t ride a bike).
Escrita/Writing. Podem ser utilizados atitudes e comportamentos salutogénicos e não salutogénicos para promover diferentes atividades, dependendo do ano de ensino, como legendar imagens ou sequências de imagens, preencher espaços lacunares em frases simples ou textos muito simples com palavras dadas, preencher balões de falas em sequências de imagens e escrever sobre preferências (I like/I don’t like/I love).
Domínio intercultural/Intercultural Domain. No 3º ano poder-se-á dar a conhecer aos alunos os dias nacionais e internacionais relacionados com a saúde, podendo a alimentação saudável e outros determinantes da saúde ser explorados quando se trabalha algumas características do país dos alunos e de outros países. Estas temáticas poderão ser uma introdução para o que será trabalhado no 4º ano, neste domínio, nomeadamente a identificação das partes do corpo humano, dos sentidos, das actividades ao ar livre e das comidas e bebidas. O tema da saúde pode ser também utilizado em jogos e pequenas dramatizações.
Léxico e Gramática/Lexis and Grammar. O conhecimento do vocabulário está implicitamente relacionado com os determinantes de saúde trabalhados, tendo em conta a sua utilização em estruturas elementares do funcionamento da língua.
Nuno Pereira de Sousa
|