Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Montra

Montra

EDIÇÕES ASA

O Mundo não é um Brinquedo

Pequeno tratado de saber-viver, para uso dos habitantes do planeta e dos seus educadores em particular
Philippe Meirieu / pp. 350

O livro é um conjunto de pequenos textos à guisa de crónicas que versam temas do mundo quotidiano tão simples e complexos como a ausência, a exclusão, o tempo, o contacto, o dinheiro, o exemplo, a dádiva ou as bonecas. Philippe Meirieu é um dos maiores especialistas franceses em questões educativas e dedica-se sobretudo à formação de professores.

O Arco-Íris das Ideias

As Técnicas e as Práticas da Criatividade
Maria Antónia Pires dos Santos / pp. 127
CAMPO DAS LETRAS

Desigualdades Sociais

Configurações - Revista de Sociologia
Vários autores / pp. 204

A prostituição feminina nas zonas periféricas de fronteira no norte de Portugal, as mudanças no mundo laboral, a desigualdade social e a sua relação na saúde e na doença dos e/imigrantes, a marginalidade urbana, a pobreza e a exclusão num bairro social algarvio, são alguns dos temas abordados entre os artigos que compõem este número da revista de sociologia Configurações, editada pelo Núcleo de Estudos em Sociologia e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Perspectivar o Sujeito e a Racionalidade

Uma leitura pós-husserliana
Coordenação de Maria José Cantista / pp. 218

Subjectividade e Racionalidade

Uma abordagem fenomenológico-hermenêutica
Coordenação de Maria José Cantista / pp. 336

INSTITUTO PIAGET

Os Juízes na Mundialização

A Nova Revolução do Direito
Julie Allard e Antoine Garapon / pp. 117

?O direito tornou-se num bem intercambiável. Transpõe as fronteiras como se fosse um produto de exportação. Passa de uma esfera nacional para outra, por vezes infiltrando-se sem visto de entrada.? Analisar o impacto desta mobilidade do direito, a par da intensificação dos intercâmbios de juízes, na mundialização da justiça, é a proposta destes dois autores, Antoine Garapon, magistrado e Julie Allard, filósofa.

Para Onde Vão os Valores?

Direcção de Jérôme Bindé / pp. 436

Da Epistemologia e Metodologia de Francisco Sanches, seguido de Que Nada Se Sabe

António Azevedo /pp. 198

 

A Minha Vida é Uma Memória

Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa
5º Concurso Poético/ Vol. XIII
Vários autores/ pp. 157

EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS

Revista Lusófona de Educação 2006/07

Vários autores / pp. 200

?O discurso dos media ora apresenta a educação e a formação como a salvação da Pátria ora responsabiliza a escola e os professores de serem os principais responsáveis pelo laxismo nacional (...), escreve António Teodoro no editorial desta publicação. Nela se agrupam artigos sobre a reforma do ensino superior, o ensino profissional de jovens, a educação social e sobre as tendências e/ou movimentos pedagógicos no cenário educativo actual.

EDIÇÕES AFRONTAMENTO

Nação e Estado
Entre o Global e o Local
Organização Manuel Carlos Silva/ pp. 200

Os pais portugueses imigrados na Alemanha escolhem nomes alemães para os seus filhos, mas de fácil tradução para a língua portuguesa. O discurso colonial do Estado Novo também se desenhava nas tiras de BD da época. Nação-Estado é agrupa estas e outras ideias de vários autores em quatro grandes temas: Nação e Nacionalismo: Portugal e Galiza em perspectiva; Nação, Estado e Globalização; Migrações, Identidades Nacionais e Comunidades Migrantes; O Estado entre a União Europeia e os Poderes Locais.

Emergência e Consolidação dos Economistas em Portugal

Carlos Manuel Gonçalves / pp. 496

Monotonia Democrática e Diluição das Regulações Sociais

António Teixeira Fernandes / pp. 346

EDITORA ESTANTE

Sócrates e Jesus: Esses Desconhecidos!... (As Duas Revoluções Gêmeas)

Manuel Reis / pp. 263

?Não é hiperbólico afirmar que Sócrates e Jesus ocupam uma posição central na nossa civilização. As narrativas de paixão inspiradas pelas suas mortes deram origem ao alfabeto interior, aos reconhecimentos codificados de grande parte da nossa linguagem moral, filosófica e teológica. (...) É virtualmente impossível compreender a evolução do Intelecto ocidental de Herder a Hegel, de Kirkegaard e Nietzsche e Lev Shestov, sem as presenças inspiradoras de Sócrates e de Jesus.? É a luz da citação de ?As Lições dos Mestres?, de George Steiner, que se entende esta obra do humanista critico Manuel Reis.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo