Página  >  Opinião  >  Nos 20 anos da PÁGINA

Nos 20 anos da PÁGINA

A Página da Educação “tem como objetivo contribuir para a formação integral dos educadores e professores e dos profissionais da educação social”. Nessa perspetiva, “disponibiliza informação e divulga opinião resultante da investigação científica, promovendo a partilha do conhecimento com interesse para o desenvolvimento da sociedade em geral e dos campos da educação, ensino e ciência, em particular” [do estatuto editorial].

Publicação na área da Educação e Ensino com edição periódica regular mais antiga, a PÁGINA comemorou este ano o 20º aniversário – efeméride que a direção optou por assinalar sobretudo em termos editoriais.
Foi nesse sentido que iniciámos a Coleção a Página na Profedições. Uma coleção que de alguma forma recupera e consolida a participação regular de colaboradores permanentes da revista e cujos três primeiros volumes já estão disponíveis, da autoria de José Paulo Serralheiro (Reinventar os Sistemas Educativos), Miguel Santos Guerra (El Árbol de la Democracia) e Almerindo Janela Afonso (Fragmentos de Escrita Pública).
Foi nesse sentido, também, que convidámos alguns artistas plásticos para ‘encaparem’ as quatro revistas publicadas este ano com ilustrações de autor – Rui Anahory, Alberto Péssimo, Acácio de Carvalho e Adriano Rangel honraram-nos com a sua arte, mas, pelo acolhimento que a iniciativa tem tido junto dos artistas, como dos leitores, vai ter continuidade no próximo ano.
Foi ainda nesse sentido – e concretizando uma opção de origem, de valorização da imagem enquanto conteúdo editorial específico – que convidamos antigos colaboradores na área da fotografia para regressarem às páginas da PÁGINA com portefólios de sua autoria: Lucília Monteiro (nesta edição, mais adiante), João Paulo Coutinho, Ana Alvim e Adriano Rangel responderam à chamada, publicando aqui uma parte do trabalho que têm realizado lá fora, nos contextos das suas carreiras profissionais posteriores. Relativamente à Ana e ao Adriano, que estiveram na primeira hora do “desenho” da PÁGINA-jornal, este ano foi, simultaneamente, de regresso à direção de fotografia e de arte da revista, correspondendo ao desejo de renovação da imagem gráfica com que também quisemos assinalar estes vinte anos.
E é nesse sentido que estamos a preparar a renovação do site oficial (www.apagina.pt), apostando no seu enriquecimento, e a abertura de contas nas redes sociais Facebook e Twitter. Projetos que ainda se encontram em fase experimental e que desejamos consolidar no próximo ano.
À margem das iniciativas editoriais, a PÁGINA promoveu e animou, em parceria com o Sindicato dos Professores do Norte, uma mesa de reflexão sobre sindicalismo e associativismo docente. Na verdade, este é um projeto editorial nascido no seio do sindicato, traduzindo um perfil de sindicalismo que não se esgota na ação reivindicativa, antes estimula a reflexão e o debate em torno de todas as possibilidades que configuram a profissão docente. A reflexão ocorreu justamente na sessão comemorativa do 30º aniversário do SPN e contou com a participação de Abel Macedo, Isabel Baptista e Licínio Lima.
Finalmente, e como é da praxe ‘aniversitária’, fizemos um jantar-convívio com bolo, velas e parabéns. Por um ou outro motivo, não teve a dimensão que gostaríamos de lhe ter dado (também consequência da “crise”), mas ainda assim foi possível (re)encontrar alguns colaboradores e amigos à volta de uma mesa de sabores moçambicanos.
Enquanto atual editor da revista, uma última nota para agradecer publicamente a todos quantos colaboram graciosamente com a PÁGINA. É sobretudo a eles, e aos leitores, que se deve a notoriedade e o reconhecimento deste projeto editorial único, que, cumpridos 20 anos, se propõe alcançar mais.
Creio que não ficará mal envolvê-los aqui num abraço fraterno e solidário.

António Baldaia


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo