Página  >  Edições  >  N.º 115  >  OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento

OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento
Tipo Organização de apoio humanitário

Âmbito Geográfico

Portugal, África (Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Madagáscar), América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai), Timor Leste.
Campo de Acção Ajuda humanitária de emergência, segurança alimentar e desenvolvimento rural, educação e formação profissional, reforço da sociedade civil, micro-crédito, educação para o desenvolvimento e advocacy.
Objectivos Contribuir para que os povos carenciados possam aceder aos serviços sociais básicos, nomeadamente água potável e saneamento, saúde e educação e alcançar níveis de segurança alimentar e de rendimento, bem como um controlo e gestão sustentável sobre os recursos naturais do seus países.
O que defende? A promoção dos direitos económicos e sociais: direito a meios de subsistência sustentáveis, direito aos serviços sociais básicos, direito à vida e à segurança, direito à participação através da cidadania política e social, direito à identidade própria.
Que apoio precisa? Apoio técnico, voluntário e financeiro para manter os projectos de apoio às camadas mais pobres da população nos países desfavorecidos e na promoção da educação para o desenvolvimento em Portugal.
Direcção Alberto Luís P. França de Oliveira
Morada Rua de Santiago, 9, 100-493, Lisboa
Telefone 21 882 36 30
Correio Electrónico oikos.sec@oikos.pt
Página na Net www.oikos.pt; www.solidariedade.oikos.pt; www.forumdc.net (revista)
Caracterização da Organização

Antes de ler este texto visite o site www.solidariedade.oikos.pt e leve o ponteiro do rato até à frase “Clique para ajudar as vitimas do terramoto do Peru”. Com este gesto acabou de fazer um donativo para aquela campanha. O conceito é simples: cada empresa representada na página que visitou disponibilizou uma verba para a ajuda humanitária ao Peru que é recuperada através dos cliques que os utilizadores fazem. Cada clique vale 15 cêntimos. Agora voltando ao texto.
A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento está no terreno desde 1988 e já promoveu mais de duas centenas de projectos de desenvolvimento, prestando ajuda a aproximadamente dois milhões de pessoas. No que toca aos fundos canalizados para estes projectos, em 2001, foram aplicados cerca de 3.540.000 euros. A Oikos conta com uma equipa de cerca de 220 colaboradores a operar em Portugal e nos países acima referidos.

 


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 115
Ano 11, Setembro 2002

Autoria:

Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação
Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo