Página  >  Edições  >  N.º 106  >  "Ao Sul" no Metanóia

"Ao Sul" no Metanóia
A ideia é aproveitar espaços normalmente não associados a tal fim para promover manifestações artísticas de diversa índole. Ou, como referem os promotores da iniciativa, democratizar a arte - neste caso a fotografia -, associando a cultura do espírito ao prazer da gastronomia.

Inaugurado em Maio, e dispondo de uma simpática instalação, o Restaurante-Galeria Metanóia aposta na simplicidade da cozinha e numa estratégia de divulgação/promoção da gastronomia regional, de Trás-os-Montes ao Algarve e arquipélagos, apresentando como especialidades 'polvo assado no forno' e 'bacalhau espiritual'. Paralelamente, dispõe de um serviço de bar-petisqueira e aproveita alguns dos seus recantos para exibir 'delícias para os olhos' - depois de uma mostra de serigrafia em tela (Alberto Péssimo, Francisco Laranjo, José Paiva, Júlio Resende e Souto Moura), abre-se agora à fotografia.

O fotógrafo é José Soares, professor do 1º Ciclo do Ensino Básico em Valongo. Complementando a função docente, de há muito que Soares utiliza a fotografia como forma não apenas de registo, mas também de se inquietar, inquietando quem olha e sugerindo diferentes olhares sobre aquela que é a sua técnica preferida de apropriação da(s) realidade(s) que o envolve(m).

As fotografias da série "Ao Sul" resultam do encontro com o clima, a luz, os sabores e os cheiros do Sul. Constituem, por outro lado, uma referência nostálgica às férias de Verão que se sonham durante o grande Inverno do Norte. Que já se aproxima.

"Ao Sul" - fotografia de José Soares,
até 31 de Outubro
Restaurante Metanóia
Rua Dr. António Costa Viseu, 135
Rio Tinto (à Areosa)
Telefone 229 711 712


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 106
Ano 10, Outubro 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo