Página  >  Edições  >  N.º 113  >  dia a dia

dia a dia


13.05
Educação corta 114 milhões na despesa

O Ministério da Educação deverá cortar 114 milhões de euros (23 milhões de contos) em despesas no orçamento deste ano. A verba disponibilizada no orçamento rectificativo não permite assegurar todos os gastos previstos. Feitas as contas existem 114 milhões de euros de despesas que não têm cobertura financeira


20.05
Parceiros concordam com o fim das provas globais

O ministro da Educação, David Justino, anuncia o fim de um modelo de avaliação regulamentado em 1994 por Manuela Ferreira Leite, na altura ministra da Educação


21.05
Professores em excesso

Cerca de dois terços dos professores do Ensino Secundário escolheram a profissão por inexistência de outras opções". Esta foi uma das conclusões de um inquérito realizado aos docentes do Secundário, a cargo do Instituto Irene Lisboa e a pedido do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.


25.05
Saúde e educação pouco eficazes

As ineficiências na educação e saúde em Portugal são grandes, o que faz com que seja possível os mesmos gastos originarem melhores prestações, defende Miguel St. Aubyn, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, numa comunicação apresentada na conferência organizada pelo Banco de Portugal.


25.05
"Religião oficial é a católica"

"Em Portugal, a Igreja oficial é a católica", afirmou Mariana Cascais, secretária de Estado da Educação na sessão parlamentar de perguntas ao Governo.


27.05
Quatro em cada dez alunos deixa a escola mais cedo

Portugal é o país com a mais alta taxa de abandono escolar precoce da União Europeia. De acordo com dados do Eurostat, gabinete oficial de estatísticas da UE, no ano passado 4,5 em cada dez alunos portugueses abandonaram a escola antes de terminarem o ensino obrigatório.


27.05
Portugal com o maior retorno em Educação de toda a UE

Portugal é o país com a maior taxa de retorno do investimento em Educação. Por cada ano de escolaridade a mais no curriculum, o salário dos trabalhadores cresce de 12% a 18%, dependendo do grau frequentado, sendo o retorno mais elevado quando as habilitações literárias são o ensino superior.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 113
Ano 11, Junho 2002

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo