Página  >  Notícias  >  Prémio Urbano Tavares Rodrigues atribuído a Luísa Costa Gomes

Prémio Urbano Tavares Rodrigues atribuído a Luísa Costa Gomes

O Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2019, instituído pela Fenprof – Federação Nacional dos Professores com o apoio da SabSeg, foi atribuído a Luís Costa Gomes, pelo romance ‘Florinhas de Soror Nada’ (D. Quixote, 2018).

O júri, composto por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, decidiu, por unanimidade, distinguir esta obra de Luís Costa Gomes, “relevando o extremo rigor da sua construção e da linguagem, cujo poder de inventiva e contágio, a par de personagens intensas e do entrecho, desmontam os lugares comuns concernentes às relações entre a fé e o conhecimento, ao feminismo estereotipado e à vacuidade manipuladora do chamado politicamente correto”.

O Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues foi ganho em 2017 por Isabela Figueiredo (com o romance ‘A Gorda’), em 2015 por Lídia Jorge (‘Os Memoráveis’) e em 2013 por Ana Cristina Silva (‘O Rei do Monte Brasil). Este reconhecimento é alternado com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi ganho por Ana Luísa Amaral (em 2012), por Manuel Gusmão (2014), por Nuno Júdice (2016) e por Daniel Jonas (2018).


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo