Página  >  Notícias  >  Tiago Rodrigues distinguido com o Prémio Pessoa 2019

Tiago Rodrigues distinguido com o Prémio Pessoa 2019

O Prémio Pessoa 2019 foi atribuído a Tiago Rodrigues, ator, encenador e diretor do Teatro Nacional D. Maria II. Tiago Rodrigues é assim reconhecido por uma carreira de “excecional projeção dentro e fora do país” e também pelo seu “contributo notável para o desenvolvimento do campo das artes performativas portuguesas”, pode ler-se na ata do Prémio Pessoa 2019.

“É uma grande felicidade, porque é um prémio extremamente importante”, referiu Tiago Rodrigues, citado pelo semanário Expresso, que promove o Prémio Pessoa com a Caixa Geral de Depósitos, para distinguir uma personalidade portuguesa que tenha uma intervenção relevante no universo artístico, literário ou científico. “Encaro-o como um Prémio Pessoa para várias pessoas, porque sendo atribuído a alguém do teatro, é necessariamente um prémio coletivo”, acrescentou.

O Prémio Pessoa foi entregue pela primeira vez em 1987, reconhecendo o historiador José Mattoso. Seguiram-se muitas outras figuras portuguesas, entre as quais a pianista Maria João Pires (1989), o escritor José Cardoso Pires (1997), o pensador Eduardo Lourenço (2011) e o arquiteto Manuel Aires Mateus (2017). No ano passado, o prémio foi atribuído ao geógrafo Miguel Bastos Araújo. Este ano, venceu Tiago Rodrigues, de 42 anos, ator, encenador e diretor do Teatro Nacional D. Maria II, desde 2014.

©Eric Schrijver // Tiago Rodrigues @ Het Theaterfestival 2017


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo