Página  >  Edições  >  N.º 110  >  ISU - Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária

ISU - Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária
Tipo Associação juvenil

Âmbito Geográfico

Portugal e PALOP (Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique)
Campo de Acção Social, educacional e cultural
Objectivos Integrar os estudantes africanos na sociedade portuguesa e promover a cooperação com as populações dos países em vias de desenvolvimento.
O que defende? Valorização de todas as culturas
Que apoio precisa? Voluntários, parceiros, apoio financeiro.
Direcção António José Sarmento, Alexandra Santos, Mónica Azevedo, Luísa Duarte
Morada Travessa do Possolo, 11-3º / 1350-252 Lisboa
Telefone 21 3957831 / 21 3907206
Correio Electrónico isu@mail.telepac.pt
Página na Net  
Caracterização da Organização

Fundado em 1989, o Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU) nasce com o propósito de promover um intercâmbio cultural entre os Palop's e a sociedade portuguesa. A acção do ISU desenvolve-se no seio dos estudantes universitários lusófonos e da comunidade africana.
Através do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), o ISU promove a integração social e pedagógica dos estudantes provenientes de países lusófonos que chegam a Portugal para frequentar o Ensino Superior. No GAE, os estudantes encontram desde apoio curricular a ajuda para resolver questões tão fundamentais como o alojamento."Ainda há muitos senhorios que se recusam a arrendar casa a estudantes africanos", nota Mónica Azevedo, membro da direcção do instituto.
Um dos maiores desafios do GAE, mas também o campo onde encontra mais dificuldades, é a promoção de estágios e colocações profissionais para os finalistas lusófono nos seus países de origem e em Portugal. Outra das funções deste gabinete é dar apoio pedagógico sob a forma de explicações a todos os estudantes que o solicitem. Para isso, o ISU conta com explicadores voluntários nas áreas da Matemática, Estatística, Português e Línguas. Os estudantes podem ainda utilizar uma sala de estudo.
Enquanto ONG para o Desenvolvimento, o ISU dispõe de um centro de formação para voluntários e organiza projectos de voluntariado na Guiné-Bissau e Cabo Verde. Estas acções permitem também um contacto directo com os jovens que mais tarde poderão vir a recorrer ao ISU caso prossigam os seus estudos em Portugal.
Os voluntários do ISU desenvolvem ainda acções no seio da comunidade lusófona emigrante em Portugal. Nesse sentido, o ISU dispõe de um novo espaço no Bairro da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde funciona um ATL, para crianças e jovens. Para este espaço está ainda a ser preparado um conjunto de actividades de animação e de formação profissional.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 110
Ano 11, Março 2002

Autoria:

Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação
Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo