Página  >  Arquivo de Edições Anteriores  >  N.º 71  >  À Descoberta da Matemática

À Descoberta da Matemática

Organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM), o 2º Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo vai ter lugar na Escola Superior de Educação de Viseu, no fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro. Subordinado às práticas da Matemática no 1º Ciclo, o encontro organiza-se em duas conferências plenárias (9h30), 12 discussões temáticas (11 horas) e 18 sessões práticas com base na apresentação de experiências realizadas na sala de aula (14h30) ó temas e práticas obedecem a escolha prévia por parte dos interessados.
Assim, no primeiro dia, a conferência plenária será proferida por Cristina Loureiro e Eduardo Veloso, que dissertarão sobre «Computadores, Matemática e Imaginação». Segue-se a discussão de temas tão diversos como o novo modelo de gestão, a formação de professores, as opções curriculares e a integração e articulação de saberes, bem como a transição entre o Pré-Escolar e os dois primeiros ciclos. À tarde, as nove sessões práticas serão orientadas por José Portela (a internet na sala de aula), Lina Fonseca (resolução de problemas), Pedro Palhares (investigações para os alunos realizarem), João Ferreira e Isabel Castanheira (explorar a geometria com aplicações informáticas), Ana Peixoto e Luísa Neves (construir e experimentar), Luciano Veia (a calculadora no 1º Ciclo), Eugénia Naia e José Saleiro (actividades com MAB), Dores Picão e Clotilde Carção (jogos) e Fernanda Cruz, Odete Henriques, Madalena Costa e Helena Calaxa (jogos de Matemática).
O segundo dia começa com a conferência de Teresa Lopes Vieira («Educação e Diversidade»), seguindo-se a discussão dos restantes temas: diferenciação pedagógica, flexibilização curricular, resolução de problemas, comunicação em Matemática, utilização de materiais e a importância do jogo no ensino da Matemática. A terminar o encontro, tem lugar o segundo conjunto de sessões práticas, a saber: «Tangram» (Manuela Alves e Eugénia Almeida), «Sistemas de numeração e algoritmos na antiguidade» (Olívia Sousa), «Calculadoras no 1º Ciclo: Vamos Experimentar» (Luís Menezes e Fernanda Tavares), «Utilização de Materiais» (Marieta Sá, Cristina Loureiro e Natália Ferreira), «Grandezas e Medidas» (Glória Paiva), «Utilizando materiais no 1º Ciclo» (Graça Gonçalves e Margarida Abreu), «Utilização de jogos manipuláveis no ensino da Matemática» (Rui Vieira), «Brincadeiras com papel» (Paula Rodrigues e Paula Sousa), «O Logo no 1º Ciclo» (António Ribeiro).
O prazo para inscrições (limitadas) decorre até 10 de Setembro, sendo o valor da inscrição de 2 mil escudos para estudantes e sócios da APM e mais 500 escudos para os restantes. Mais informações podem ser obtidas junto do Núcleo da APM de Viseu, Apartado 322, 3504 Viseu CODEX


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 71
Ano 7, Setembro 1998

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo