Página  >  Edições  >  N.º 173  >  Nativos da América Central já se deliciavam com chocolate em 1000 a.C.

Nativos da América Central já se deliciavam com chocolate em 1000 a.C.
Nativos da América Central já brindavam com bebidas feitas à base de cacau em 1000 a.C., 500 anos antes do que se imaginava, informou um estudo publicado em 12 de Novembro.
Estas bebidas que levavam cacau eram feitas com álcool. Estas prováveis precursoras da cerveja eram produzidas a partir da polpa fermentada do fruto do cacau. Elas são mesmo mais antigas do que o tradicional espumante com gosto a chocolate e que era feito com semente da árvore do cacau. Este espumante foi uma importante bebida característica da cultura mesoamericana.
Mas no momento da fabricação desta cerveja primitiva, chamada de chicha, os antigos mesoamericanos podem ter tropeçado no segredo de fazer drinks com gosto de chocolate, afirmava o estudo. "Durante a fabricação da cerveja, você descobre que se fermentar as sementes da planta, pode chegar ao sabor do chocolate", disse John Henderson, professor de antropologia da Cornell University em Ithaca, Nova York, e principal autor do estudo. "Pode ser que o caminho da moderna indústria do chocolate aponte para este drink primitivo fermentado."
A semente do cacau desempenhou um importante papel na civilização mesoamericana, nos nativos de parte do México e da América Central antes da exploração hispânica e dos actos de conquista que ocorreram no século XVI.
O grão foi uma espécie de moeda na sociedade Asteca, e a bebida espumante de chocolate feito com grãos ou sementes fermentadas foi muito importante para a vida social e os ritos da mesoamérica.
No século XVI, conquistadores europeus provaram o gosto da bebida e levaram-na para a Europa, o que levou ao desenvolvimento da moderna indústria do chocolate. A evidência arqueológica descoberta por Herderson e sua equipe do site Puerto Escondido de Honduras sugere que tal cerveja era popular entre os nativos pelo menos em 1100 a.C. Análises químicas de resíduos encontrados em fragmentos dos vasos descobertos pela equipe do site apresentaram resposta positiva ao teste de teobromina - um componente encontrado nas árvores de cacau que eram limitadas à América Central.
Os potes foram encontrados em "grandes casas" na cidade de Puerto Escondido no Ulua Valley nas Honduras, disse Henderson, sugerindo que membros de elite da sociedade da época consumiriam a bebida para marcar ocasiões especiais, como nascimentos e casamentos.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 173
Ano 16, Dezembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo