O projeto ‘50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens’, que visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática, já envolveu mais de 3.300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.
Com esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios; a pensar, em contexto escolar, em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, explica a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, em nota de imprensa.
Depois, os estudantes são convidados a apresentarem as suas ideias em Assembleias Participativas aos representantes políticos, como o presidente da câmara municipal ou o presidente da junta de freguesia. Os projetos são avaliados pelos representantes políticos, que comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las, acrescenta a comissão.
Entre as ideias já propostas estão a colocação de QR code nas ruas com informações sobre lugares e monumentos (por alunos do Fundão), a criação de um canil para animais abandonados (Agrupamento de Escolas de Alvaiázere), a realização de uma campanha para sensibilizar para a melhor utilização dos contentores (Massamá-Monte Abraão), a plantação de árvores no espaço escolar (Braga) ou a realização de aulas dadas pelos alunos (Lisboa).
|