Página  >  Edições  >  Edição N.º 201, série II

a Página

Nº 201/SUMÁRIO




EDITORIAL

Num momento histórico tão complicado como o que vivemos atualmente, é com reforçada alegria que voltamos ao contacto com os leitores na edição impressa d’a Página da Educação.

Isabel Baptista





A acessibilidade à informação e o modo como lidamos com ela tem vindo a modificar-se ao longo dos tempos, alterando os hábitos regulares de consumo: blogues, jornais digitais, SMS, e-mails, microblogging, sites e portais, bem como revistas e livros digitais, são hoje a fonte principal de informação na maioria dos países europeus.

Nuno Pereira de Sousa





Em termos de dimensões psicológicas, as dramatizações podem incentivar o sentimento de autoeficácia, a autoestima ou a aquisição de competências para dizer não.

Rui Tinoco





Mais de 120 animais selvagens estão “à solta” na Casa Andresen, onde viveram dois nomes de referência da literatura portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A. Situada no Jardim Botânico do Porto, a casa foi ocupada por 42 espécies de animais, colocados em cenários que retratam os seus habitats e comportamentos naturais.

Maria João Leite





A informação não existe fora de um suporte material – esta tem sido matéria de disputa que poderá estar agora finalmente ultrapassada. Hipótese proposta por Rolf Landauer, em 1961, foi por ele várias vezes retomada (ver The physical nature of information, Physics Letters A217, 1996).

Rui Namorado Rosa

 





Promover leitura não é andar a correr atrás das borboletas… é cuidar do jardim para que elas venham até nós, disse alguém. Em termos práticos isto significa que a promoção da leitura não é um exercício de puro entretenimento, nem os seus promotores “caçadores” furtivos de leitores. É antes um processo gradual, crescente e silenciosamente envolvente, onde a mais pequena acção terá as suas consequências. Silenciosas e presentemente imperceptíveis… Debrucemo-nos, então, sobre essas acções.

Teresa Silveira





Ao começo da tarde, o escritor avançava, devagar, a apalpar terreno, suportando mal o cheiro a peixe predominante naquele setor da praça, apesar de os esguichos de água, a poder de golpes de mangueira, paulatinamente, atenuarem a pressão do fedor. Avançava na direção das bancas, àquela hora semivazias de pescado. Aí esperava encontrar Vitória, a mais idosa das vendedeiras registadas.

Júlio Conrado





Ainda hoje me recordo daquela aula. Passaram cerca de dez anos. Eu era um miúdo de 11 anos e, como os meus colegas, nem sempre percebia muitas das coisas que os professores diziam.

Angelina Carvalho





Vem, serenidade, / não apagues ainda / a lâmpada que forra / os cantos do meu quarto, / o papel com que embrulho meus rios de aventura / em que vai navegando o futuro.

Maria João Leite





O passo próximo e o passo distante fazem o caminhante ‘deslizar’ pelo tempo em passos incertos, mas insistentes, na busca de rumos. A cansada existência.

Ivonaldo Leite





Milhões de brasileiros, em sua maioria jovens estudantes, foram para as ruas do país Milhões de brasileiros, em sua maioria jovens estudantes, nos ensinaram que as políticas cotidianas não se reduzem a ser contra ou a favor; elas são complexas e plurais, com muitas demandas e muitas nuances. 

Nivea Andrade





O totalitarismo evoluiu. É agora um sistema global de escassez: faltam ideias, faltam alternativas, faltam alimentos, falta água potável, faltam empregos, falta energia. Hoje, o homem não acredita em nada e, ao mesmo tempo, acredita em tudo.

Carlos Mota





*À data em que o texto foi entregue para publicação, nem o autor nem o Presidente da República poderiam imaginar a notícia saída nos jornais de 2 de agosto, segundo a qual Espanha enviou um documento às Nações Unidas em que considera inaceitável dar a Portugal a jurisdição de 350 milhas em torno das Ilhas Selvagens.

Leonel Cosme





A vitória trabalhista tinha cinco desafios: pobreza, miséria, educação, saúde e emprego foram atacados, apesar de o clima económico da altura ser bem mais dramático do que o actual.

Paulo Teixeira de Sousa





ALAN ROGERS

“Na discussão sobre Educação, as pessoas falam mais de aprendizagem do que sobre educação. Veem a educação como o professor a ensinar e falam de aprender mais do que ensinar. Algumas pessoas pensam que aprendizagem é educação, mas não são a mesma coisa. Toda a educação é aprendizagem, mas nem toda a aprendizagem é educação.”

Entrevista conduzida por Maria João Leite





XAVIER BONAL

“Los adolescentes, lejos de ser receptores pasivos del impacto de la escolaridad, son sujetos activos, son quienes se apropian de la experiencia escolar. Ellos son los actores que dan sentido a la escolarización en función de sus vidas. (…)
Yo considero que la escuela como institución no atende suficientemente a la experiencia social de los adolescentes.”

Entrevista conduzida por António Baldaia





MARIANO ENGUITA

“Lo que yo creo que es claro es que los centros no funcionan, o funcionan mal muchos de ellos, porque no tienen dirección. Y no tienen dirección porque el director es un servidor de los profesores: su papel es mantener a los padres a raya, mantener contenta a la Administración y tapar los pequeños problemas de los profesores.”

Entrevista conduzida por António Baldaia





Quando lerem estas palavras já se acabou o verão. No momento em que escrevo, começam os dias de mar, de sol, de tempo para ler os livros, de se pensar nos projetos para o próximo ano letivo e para o próximo inverno. Nos dias que correm, é altura também de se definirem planos e estabelecerem opções para se viver com salários (re)cortados, ou sem salário e sem apoio social. São assim, os dias do nosso enorme descontentamento...

Paulo Delgado





En la educación, hay razones para que podamos y debamos participar de este propósito impaciente, hacedor de un “No” gigantesco que contravenga los dictados que el reformismo tecnocrático ha ido imponiendo en los últimos años.

José António Caride





Exigência de liberdade para quem não a tem. Fundação de uma igualdade radical dos que estão fora de qualquer sistema de igualdade de direitos. Afirmação de fraternidade para com os excluídos. São aspirações inspiradoras, mas…

Roger Dale





Não é tarefa fácil viver entre diferentes. Parece ser mais fácil quando somos todos iguais, mas ainda assim a tensão social está eminente, pois o excesso de semelhança leva à busca da diferença, à reinvenção de si e à distinção

Ana Vieira
Ricardo Vieira





Es imprescindible enseñar a las personas la solidaridad y el respeto a la dignidad humana, sin los cuales el mundo no sería habitable. La solidaridad se educa. Y se educa no solo elaborando teorías, sino desarrollándola en la práctica. 

Miguel Santos Guerra





Da mesma forma que estereótipos e preconceitos levam um inocente para a esquadra, um jornalismo sensacionalista ofusca e quase destrói o trabalho de vários anos de uma escola

Pascal Paulus





MANUEL JACINTO SARMENTO

“Não há razões para termos saudade da Escola do passado. O que esta ideologia realmente pretende é afunilar as oportunidades escolares através da atualização de vias educativas.
Esta é, de facto, a grande questão da reconstrução da Escola segundo o paradigma neoliberal – aqui, com orientações claramente cruzadas com orientações neoconservadoras. Há aqui uma aliança ideológica, digamos assim, que encontra frequentemente os mesmos protagonistas: por um lado, a privatização do serviço de acesso à educação e, por outro, o regresso à Escola das elites do passado e ao fosso dos processos de seletividade escolar.”

Entrevista conduzida por António Baldaia





Aconteceu um daqueles momentos mágicos que algumas vezes surpreendem o nosso quotidiano: um grupo de professores aposentados e duas jovens ex-alunas partilharam connosco memórias e perspetivas sobre a Escola. Um momento tão autêntico quanto comovente, que, mais uma vez, nos permitiu compreender como vivemos num país à procura de encontrar um destino.

Ariana Cosme
Rui Trindade





Afirma-se que os jovens devem ser empreendedores, dinâmicos, criativos, autónomos, capazes de resolver problemas... Mas defende-se a escola transmissiva, diretiva, estrita e uniformizadora. Não é normal…

David Rodrigues





O sistema educativo tornou-se um terreno perigosamente inóspito, quando deveria ser, na sua essência, um campo de cultivo, em dinâmicas múltiplas, de crescimento e formação sólida das pessoas

Emanuel Oliveira Medeiros





Quero focar alguns debates recentes sobre a educação profissional e, em particular, certos desenvolvimentos e propostas para o Ensino Secundário. E quero fazê-lo tomando como mote o novo protagonismo, em certas instâncias da União Europeia e no nosso país, do modelo de ‘aprendizagem dual’ alemão, que alguns insidiosamente confundem com o sistema dual

Fátima Antunes





Análise de dados demonstra que os alunos das escolas privadas sem contrato de associação têm vindo a ser beneficiados nas classificações que lhes são atribuídas internamente.

Gil Nata
Maria João Pereira
Tiago Neves





Ao ministro, sim, submetia-o a um rigoroso exame, para perceber o que leu e o que sabe, mas também o que faz às graves assimetrias que tornam a Escola remediadora e a distanciam da sua vocação e missão.

André Escórcio





As atuais políticas públicas de Educação parecem basear-se numa equívoca obsessão pelos exames, na extinção de programas e medidas com resultados comprovadamente positivos e na redução do número de professores. “Temos de trabalhar mais”, diz o ministro.

Domingos Fernandes





À tradição de normativização extensiva só faltava a austeridade cega e desqualificante, apoiada por uma espécie de cibertaylorismo, para sofrermos mais ainda com o autoritarismo administrativo que corrói tanto a educação quanto a democracia.

Licínio C. Lima


  
A Página impressa
Edição N.º 201, série II
Outono 2013


Publicidade


Voltar ao Topo