Página  >  Edições  >  N.º 148  >  Alunos respiram ar poluído no interior das escolas

Alunos respiram ar poluído no interior das escolas

De acordo com diversos estudos realizados em países europeus como a Dinamarca, Holanda, Inglaterra e França, divulgados no âmbito de um recente encontro promovido pela Agência de Investigação da Saúde e Ambiente francesa, o ar que se respira no interior das escolas é geralmente mais poluído do que no exterior.
Esta situação, a que os especialistas chamam ?sick building syndrome? (qualquer coisa como ?síndroma dos edifícios doentes?), resulta da combinação do mau arejamento dos espaços e da presença de um elevado nível de poluentes, podendo estar na origem de sintomas como dores de cabeça, vertigens e náuseas. A má qualidade do ar pode igualmente favorecer as alergias e a asma e afectar directamente a prestação dos alunos ao provocar sonolência e perda de concentração.
Um estudo dinamarquês realizado entre 2003 e 2005, por exemplo, comparou as prestações dos alunos em condições medíocres e óptimas de renovação do ar. Os resultados dos testes de leitura e compreensão melhoraram em 50% quando o volume de ar era multiplicado por dois (de 4,2 para 8,4 litros por aluno). As prestações melhoraram igualmente com um decréscimo da temperatura (20º em vez de 23,5º graus).
?Quando o ar que respiramos está confinado a um espaço fechado e não é renovado, os poluentes não conseguem ser dispersados?, explica Séverine Kirchner, do Observatório da Qualidade do Ar francês, apontando sobretudo a presença nas escolas - assim como em outros locais e recintos públicos - do formaldeído, um conservante presente em inúmeros produtos como cola, tintas, madeira aglomerada, verniz ou produtos de limpeza, classificados pelo Centro Internacional de Pesquisa do Cancro como produtos cancerígenos de classe 1.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 148
Ano 14, Agosto/Setembro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo