Página  >  Notícias  >  Miguel Santos Guerra distinguido por universidades em Espanha e Argentina

Miguel Santos Guerra distinguido por universidades em Espanha e Argentina

Com um vasto trajeto no campo da educação e colaborador permanente da A Página da Educação, Miguel Santos Guerra foi investido como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oviedo (Espanha) e pela Universidade Nacional de Villa Mercedes (Argentina), no ano passado.

Em Oviedo, e após os agradecimentos, Miguel Santos Guerra abordou as diferenças entre educação, instrução, socialização e doutrinação. “O conceito de educação baseia-se em dois pilares fundamentais: o pilar crítico e o pilar ético. O primeiro consiste em saber discernir, em saber pensar (não o que pensar). O segundo pilar é a ética. Sem valores, não existe educação”, referiu, citado num artigo da Universidade de Oviedo.

De acordo com o mesmo artigo, Miguel Santos Guerra destacou ainda o papel das escolas e universidades na formação de cidadãos críticos. “Penso que, para realizar esta tarefa que é a mais bela, difícil e importante que foi confiada ao ser humano na história, são necessários os melhores cidadãos e cidadãs do país”, acrescentou, realçando ainda a necessidade de deter o fascismo no mundo e de lutar contra a cultura neoliberal.

E concluiu com um apelo ao otimismo: “Sem otimismo, podemos ser bons domadores, mas não bons educadores”, adianta o artigo da Universidade de Oviedo.

©Imagem retirada do site https://miguelangelsantosguerra.com/


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo