Página  >  Notícias  >  Penafiel ativo no combate ao insucesso escolar

Penafiel ativo no combate ao insucesso escolar

Iniciação à robótica, teatro, rádio e escrita criativa são algumas das atividades com que o município de Penafiel, através do pelouro da Educação, vai avançar para combater o insucesso escolar e para criar condições para mais e melhor aprendizagem.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Penafiel prevê atividades, dirigidas aos alunos dos vários ciclos de ensino, cruzam a informática, literatura e a matemática, e proporcionam também o envolvimento dos pais. Alunos do 3º e 4º anos vão ter acesso à iniciação à programação e à robótica, e também contacto com experiências reais, através de um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Vão ser também promovidos módulos de escrita criativa, com a autora penafidelense Cidália Fernandes, jogos de Matemática, como a Rota dos Números, momentos de teatro e ainda a descoberta da rádio, que chega à escola em setembro. Além disso, estão também previstos conversas e workshops com e para os pais ao longo do ano letivo.

“O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em Penafiel é composto por atividades e planos de ação muito variados, que no seu conjunto vão certamente mobilizar os alunos e potenciar, em muitos casos, a descoberta de áreas de conhecimento com as quais mais se identificam. A grande diferença do plano a executar em Penafiel é o facto de termos tido a capacidade de escolher diversos projetos diferentes que cobrem várias áreas de saber e com isso ajudar e preparar os alunos para estarem atentos a novos caminhos e descobertas”, refere Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, em nota de imprensa.

De acordo com Rodrigo Lopes, vereador da Educação, “trata-se de um projeto alargado, pioneiro no concelho, direcionado para a promoção do sucesso escolar dos nossos alunos, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias e às artes, e que são complementares ao currículo regular. Consideramos uma oportunidade de excelência que eleva a qualidade da educação em Penafiel”.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar vai ter um acompanhamento permanente, por parte de uma equipa multidisciplinar composta por dois psicólogos, um técnico em Ciências da Educação e um assistente social. O projeto tem um investimento na ordem de um milhão de euros, que vai ser aplicado durante três anos.

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo