Página  >  Edições  >  N.º 184  >  OBAMAMANIA

OBAMAMANIA

"Obama não trará o céu à terra, até mesmo porque não se comprometeu com isso. Não é anticapitalista nem reformista convicto, menos ainda um socialista moderado. É somente um político jovem, talentoso, pragmático e determinado, em cujas veias parece correr o sangue secular do que há de melhor na sociedade americana. Mais que um sonho, ele expressa o fim de um pesadelo, a era Bush. Pode não ser suficiente, mas é, sem dúvida, muita coisa"
Marco Aurélio Nogueira, professor de Teoria Política

"A nossa nação escolheu para o seu executivo principal o político mais radical pró-aborto, que não serve para o Senado dos Estados Unidos ou para funcionar como presidente"
Jay Scorr Newman, padre norte-americano, apelando aos apoiantes católicos de Obama que se penitenciem e peçam perdão por tal voto antes de comungarem.

"Em nome do povo brasileiro e no meu próprio, felicito-o por sua eleição para Presidente dos Estados Unidos da América.
Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade. Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo" (?)
In Mensagem de felicitações do presidente brasileiro Lula da Silva ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barak Obama

A eleição de Barak Obama, filho de pai negro e de mãe branca, para a presidência dos Estados Unidos da América está a gerar reacções de natureza racista que já contemplam ataques físicos. A eleição de um presidente negro constitui a mudança mais profunda relativamente às questões do racismo desde a Guerra Civil.
Telegrama da agência EFE

Barak Obama lidera destacadamente a votação para a escolha da personalidade do ano 2008, votação que a revista TIME promove entre o público, a título de consulta e como possível indicador para a escolha definitiva que é da responsabilidade exclusiva da revista.
O presidente eleito dos Estados Unidos é o único, entre os 25 primeiros, que já ultrapassou a centena de milhares. Na verdade já recebeu mais de meio milhão de votos, enquanto a segunda pessoa mais votada, no escrutínio dos leitores, é Sarah Palin com quase 86.000 votos.
Valores conferidos a 23 de Novembro de 2008

Júlio Roldão


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 184
Ano 17, Dezembro 2008

Autoria:

Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias
Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo