Página  >  Notícias  >  Relatório da IGEC é positivo

Relatório da IGEC é positivo

A maioria dos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário avaliados no ano letivo passado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência obteve resultados positivos, de acordo com o relatório “Avaliação Externa das Escolas 2011-2012”.

A avaliação incide em três domínios, sendo analisados os pontos fortes e as áreas de melhoria em cada um. A liderança e gestão foi o único em que foram atribuídas classificações de Excelente (0,9 por cento das escolas); mais de metade das escolas obtiveram Muito Bom. Relativamente à prestação do serviço educativo, 34,7% obtiveram Muito Bom e 59,7% Bom. E no que toca aos resultados, 61,7% das escolas avaliadas obteve Bom e 23,4% foram classificadas com Muito Bom [este foi o único domínio em que se registaram classificações negativas: 0,4 por cento das escolas obteve Insuficiente]. Segundo o relatório, os pontos fortes são a visão estratégica e fomento do sentido de pertença/identificação com a escola, o desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras e a prevenção da desistência e do abandono; o acompanhamento e supervisão da prática letiva e a gestão articulada do currículo são as áreas a melhorar.

A avaliação externa “pretende constituir um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas”, procurando “incentivar práticas de autoavaliação, promover uma ética profissional marcada pela responsabilidade, fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas”, adianta a IGEC.

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo