Página  >  Agenda  >  Associação José Afonso abre núcleo na Galiza

Associação José Afonso abre núcleo na Galiza

Ao longo de 30 anos a Associação José Afonso (AJA) tem celebrado a vida e obra do cantor. Para manter este espírito, e tendo em conta o que a Galiza representou para Zeca Afonso, é lá que a AJA abre este fim-de-semana um novo núcleo da associação; mais um para juntar aos 15 núcleos, 14 em território nacional e um em Bruxelas.

Foi na Galiza que “Grândola Vila Morena” foi cantada, pela primeira vez, em público – a 10 de maio de 1972, entoaram as notas deste hino no antigo ‘Burgo das Naçons’, hoje Parque José Afonso, em Santiago de Compostela. E é lá que vai nascer o novo núcleo galego, com três dias de festa para assinalar o feito.

A 26 de janeiro, às 20 horas, vai ser inaugurada na Casa das Crechas uma exposição sobre o percurso de vida e a criação artística do cantor, intitulada “Zeca: o que foi, o que é – uma Fotobiografia”. Logo depois, às 21h30, realiza-se um jantar o ato formal da constituição do Núcleo da AJA na Galiza.

No dia 27, às 11 horas, uma delegação de membros da direção nacional e de vários núcleos da AJA vai ser recebida, institucionalmente, pelo Concelho de Santiago de Compostela. E ao final da tarde, às 18 horas, vai decorrer, no Centro Social A Gentalha do Pichel, a palestra “O Triângulo Mágico na Vida e Obra de José Afonso – África, Portugal, Galiza”, por Paulo Esperança, vice-presidente da direção nacional da AJA, e com cantigas a cargo de Francisco Fanhais. A terminar o dia, às 22 horas, na Sala Malatesta, vai ter lugar um concerto com Uxía, Nao, Falúa, Francisco Fanhais, Banda das Crechas, Xico Carinho & Manolo Bacalhao, Do Fondo do Peto, Cais da Saudade e Tiago Fernandes.

No dia 28, às 10h30, vão ser evocados, no Parque José Afonso os 45 anos da passagem do cantor por Santiago de Compostela.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo