Página  >  Edições  >  N.º 147  >  Protestos na Rússia contra privatização da investigação

Protestos na Rússia contra privatização da investigação

OS PROTESTOS

Cerca de trezentos investigadores russos manifestaram-se recentemente em São Petersburgo para protestar contra uma reforma no sector da investigação pública que prevê, entre outras medidas, a privatização e o encerramento da quase totalidade dos institutos científicos.
Os manifestantes, que exigiam igualmente um aumento do orçamento destinado à investigação, consideram que as intenções do governo russo significarão, a prazo, a ?morte da investigação fundamental? naquele país. O projecto do ministério da Educação russo prevê, até 2008, a manutenção de apenas cerca de duzentos institutos de pesquisa pertencentes à Academia das Ciências, dos cerca de 2400 actualmente existentes.
?A ciência russa necessita de mudanças, mas não de uma reforma que a irá destruir completamente?, afirmava, por entre os manifestantes, o astrónomo Viktor Balankine.
Dias depois, a 23 de Junho, mais de dois milhões de professores russos assinaram uma carta, dirigida ao presidente Vladimir Poutin, na qual exigem a actualização dos seus salários para o dobro até 2007. Foi uma mobilização sem precedentes disse o porta-voz do sindicato dos professores Serguei Illiev.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 147
Ano 14, Julho 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo