Página  >  Arquivo de Edições Anteriores  >  N.º 113  >  Instituto de Estudos para o Desenvolvimento

Instituto de Estudos para o Desenvolvimento
Tipo Organização de cooperação e formação

Âmbito Geográfico

Nacional e transnacional
Campo de Acção Cooperação social e investigação
Objectivos Contribuir para o desenvolvimento dos países menos priviligiados e para o debate social e económico na esfera portuguesa
O que defende O desenvolvimento e o apoio e cooperação com os Países em Vias de Desenvolvimento (PVD)
Que apoio precisa O IED candidata projectos a financiamentos e subsídios
Direcção João Cardona Gomes  Cravinho
Morada Avª Eng. Arantes e Oliveira, nº 5 - 3º B/ 1900-221 Lisboa
Telefone 218473865
Correio Electrónico geral@ied-pt.org
Endereço Internet http://www.ied-pt.org
Caracterização da Organização

O I.E.D. - Instituto de Estudos  para o Desenvolvimento é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica  à investigação, formação e reflexão nos domínios político, económico,  social e educativo.

Fundado em Lisboa, em 19 de Fevereiro de 1979, foi  reconhecido como pessoa colectiva de utilidade pública, em 8 de Junho de  1982 e como ONGD - Organização não Governamental de Cooperação para o  Desenvolvimento em 1985. Está registado desde Setembro de 1999 com o  número 6626/99 no Instituto da Cooperação Portuguesa, ao abrigo da nova  Lei 66/98 de 14 de Outubro, que aprova o estatuto das ONGD.

O IED desenvolve actividades nos seguintes  domínios:

  • Estudos sócio-políticos, com especial ênfase nas  áreas política e cultural, da educação e da juventude e na formação  profissional.
  • Estudos económicos, especialmente nos domínios da  integração europeia, dos estudos regionais, das migrações internacionais  e da modernização da sociedade e da economia portuguesa.  
  • Actividades de divulgação pública e de cooperação para o  desenvolvimento, apoiando as iniciativas públicas do Instituto,  gerindo as acções de formação e ainda assegurando a ligação às redes de  Organizações Não Governamentais activas no domínio da Cooperação para o  Desenvolvimento.
  • Organização de conferências e programas de  formação/informação, relativos a temas como o género, migrações,  igualdade de oportunidades, integração sócio-profissional, combate à  discriminação e exclusão social, promoção da diversidade, entre outros.  

Considerando o trabalho técnico que tem sido  desenvolvido pelo IED no quadro de parcerias nacionais e internacionais, o  Instituto é membro fundador das seguintes instituições em cujas  actividades tem tido uma participação assídua:

  • Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações não  Governamentais para o Desenvolvimento), tendo representado a Plataforma  nos grupos de trabalho do Comité de Liaison ONG/CE ‘Educação para o  Desenvolvimento’ e ‘Políticas de Desenvolvimento’.
  • ICE – Instituto das Comunidades Educativas;  
  • SOLIDAR

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 113
Ano 11, Junho 2002

Autoria:

Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação
Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo