Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Uma mulher apresenta pela primeira vez um noticiário da tarde nos Estados Unidos

Uma mulher apresenta pela primeira vez um noticiário da tarde nos Estados Unidos

DISCRIMINAÇÕES

O noticiário da tarde, uma instituição jornalística nos EUA graças a algumas das figuras que o apresentam, como Walter Cronkite e Dan Rather, é pela primeira vez apresentado por uma mulher desde meados de Setembro. Katie Couric, de 49 anos, popular graças aos 15 anos em que apresentou um programa de entretenimento matinal na NBC, está agora à frente do noticiário da CBS (às 18.30).
A jornalista sucede a Bob Schieffer, de 69 anos, um dos apresentadores, no activo, mais veterano em Washington. Ele tinha assumido provisoriamente o noticiário das 18.30 depois da abrupta retirada de Rather que se viu envolvido numa polémica por causa de uns documentos falsos usados numa emissão relacionada com o serviço militar de Bush.
A estreia de Couric é tida como o fim de uma época em que os noticiários da tarde eram tidos como a principal fonte de informação do país.
A concorrência da Internet e das cadeias de informação em sinal fechado e por cabo, como a CNN ou Fox News, e a reforma de alguns dos mais ilustres apresentadores, obrigou as grandes cadeias de sinal aberto a repensar estes noticiários e a procurar novas caras como a de Couric.
Regista-se que, no país que se apresenta como símbolo da democracia seja esta a primeira mulher a ter acesso ao papel de apresentadora principal de um noticiário da tarde e o seja apenas no momento em que este perde estatuto.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo