Página  >  Edições  >  N.º 182  >  USA vira USSA

USA vira USSA

As eleições presidenciais dos Estados Unidos da América decorrerão no próximo dia 4 de Novembro e, se tudo correr bem, o colégio eleitoral proclamará oficialmente os resultados no dia 15 de Dezembro para que o novo presidente tome posse no dia 20 de Janeiro de 2009.
Há oito anos, o apuramento dos resultados deu para o torto, nomeadamente na Florida, com contagens e recontagens de votos, num suspense sobre quem sucederia a Bill Clinton (se Al Gore, se George W. Bush) e com um desfecho invulgar mas possível ? o vencedor foi o candidato que obteve menos votos.
Isto é possível pelo facto de se tratar de uma eleição indirecta, com o povo americano a eleger, em cada estado, os delegados do colégio eleitoral final, num processo arcaico que, no ano 2000, deu a vitória (em alguns sectores contestada) ao candidato menos votado pelos americanos.
Bush teve menos votos do que Al Gore mas conseguiu eleger mais delegados para o colégio eleitoral. Para este resultado o controverso e contestado desfecho da Florida, com suspeitas de fraudes eleitorais, foi decisivo para o então candidato republicano que viria a tornar-se no presidente que agora sai.
As presidenciais americanas do próximo mês de Novembro, entre Obama e McCain, vão ser, como já são, em termos mediáticos, o acontecimento em destaque, com a particularidade de um dos candidatos, por sinal o mais favorecido nas sondagens, ser de origem africana, o que é um teste aos próprios EUA.
Tudo isto num quadro de profundas incertezas económicas, com o espectro da recessão a pairar sobre os Estados Unidos da América com tal gravidade que até o Partido Republicano, mais conservador, aceita intervenções do Estado em empresas e na Economia, como se "fosse um Estado socialista".
Como se por uma imensa ironia, neste tempo de ressurreições de algumas guerras frias, a sigla, em inglês, dos Estados Unidos da América (USA de United States of America) ganhasse uma nova letra, o S de socialist e passasse a denominar-se United Socialist States of America (USSA).

Júlio Roldão


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 182
Ano 17, Outubro 2008

Autoria:

Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias
Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo