Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Meirelles vai levar ao cinema o «Ensaio sobre a cegueira» de José Saramago

Meirelles vai levar ao cinema o «Ensaio sobre a cegueira» de José Saramago

O FILME e o LIVRO

O realizador brasileiro Fernando Meirelles vai levar à cena o romance «Ensaio sobre a cegueira» do prémio Nobel da literatura José Saramago.
Meirelles, realizador de «Cidade de Deus» (2003) e de «O fiel jardineiro» (2005), anunciou que o filme será o resultado de uma co-produção entre o Brasil, Canadá, Reino Unido e Japão.
«Ensaio sobre a cegueira» (1995) será filmado em inglês nos arredores de Toronto (Canadá) e em São Paulo e terá um orçamento de 20 milhões de dólares.
En 1997, Meirelles já havia tentado adquirir os direitos do romance de Saramago. Mas na altura o escritor português, vencedor do Nobel em 1998, considerou que não fazia muito sentido colocar em imagens uma história sobre a cegueira.
Recentemente, o realizador brasileiro foi contactado por uma produtora que havia comprado os direitos, e quando soube que se tratava da obra de Saramago, «respondi imediatamente e disse-lhes que estava muito interessado», revelou Meirelles ao jornal diário a Folha.
«Ensaio sobre a cegueira» conta a história de uma estranha epidemia que se propaga rapidamente numa cidade deixando cegos os seus habitantes.
«Há aspectos do livro que me interessam, como a fragilidade da civilização», afirmou o cineasta. «Trata-se de uma metáfora sobre a cegueira do nosso tempo», considerou Meirelles.
Os produtores esperam que o filme se possa estrear em 2008.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo