Página  >  Edições  >  N.º 104  >  Escola e violência em seminário no Porto

Escola e violência em seminário no Porto

"Violência e violências da e na escola" é o tema de um seminário que terá lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, nos dias 14 e 15 de Setembro.

Iniciativa conjunta da Associação de Desenvolvimento e Formação (Adef) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE, o seminário abordará um conjunto de problemáticas que, desde a segunda metade dos anos 90, têm sido mediatizadas como expressão de uma crise da escolarização.

De acordo com os promotores, o seminário "visa contribuir para o aprofundamento de uma reflexão em que se procura conectar o problema da violência na Escola com a problemática da construção da ordem social no interior da Escola, que parece já não ser possível de ser pensada exclusivamente como agregação de comportamentos individuais". Numa outra perspectiva, pretende-se confrontar os pontos de vista dos actores educativos no terreno com os dos investigadores nesta área.

Assim sendo, o seminário terá início com uma conferência proferida por Jean Yves Rochex, investigador francófono que procurará colocar a problemática do(s) sentido(s) no centro do debate sobre a ordem escolar. Seguem-se dois painéis: o primeiro, animado por José Alberto Correia e Manuel Matos e com a participação de alunos do Ensino Secundário (Filipe Azevedo, Irene Terrasêca, José Soeiro e Tatiana Cosme, entre outros), pretende "confrontar o mundo da vida dos jovens com o mundo curricular dos alunos"; o segundo painel, animado por Fernanda Rodrigues, "intenta promover a reflexão sobre as diferentes modalidades de exclusão no interior do mundo escolar, nomeadamente as que se prendem com a etnicidade, o género, o mundo rural e os comportamentos desviantes" (participam Abílio Amiguinho, Helena Araújo, José Luís Fernandes e Victor Marques).

Para o segundo dia, está prevista a realização de outros dois painéis. O primeiro, animado por João Caramelo e com a participação de João Barroso, Jorge Negreiros e Rosário Queiroz, reflectirá sobre "as diferentes ordens que habitam a ordem escolar, dando particular ênfase à experiência vivida por membros de órgãos de gestão de escolas secundárias, que, pela composição social dos seus públicos, são propensas à desagregação das relações sociais que se referencial à ordem escolar". Finalmente, o último painel "debruçar-se-á sobre as questões da cidadania na Escola" ? animados por Luiza Cortesão, João Sebastião, Rui Canário, Rui Trindade e Stephen Stoer olharão para a Escola como "uma cidade a construir, como um espaço de exercício de cidadanias, mais ou menos permeável à expressão de diferentes gramáticas de vida".

Uma sessão-debate encerrará o seminário, para o qual é necessária inscrição prévia: jovens até 18 anos têm entrada livre; para estudantes do Ensino Superior, sócios da Adef e membros do CIIE, o preço é 3.000$00; outros participantes deverão desembolsar 6.000$00. Mais informações poderão ser obtidas junto da Adef (222 000 299) ou do CIIE (226 079 700, extensão 228).

António Baldaia

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 104
Ano 10, Julho 2001

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo