Página  >  Agenda

Agenda


Teatro do Bolhão apresenta encenação de Beatriz Frutuoso e Mafalda Pinto Correia, de 20 de março a 1 de abril.





Auditório de Serralves (20 de março), Assembleia da República (21) e Centro Ismaili de Lisboa (23).





A Semana das Camélias do Porto termina no próximo sábado, 11 de Março, no Parque de Serralves, com diversas atividades, da arte à botânica.





“Um Objeto e seus Discursos por Semana” decorre de 4 de março a 2 de dezembro.





Exposição integrada no programa Projetos Contemporâneos patente até 7 de maio.





O Serviço Educativo do Teatro do Bolhão promove de 27 de Fevereiro a 1 de Março um workshop de Marionetas com Tommy Luther.





Mais de 80 escritores de 13 nacionalidades vão passar pela 18ª edição do Correntes d'Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que vai decorrer de 21 a 25 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim.





A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta no dia 11 de fevereiro o cine-concerto “Luzes da Cidade”. Esta comédia romântica, assinada por Charlie Chaplin, vai ser exibida da Sala Suggia e a Orquestra vai acompanhá-la, interpretando a banda sonora da autoria do ator e realizador.





O Teatro do Bolhão apresenta, de 11 a 25 de fevereiro, “A Fada Oriana”, um espetáculo dirigido pela encenadora e coreógrafa Joana Providência, a partir do texto de Sophia de Mello Breyner.





Mais de 60 filmes vão ser exibidos no IndieJúnior Allianz, que decorre até 12 de fevereiro no Teatro Rivoli, no Cinema Trindade e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.





Para assinalar o 4º aniversário do Museu, o Teatro de Marionetas do Porto vai abrir no dia 3 de fevereiro as portas ao público, que gratuitamente pode visitar a exposição e ver algumas das peças emblemáticas da companhia.





O Teatro Nacional São João acolhe, entre 26 e 28 de janeiro, o espetáculo “Antes que Matem os Elefantes”, a mais recente criação da coreógrafa Olga Roriz.





Exposição, de Manuel Valente Alves e Carla Cabanas, patente até 20 de maio.





O Teatro de Marionetas do Porto apresenta nos dias 27 e 28 de janeiro o espetáculo “Nunca”, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.





Depois de “Karma Train” (2007) e “Somewhere” (2015), António Mão de Ferro apresenta o seu terceiro disco, com o mesmo nome. O concerto vai ter lugar no dia 21 de janeiro, às 21h30, no Fórum da Maia.





Vivenciar o universo do pintor catalão Joan Miró através de um espetáculo de teatro: é esta a proposta da Fundação de Serralves às escolas. “Mira! Mira! Miró Mirando” é o espetáculo realizado pelo Teatro Art'Imagem exclusivamente para as escolas e que sobe ao palco até 27 de janeiro.





A Casa-Museu Abel Salazar acolhe até 7 de janeiro a exposição “Resisting Narrative / Resistir à Narrativa” de João Leal.





A Galeria Municipal do Porto, no Palácio de Cristal, acolhe até 5 de fevereiro a exposição “Eyes wide open! 100 anos de fotografia Leica”, organizada pela Câmara Municipal do Porto com curadoria de Hans-Michael Koetzle.





Viseu, São João da Madeira, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis, Castelo Branco e Faro são as cidades onde várias obras da Coleção de Serralves estão expostas. São diversas as mostras espalhadas, que vão estar patentes até ao final de janeiro e meados de fevereiro de 2017.





Até 3 de dezembro, o Teatro do Bolhão apresenta A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht. Com direção do japonês Kuniaki Ida e António Capelo como principal protagonista, o espetáculo põe em confronto a verdade da Ciência e a verdade da Religião e questiona: “Em que medida a fé absoluta na Ciência e na Tecnologia pode estar a atentar contra a liberdade e a ‘humanidade’ da nossa espécie?”





Assinalando os 30 anos da primeira realização de Edgar Pêra (teledisco de Dunas, dos GNR), uma retrospetiva dos trabalhos do realizador lisboeta. Até 18 de Dezembro.





Museus e Escolas como espaços habitados é o tema da conferência de Stela Barbieri, no dia 20 de outubro.

 





13 a 19 de outubro





11 a 16 de outubro





Serralves acolhe obras de seis décadas de carreira do catalão Joan Miró. Para ver até 28 de janeiro.





Até 19 de novembro. Rua Dr. Abel Salazar, S. Mamede de Infesta - Matosinhos.





"Wonderland é o sonho de Alice sonhado por nós” e é este sonho – apresentado pelo Teatro de Marionetas do Porto – que vai subir ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a 7 e 8 de outubro, às 21h30.





O Teatro Rivoli acolhe, a 7 e 8 de outubro, o espetáculo “Uníssono – Composição para cinco bailarinos”, o mais recente trabalho do coreógrafo Victor Hugo Pontes. Em cena vão estar os bailarinos André Cabral, Bruno Senune, Elisabete Magalhães, Teresa Alves da Silva e Valter Fernandes.





A Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresentam um ciclo de três concertos denominado Trifonia Clássica, que vão ter lugar no Coliseu do Porto a 4 de outubro, 6 de janeiro e 6 de maio.





Serralves preparou para o fim-de-semana de 24-25 de setembro várias atividades para toda a família, que visam reavivar a cultura e a tradição de outros tempos.





Uma mostra das atividades e iniciativas desenvolvidas ao longo do ano no âmbito do projeto Tenho 25 anos: Mundos Invisíveis está patente em Serralves até 5 de outubro.





No âmbito das celebrações das Jornadas Europeias do Património, o Palácio Nacional de Queluz vai estar aberto no dia 23 de Setembro, entre as 20 horas e a meia-noite.





Em cena até 24 de Setembro, o espetáculo do Teatro Experimental do Porto reflete sobre as condições sócio-laborais em Portugal e os problemas do modelo capitalista.





Teatro, cinema, artes plásticas, workshops e debates, numa mostra multidisciplinar da cultura palestiniana, até 18 de setembro no Palácio do Bolhão, no Porto.





Com 131 pavilhões instalados na Avenida das Tílias, no Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto decorre até 18 de setembro.





A 18ª edição do Festival Internacional de Teatro, que decorre em vários espaços [18 a 28 de agosto], apresenta teatro, música e curtas-metragens, entre outras formas de expressão artística.





Em agosto, as varandas de Miragaia, no Porto, vão receber poesia, teatro e música. O Festival Varandas acontece sempre às sextas-feiras, a partir das 22 horas.





De 4 a 7 de agosto, as Terras de Miranda acolhem o 17º Festival Intercéltico de Sendim (FIS). A festa começa na quinta-feira, em Miranda do Douro, com um duplo concerto (Andarilho 2.0 e Almez) e continua no Parque das Eiras de Sendim com dois triplos: Orquestra de Foles, Pepe Vaamonde Grupo e Almez (sexta-feira); Trasga, Full Set, na foto, e Naheba (sábado). A.B.





A iniciativa está de volta ao Porto. Ao longo de agosto, sextas e sábados, às 22 horas, vários espaços públicos da cidade acolhem uma sessão gratuita ao ar livre.





Barcelos é o ponto de encontro para todos os que gostam de música “sem limitações genéricas”, como retrata a organização do festival, que resulta da colaboração do Município de Barcelos e a Lovers & Lollypops. Nomes como Goat, Dan Deacon, The Head, Adrian Sherwood, Nídia Minaj e Nicola Cruz vão animar este Milhões de Festa, que decorre de 21 a 24 de julho.





Cinco artistas portugueses e brasileiros mostram A Pele e a Espessura do Desenho na Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, até 4 de setembro.





O programa do Verão na Casa, que decorre até 10 de setembro no renovado Café Casa da Música, no Porto, apresenta esta sexta-feira, 22 de julho, o mais recente trabalho da fadista Patrícia Costa. Um concerto de entrada livre.





Comemorando os 170 anos do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, estudantes da FFBA do Porto apresentam, até 31 de agosto, cerca de duas dezenas de trabalhos em vidro e cerâmica.





A iniciativa está de volta a Serralves. Diversos elementos e percursos vão ficar “decorativamente” iluminados até 28 de agosto. Estão programados momentos musicais, workshops de fotografia e visitas noturnas guiadas.





O Serviço Educativo de Serralves lançou um desafio à comunidade escolar e daí resultou a exposição “As Imagens do Corpo”. O projeto envolveu 42 estabelecimentos de ensino e os trabalhos podem ser vistos até 11 de setembro.





O Teatro Municipal Rivoli, no Porto, apresenta em estreia absoluta “Estrangeiras”, um espetáculo com texto original de José Luís Peixoto e com encenação e direção de João Branco. A peça, que é apresentada nos dias 8 e 9 de julho, propõe uma reflexão sobre a Lusofonia.





A próxima sessão do ciclo “Quintas de Leitura”, que decorre esta quinta-feira [30 de junho] no Auditório do Teatro Campo Alegre, no Porto, vai ser dedicada à obra da poeta Filipa Leal. Intitulada “Pelo sim, pelo não, vou regando também as plantas falsas”, a sessão conta com a presença de Filipa Leal, que vai estar à conversa com o escritor Valério Romão, e de Susana Menezes e Pedro Lamares, que vão dar voz à sua poesia.





A 25ª edição do Jazz no Parque chega a Serralves durante o mês de julho [3-17 julho]. O programa, a cargo de Rui Eduardo Paes, apresenta na sua abertura uma estreia absoluta: no domingo, 3 de julho, às 18 horas, atua o trio brasileiro composto por Ivo Perelman (saxofone tenor), Marcio Mattos (contrabaixo) e António “Panda” Gianfratti (bateria e percussão).





"Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles" retrata a rotina doméstica de uma jovem viúva da classe média. Chantal Akerman marca o arranque do ciclo No More Reality? [até 19.junho].





40 horas sem parar [4 e 5 de junho], com música, exposições, dança, teatro, cinema, circo contemporâneo, workshops e muitas outras atividades para famílias.





O Museu Municipal de Espinho acolhe até 4 de junho a exposição de pintura e escultura “E vós, tágides minhas”, de Norberto Nunes.





Música, dança, artesanato e gastronomia compõem o Belém Art Fest [6 e 7 de maio], no Claustro dos Jerónimos, no Museu de Arqueologia, no Museu da Coleção Berardo e na Praça do Império.





Assinalando os 25 anos da ACE, está a decorrer no Palácio do Bolhão [até julho] uma mostra de artes e ideias de antigos alunos da instituição, hoje profissionais nas mais diversas áreas.





O espaço Mira Fórum, no Porto, acolhe até 26 de abril a exposição “40 Anos da Constituição Portuguesa – Conquistas e Revoluções”. A mostra é organizada pela Escola Superior de Educação.





A Associação José Afonso exibe esta sexta-feira, 15 de abril, um “Olhar Abril pelo outro lado”, com a presença do histotiador José Manuel Lopes Cordeiro.





O Teatro de Marionetas do Porto apresenta de 14 a 17 de abril, no Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, o espetáculo “Kitsune” - uma reflexão sobre a morte e a vida, a partir de um conto de Júlio Vanzeler.





Até junho, onze percursos culturais  vão dar a conhecer o “Porto Festivo”. Depois de ter destacado o Centro Histórico, a CMP dedica-se agora aos locais associados a eventos festivos.





Mário Pais de Oliveira é o protagonista de mais uma sessão de Testemunhos de Uma Vida, série que a Associação José Afonso/Núcleo do Norte iniciou no ano passado com Alípio de Freitas. Seguiram-se Camilo Mortágua e Rui Pato. Mais (re)conhecido como Padre Mário da Lixa, completou recentemente 79 anos de uma existência que tem sido tudo menos monótona e quase sempre na contramão da doutrina oficial da Igreja Católica. "14 Cartas ao Papa" é o mais recente volume de uma obra extensa e polémica, que inclui títulos como "Chicote no Templo" ou "Fátima, S.A.". A sessão terá lugar no auditório do Sindicato dos Professores do Norte [Rua D. Manuel II, 51/C - 2º] e compreende um momento musical com Mafalda Lemos e o projeto Uma Vontade de Música.





Assinalando o quarto centenário da morte de William Shakespeare, o espetáculo [6 a 17 de abril] convoca situações, personagens e cenas de diversas obras do dramaturgo inglês.





A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974 vai estar patente nos claustros da Biblioteca Municipal do Porto  até 30 de abril.





Até 25 de abril, a vila acolhe a 14ª edição do Festival Internacional de Chocolate. Apreciar, experimentar, conhecer, descobrir e fazer são alguns dos verbos em prática neste evento.





A Biblioteca Pública Municipal do Porto acolhe, até 31 de maio, Em Tempo de Guerra: 1914-18. A mostra retrata acontecimentos em Portugal e no estrangeiro e a participação portuguesa em África e na Flandres.





Benjamin Schmid vai estar este sábado [12 de março] na Casa da Música, no Porto, com um programa inteiramente dedicado à música vienense do século XX. Participa a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.





O Teatro Eexprimental do Porto apresenta um espetáculo sobre emigração laboral. A peça estará em cena de 10 a 19 de março, no Teatro do Campo Alegre.





A Seiva Trupe apresenta “A Coleira de Bóris", de Sérgio Roveri, até 13 de março na Casa das Artes, no Porto. Trata-se de uma “discussão contemporânea” sobre valores como a amizade, a confiança, o respeito mútuo ou a liberdade.





É considerada por muitos a “rainha das flores” e faz parte do património portuense. É por isso que, entre os dias 5 e 12 de março, o Porto vai transformar-se na Cidade das Camélias, com mais de 40 iniciativas abertas à população.





No Teatro Municipal Rivoli está a decorrer a 36ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, até 5 de março.





"Cultura em Democracia” é o tema de mais um debate inserido no ciclo Conversas da República 2016, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I [25 de fevereiro].





O escritor Valter Hugo Mãe vai estar à conversa na Unicepe – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, a propósito do seu último livro “Contos de cães e maus lobos”, lançado em novembro pela Porto Editora. O encontro está marcado para amanhã [23 de fevereiro], às 21h30.





A Mala Voadora apresenta, em estreia, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, “Universos Paralelos”. Com texto e direção de Jorge Andrade, este é um espetáculo de ficção científica, que relata o primeiro dia de trabalho de três seguranças numa empresa, e que vai estar em cena de 19 a 21 de fevereiro.





O coletivo artístico Estrutura e o encenador Pedro Zegre Penim estreiam hoje [18 de fevereiro] o espetáculo. A peça parte do clássico de Tchekhov e fica em cena até domingo.





A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto acolhe a apresentação do livro de Angelina Carvalho intitulado “Vozes à Solta, Narrativas da Escola” (Edições Afrontamento), a decorrer no dia 9 de março, às 18 horas.





Ao todo são 61 trabalhos, entre pinturas, esculturas e instalações, da autoria de 44 artistas, realizadas entre 1956 e 2007. Assim é a exposição “The Sonnabend Collection: Meio Século de Arte Europeia e Americana. Part 1” que está patente até 8 de maio no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.





A Unicepe – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto promove na quarta-feira [10 de fevereiro] o lançamento do livro “Contos da Terra Estreita”, de Pedro Estorninho. A obra conta com o prefácio de Francisco Duarte Mangas e com ilustrações de Augusto Pires.





A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto está a promover ao longo do mês de fevereiro o ciclo “Cinema de Bairro”, em conjunto com a Medeia Filmes.





"Menos Emergências” é uma trilogia de espetáculos, feita a partir de três peças do dramaturgo inglês Martin Crimp, que vai ser apresentada a 6 de fevereiro no Teatro Municipal Rivoli, no Porto. Com encenação de Ricardo Neves-Neves (diretor da companhia Teatro do Eléctrico), a peça conta com a participação especial do coro de jazz do Conservatório de Música do Porto, “JazzSquad”.





Os finalistas de Escultura da Faculdade de Belas Artes do Porto apresentam até 18 de fevereiro a exposição “Aqui Fora”, no Palacete Pinto Leite.





Baseado no Livro do Desassossego, de Bernardo Soares/Fernando Pessoa, o espetáculo “Do Desassossego”, pela Comuna – Teatro de Pesquisa, sobe ao palco do Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, no próximo sábado [30 de janeiro].





É a primeira exposição do fotógrafo alemão em Portugal. Wolfgang Tillmans: No Limiar da Visibilidade reúne imagens realizadas desde 1995 até aos dias de hoje e vai estar patente no Museu de Serralves de 30 de janeiro a 25 de abril.





A FLUP acolhe, até 29.fev, a exposição de fotografia “FOZ Botânico”, de José Oliveira. A mostra reúne paisagens da Foz do Douro e do Jardim Botânico.





O Teatro Municipal Rivoli assinala no dia 23 de janeiro o 84º aniversário e preparou um programa de atividades com várias expressões artísticas, que passam pela dança, teatro, cinema e fotografia.





Patente até 17.abr no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a Ilustrarte'2016 apresenta 50 ilustradores selecionados, uma retrospetiva dedicada a Serge Bloch e um tributo à escritora Alice Vieira. 





"Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves” é a exposição que vai estar patente até 28 de fevereiro na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.





Até 14 de fevereiro, “Miragaia – o passado e o presente” mostra desenhos e pinturas da autoria de Artur Arcos.





Hélder Guimarães, conhecido por ter conquistado em 2006 o título de Campeão Mundial de Magia com Cartas, concebeu e interpreta “Verso”, um espetáculo que se articula entre os mundos da magia e do teatro e que vai estar em cena no Auditório do Palácio do Bolhão, no Porto, entre os dias 14 e 17 de janeiro.





Colaborador da PÁGINA, Domingos Fernandes mostra "das errâncias” até 11.fev no Passevite White Cube, em Lisboa.





“Eugénio de Andrade – José Rodrigues, Retrato de uma Amizade”. A mostra está patente na Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues até 27 de fevereiro.





“Penso, logo… tudo se transforma”. Assim se chama o percurso para famílias que a Fundação de Serralves promove no próximo domingo, 10 de janeiro. Trata-se de uma visita que pretende levar os participantes a observar e a refletir sobre as diferentes abordagens dos artistas, interpretando algumas obras e tentando perceber a importância das suas histórias.





As Quintas de Leitura assinalam, a 19 de novembro, 14 anos de atividade com mais uma sessão no Teatro Municipal do Campo Alegre, no Porto, dedicada ao tema “A Poesia Perdeu Um Cotovelo Na Guerra”. Esta sessão comemorativa vai contar com a participação especial do filósofo António de Castro Caeiro e ainda com muita poesia, música e novo circo.





Retrospetiva de homenagem ao cineasta é composta por 38 sessões, até 12 de dezembro, nos teatros municipais Rivoli e Campo Alegre, no Museu de Serralves e no Cinema Passos Manuel.





A Casa-Museu Guerra Junqueiro acolhe até 29 de novembro António Cruz – Um Desenho de Luz. Das obras expostas, dez são exibidas pela primeira vez.





Filme de Joana Ascensão - sobre a artista Helena Almeida, desde os primeiros estudos à exposição das obras acabadas - vai ser mostrado no dia 14 de novembro.





Oregon, Brian Blade and The Fellowship Band, Cholet Känzig Papaux Trio, Jason Moran, Joshua Redman, Aaron Parks e Matt Penman são alguns dos nomes que compõem o cartaz da 24ª edição do Guimarães Jazz, que decorre até 14 de novembro.





O ciclo de cinema “Nos Caminhos da Infância” prossegue nos dias 6 e 7 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.





Pode a música contribuir para um futuro mais feliz? Mathew Peacock e Paul Griffiths vão responder a 6 de novembro, na Casa da Música, numa conversa moderada por João Teixeira Lopes.





TMP apresenta, até 8 de novembro, um espetáculo que confronta o espetador com o tabu da sexualidade.





A Casa das Artes acolhe até 1 de novembro a 14ª edição da Festa da Animação, um evento que promove o cinema de animação e se replica por várias cidades em mais de 40 países.





A sexta edição do Misty Fest [1 a 14 de novembro] arranca com o cantautor Sam Beam, que se apresenta pela primeira vez em Portugal numa versão acústica e íntima. O primero concerto é em Lisboa e o segundo no Porto. O Misty Fest decorre em várias cidades do país.





A 52ª edição da Feira Franca realiza-se nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. A iniciativa da Fundação da Juventude decorre no Palácio das Artes e serve de montra a jovens criadores de diversas áreas artísticas.





Duas exposições assinalam o centenário do nascimento do arquiteto Agostinho Ricca: Arquitetura e Obra, na Galeria Municipal do Porto [até 17 de dezembro] e Arquitetura e Desenho, na Casa do Infante [até 3 de janeiro].





A ideia é ajudar os estudantes a selecionarem as empresas que melhor se adequam às suas perspetivas de carreira e dar uma oportunidade às empresas de divulgarem as suas políticas e ofertas de colocação e formação. A primeira edição da FiNDE.UP vai decorrer na Exponor [3 e 4 de novembro].




Exposições, workshops, palestras, jogos, visitas orientadas e sessões do Circo Matemático são algumas das propostas da segunda edição da Feira da Matemática que vai decorrer no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, nos dias 23 e 24 de outubro.





Dois bonecos ganham vida e abre-se espaço para a poesia e para a descoberta do coração. Assim é Antes de Começar, um texto de Almada Negreiros, com encenação de Joana Providência, no Teatro do Bolhão até 8 de novembro.





A minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra é a exposição dedicada à obra de Helena Almeida, patente até 10 de janeiro. É uma viagem por cinco décadas de trabalho da artista, na pintura, fotografia, vídeo e desenho.





Vão ser nove horas de concertos, com 25 bandas e artistas. O evento, promovido pela editora discográfica Sister Ray, pretende sensibilizar a população para a causa dos refugiados e angariar fundos para ajudar o seu acolhimento em Portugal. A maratona de concertos vai ter lugar no próximo domingo [25 de outubro] no Hard Club, no Porto, a partir das 16 horas.





A AJA Norte – Associação José Afonso promove na próxima quinta-feira [22 de outubro] a tertúlia “Todas juntas é que fazíamos a luta – experiências e memórias de mulheres do Porto no pós-25 de Abril”. O encontro, que conta com a participação de Teresa Medina, surge no âmbito do Festival Feminista do Porto, que decorre ao longo do mês de outubro.





O Teatro Municipal Rivoli, no Porto, acolhe entre 20 e 25 de outubro a 16ª edição da Festa do Cinema Francês, que apresenta um total de 16 filmes, dos quais 12 são antestreias, três sessões escolares e um título do universo da animação.





O Teatro de Marionetas do Porto apresenta no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada, o espetáculo “Pelos Cabelos”. A sessão está marcada para o dia 25 de outubro, às 16 horas.





O Remix Ensemble Casa da Música assinala no dia 20 de outubro 15 anos de existência e apresenta-se no palco da Sala Suggia para um concerto de aniversário. Com direção musical de Peter Rundel, o Remix Ensemble vai fazer a estreia mundial póstuma de “Un calendrier révolu”, de Emmanuel Nunes.





O Teatro de Marionetas do Porto apresenta este fim de semana [17 e 18 de outubro] o espetáculo “Barba Azul”, no Teatro Municipal Campo Alegre, no Porto. Ao contrário do conto infantil, esta é uma abordagem alternativa que foca a complexa personalidade do Barba Azul.





Mário Laginha vai apresentar-se a solo no próximo sábado, 17 de outubro, às 21h30, no Bairro da Pasteleira. O concerto “Técnica, Vigor e Poesia – Mário Laginha, piano solo” está inserido no programa Cultura em Expansão, promovido pela Câmara Municipal do Porto. A entrada é livre.





O Salão Nobre do Palácio do Bolhão é palco para a apresentação de “Hierarquia”, de 15 a 31 de outubro. Trata-se de um texto de Zeferino Mota, que também dirige o espetáculo interpretado por Bernardo Gavina.





“Os Transportadores”, a nova criação da companhia Radar 360º, tem estreia marcada para o dia 16 de outubro, no Teatro Municipal Rivoli. O espetáculo apresenta-se na 26ª edição do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, que termina no domingo.





O Palácio do Bolhão, onde mora  a Academia Contemporânea do Espetáculo (Escola de Artes e Teatro do Bolhão), está agora aberto a visitas encenadas. Era uma vez no Bolhão… é a designação do  projeto do Serviço Educativo que vai permitir aos visitantes um contacto mais 'real' com um edifício histórico da cidade do Porto.





“Tendências Tecnológicas Globais: Um Mundo Melhor?” é o tema de mais uma conferência na Fundação de Serralves, integrada no ciclo Tendências Globais 2030: Os Futuros de Portugal. Este encontro está marcado para quinta-feira, 15 de outubro, às 21h30.





O Sindicato dos Professores do Norte assinala o Dia Mundial dos Professores (5 de outubro) com a realização de um seminário em Braga, no próximo sábado [10 de outubro]. Manuel Carvalho da Silva, Manuela Esteves e Manuela Mendonça são os oradores convidados.





A PortoLazer promove ao longo do mês de outubro um ciclo de visitas guiadas, gratuitas, a algumas das mais recentes intervenções artísticas na paisagem urbana do Porto. Alguns dos percursos contam com a presença dos artistas.





O Pavilhão da Água e o Parque da Cidade acolhem, nos dias 2 e 3 de outubro, a segunda edição do AquaPorto – Ciência, Inovação e Tecnologia, que vai promover mais de 50 iniciativas para todas as idades.





O escritor e encenador galego Pablo Fidalgo Lareo vai apresentar no Teatro Municipal Rivoli os espetáculos “O Estado Selvaxe. Espanha 1939” e “Habrás de ir a la guerra que empieza hoy”, nos dias 2 e 3 de outubro, respetivamente. Tratam-se de dois espetáculos inseridos na Mostra Espanha 2015 e que contam a história da sua família e a história de Espanha durante a guerra civil e o franquismo.





A Fundação de Serralves promove mais um ciclo de conferências Tendências Globais 2030: Os Futuros de Portugal, encontros que vão decorrer de 28 de setembro a 11 de fevereiro de 2016. “Convergência num mundo interconectado ou fragmentação?” é o tema da primeira sessão, a ter lugar no dia 28 em Serralves, das 21h30 à meia-noite.





A Fundación Teatro Siglo de Oro vai apresentar Mujeres y Criados no Palácio do Bolhão [24 de setembro]. O espetáculo integra a mostra Espanha 2015, a decorrer simultaneamente no Porto e em Lisboa.





Pantagruel é um “espetáculo-comilança” que junta a gula aos prazeres teatrais e está em cena até 20 de setembro nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.





O próximo Porto de Encontro – à Conversa com Escritores [20 de setembro] vai ter como convidado o escritor Afonso Cruz. A conversa vai decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Palácio de Cristal).





No próximo sábado, 19 de setembro, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto vai realizar um concerto comemorativo concha acústica do Palácio de Cristal.





É impossível viver assinala a rentrée do Rivoli [17 de setembro]. Concebido e dirigido por Ana Luena, o espetáculo é o primeiro depois de dissolvido o Teatro Bruto. João Lagarto e Sérgio Praia são os protagonistas.





Na FEUP, a próxima sessão do ciclo de debates Novos Paradigmas [18 de setembro] vai ser dedicada às políticas educativas e do mar, com a presença de representantes dos partidos com assento parlamentar.





Na exposição de fotografia O Parque em Macro [até 5 de julho de 2016] é possível ver a fauna e flora de Serralves quase à lupa, pormenores que dificilmente se conseguem reparar à vista desarmada.





Encenação de João Cardoso vai estar no Teatro Nacional São João, no Porto, até 11 de outubro.





A Divina Comédia de Salvador Dalí está patente no Centro Comercial Colombo até 20 de setembro. A mostra reúne 100 gravuras originais do artista.





A música vai invadir este sábado, 12 de setembro, a Baixa do Porto. A 5ª edição do D’bandada vai proporcionar 78 concertos gratuitos: B Fachada, Carminho, Jorge Palma, Miguel Araújo e Sam The Kid são alguns dos nomes em  cartaz.





Depois de um fim de semana cheio de música, é a vez de subir ao palco de Guimarães a estrutura Útero, que apresenta no dia 12 de setembro o espetáculo de dança contemporânea “Pântano”.





Abrem amanhã as portas da Quinta da Atalaia para mais uma edição da Festa do Avante, que decorre até 6 de setembro. O evento, que já conta 39 edições, vai ter música, cinema e teatro, mas também política e solidariedade. Afinal, Não há festa como esta!





Os jardins do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, voltam a ser cenário para dois concertos que prometem ser inesquecíveis, já este fim de semana [4 e 5 de setembro], no decorrer do Festival Manta: Manuel Cruz e Angel Olsen. Ambos os concertos têm entrada livre.





Foram seis semanas de espetáculos no decorrer da quarta edição do Festival Varandas, que termina esta sexta-feira [4 de setembro] no Passeio das Fontainhas. Integrado no programa Verão é no Porto, esta edição do evento foi dedicada ao cinema.





A Feira do Livro do Porto [4 a 20 de setembro] conta com um programa de atividades alargado: exposições, debates, cinema, spoken word, speakers’ corner” e uma homenagem a Agustina Bessa-Luís.





A Casa Assombrada. Assim se chama o álbum que Artur Melo e Castro vai apresentar na Fnac de Santa Catarina, no Porto [5 de setembro]. Um disco que reúne, nas letras e nas músicas, os resultados da sua vida académica no Porto, as suas experiências, aventuras, lições e amores.





Com mais de 20 confeções diferentes, estão de regresso os Encontros de Gastronomia – Francesinha na Baixa, evento que vai decorrer de 3 a 13 de setembro.





Estão de volta os Concertos na Avenida [4 e 5 de setembro], desta feita com a Banda Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Muito swing e ritmos ibéricos na Avenida dos Aliados, no Porto.





Na segunda edição do Cinemagosto, festival de cinema português que decorre em Berlim até 30 de agosto, vão ser exibidos dez filmes portugueses de ficção, animação e documentário.





Vila Nova de Gaia celebra a broa de Avintes, com um evento cultural e gastronómico que já vai na 28ª edição. A Festa da Broa decorre até 6 de setembro na Quinta do Paço, em Avintes.





A Tomada de Ceuta por Gomes Eanes de Zurara, uma crónica ilustrada é uma mostra coletiva de ilustração, patente até 16 de outubro na Biblioteca Pública Municipal do Porto.





O Espaço T promove, de 2 a 5 de setembro, o XVII Ciclo de Espetáculos de Teatro e Dança, que conta com a participação dos diferentes projetos de teatro e dança do Espaço T e de outras instituições.





Exposições, visitas guiadas, cinema ao ar livre, conferências, espetáculos de música e artes de palco, são algumas das propostas do Porto Art Fest, a decorrer até 20 de setembro.





O Teatro da Palmilha Dentada vai apresentar a 29 de agosto, em Vila do Conde, a peça “Bzura” - um espetáculo que espelha a atualidade política e social e reflete sobre as batalhas económicas.





No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova lançam um desafio à população: ir de bicicleta para o trabalho, no dia 18 de setembro.





O Museu de Arte Contemporânea de Serralves acolhe até 20 de setembro uma exposição coletiva dedicada à influência das nuvens na vida e na arte. Sob as nuvens: da paranoia ao sublime digital é o tema da exposição.





No âmbito das Festas da Cidade e Gualterianas, está patente até 30 de agosto a exposição “A Celebração”, que reúne fotografias de Domingos Alves Machado. Em foco está a componente festiva da comunidade vimaranense ao longo de quase meio século.





Até 16.agosto

São os “Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX”. A exposição, patente até 16 de agosto na Galeria Municipal do Porto, no Palácio de Cristal, reúne fotografias de diversos autores e dos mais importantes acervos públicos e privados da história da fotografia portuguesa.





Até 9.agosto

Bem-vindos ao reinado de D. Afonso III, Rei de Portugal e do Algarve, também conhecido como O Bolonhês! Numa visita à Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, é possível recuar ao século XIII e deixar-se levar pelas inúmeras atividades que vão decorrer até ao dia 9 de agosto.





30.jul-1.ago

O Festival Intercéltico de Sendim deve ser o festival regular mais interior do país, aplaudindo-se a capacidade de resistir à distância dos grandes centros populacionais, à escassez de transportes, à concorrência de eventos de maior dimensão e à falta de cobertura mediática. A comemorar 40 anos, a Brigada Victor Jara foi cabeça-de-cartaz.





Até 9.agosto

Mats Gustafsson, Wadada Leo Smith e Henry Threadgill são alguns dos nomes que preenchem o cartaz do Jazz em Agosto, entre 31 de julho e 9 de agosto. 





O programa “Verão é no Porto” inclui exposições, concertos, cinema, passeios, mercados, gastronomia, oficinas para os mais pequenos, entre outras atividades, maioritariamente gratuitas e de acesso livre.





25.julho

O ciclo “Um Objeto e Seus Discursos por Semana” prossegue no próximo sábado na Praia da Luz. Nesta sessão, a última antes das férias, é possível conhecer melhor os Gnaisses da Foz do Douro. Nesta conversa participam Maria dos Anjos Ribeiro, geóloga, Maria do Carmos Serém, uma teórica da fotografia, e Nuno Ortigão, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde.





25.julho

O programa municipal “Ambiente em Família” decorre este sábado no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo. A sessão, marcada para as 10 horasm vai ter como tema “Insetos na Cidade: alguns vizinhos invulgares” e vai ser orientada por José Grosso-Silva, do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Genética da Universidade do Porto.





Até 26.julho

O Palácio do Bolhão é palco para “O Crime de Aldeia Velha”, de Bernardo Santareno, com interpretação dos alunos finalistas da ACE / Escola de Artes. O espetáculo, que tem encenação de Pedro Fiúza, integra a Prova de Aptidão Profissional da escola, que se traduz num “ritual de passagem” entre o universo escolar e a prática teatral profissional.





Passam 100 anos da morte de Emílio Biel: comerciante, industrial e fotógrafo, que marcou a sociedade portuense no final do século XIX e início do século XX. Para assinalar a data, está patente até 21 de setembro a exposição O Portugal de Emílio Biel, que também é título de livro.





até 31.julho

No Ano Internacional da Luz, Serralves abre-se a visitas noturnas. Ao longo do mês, vão estar iluminados diversos espaços, da Alameda dos Liquidâmbares à Casa, do Roseiral ao Lago...





Até 2.agosto

O Salão Nobre do Palácio do Bolhão acolhe até 2 de agosto “Maison Marlène”, um cabaret que é o palco de Marlène, “uma diva portuguesa, uma senhora do fado, da rumba, do bacalhau à Brás!”.





até 29.julho

“Salon Marocain” é a primeira exposição em Portugal de Yto Barrada, artista marroquina, que fundou com outros artistas a Cinémathèque de Tanger – um arquivo e sala de cinema independente, que funciona no Cinema Rif situado no mercado central de Tanger. A acompanhar esta mostra, que está patente até 20 de setembro, Serralves propõe um ciclo de cinema, a decorrer em todas as quartas-feiras do mês de julho.





11 e 12.julho

Fazer compras e ao mesmo tempo ajudar o Espaço t. É esta a ideia do Mercado do Vilar: Oportunidades de Sonhar, que este fim-de-semana decorre na sede da instituição portuense (Rua do Vilar, 54). Várias empresas associam-se ao Espaço t, que assim angaria fundos para a realização das suas atividades.





11.julho

A Companhia Olga Roriz está a comemorar 20 anos de existência e para assinalar a data vai apresentar a 11 de julho, no Teatro Municipal Rivoli, o espetáculo “Propriedade Privada”. Estreada em 1996 em homenagem aos 100 Anos do Cinema, esta é uma peça “politicamente incorreta, agressiva, violenta, holocáustica”, conforme descreve a coreógrafa e bailarina.





8-10.julho

O auditório do Palácio do Bolhão vai ser palco para “Território”, um espetáculo com direção de Joana Providência. Seleccionado para prémio SPA 2015 de Melhor Coreografia, “Território” tem como base a obra de Alberto Carneiro e a sua enfatização da ideia de relação com a natureza.





10.julho

O DJ norte-americano Jeff Mills vai subir ao palco da Sala Suggia para apresentar, no dia 10 de julho, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, o seu mais recente trabalho. Esta vai ser a estreia de “The Planets”, que resulta da sua paixão pela Astronomia.





Até 12.julho

A quinta edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa prossegue esta semana em Braga, Porto e Amarante. Até 12 de julho é possível assistir aos concertos, participar num seminário com especialistas da área da Música e da Arquitetura barroca e visitar alguns locais de referência da região norte.





Até 12.julho

É o ponto de encontro entre os vários intervenientes nas áreas do Ambiente e da Sustentabilidade. O CidadeMais, que decorre até 12 de julho, nos jardins do Palácio de Cristal, reúne cidadãos, projetos, empresas, autarquias e instituições, no sentido de promover comportamentos ambientalmente mais responsáveis.





5, 12 e 19.julho

O jazz está de volta ao Parque de Serralves. Trata-se da 24ª edição do Jazz no Parque, que vai decorrer sempre ao domingo, nos dias 5, 12 e 19, com I.Overdrive Trio (França), Alberto Conde – Human Evolution Project Music (Espanha, Índia e Portugal) e Hugo Carvalhais Quartet & Drumming GP (Portugal e Lituânia), respetivamente.





4.julho

Foi um “Piquenique Dançante sobre a Relva” e juntou música, cinema, tertúlias, comes e bebes, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte e da editora portuense Sister Ray. 





4-5.julho

A ideia surgiu há 23 anos, em Londres. Abrangeu as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, abrindo as portas de 42 edifícios e infra-estruturas, muitos deles inacessíveis ao público.





Até 5.julho

Sitoe, Dito, Chalucuane, Chico, Nhongwene, Luis Nunes foram os pintores representados em Sonho de uma Noite de Verão - mostra que homenageia a mulher moçambicana.





3-12.julho

A partir da poesia, da música, do teatro e de outras expressões artísticas, Cascais celebra os livros e os autores de língua portuguesa.





2.julho

“Arte e Democracia” é o tema da conferência de Paulo Ferreira da Cunha, que vai ter lugar no auditório do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar.





2 e 3.julho

Novo Velho Circo: os acrobatas do desejo é um projeto criado no universo do circo itinerante e vai ser apresentado pela associação cultural Radar360º e pela Companhia Clara Andermatt, coreógrafa que dirige o espetáculo.





3.julho

Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me, do galego Pablo Fidalgo Lareo, é a peça que a GAEDE/Colégio D. Dinis vai apresentar no mosteiro.





Até 01.novembro

80 gravuras de Francisco de Goya estão expostas nas Caves Calém, em Gaia - Caprichos vai estar patente até 1 de novembro, diariamente das 10h às 19 horas.





25-27.janeiro.2016

“A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais” é o tema da conferência internacional, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2016, no Centro Cultural de Belém e na Universidade Lusófona, em Lisboa.





A partir de 7 de julho

Reconhecer as características da voz natural de cada um, explorar as suas potencialidades e procurar “vozes” a partir de diferentes estímulos são algumas das metas da oficina A Contrução Vocal da Personagem, orientada por Teresa Lima.





O processo de construção e transformação do lugar está em exposição na Biblioteca de Serralves até 6 de setembro.





28.junho

O Núcleo de Experimentação Coreográfica apresenta uma performance que junta Vera Mota (artista plástica e performer) e Pedro Augusto/Ghuna X (música eletrónica).





27.junho

Cinco encenadores colocam em cena mais de 400 pessoas, entre as quais, atores profissionais, estudantes de teatro e músicos. Porto, Granito e Sonho é um evento promovido pela ACE/Teatro do Bolhão.





25-27.junho

O Festival de Solidariedade Social Concerts4Good vai decorrer no Teatro Municipal Rivoli entre os 25 e 27 de junho. A receita reverte a favor de projetos de Educação pela Arte/Música para Todos.





até 30.junho

O Teatro de Marionetas do Porto apresenta no Estúdio 400, em Nevogilde, no Porto, o espetáculo “Óscar”. Na peça, o jardim de Óscar vai-se vestindo das diferentes estações do ano e dos mundos imaginários construídos pela personagem.





21.junho

A Quinta da Bonjóia, no Porto, acolhe no próximo domingo a Orquestra de Guitarras, com direção de Óscar Rodrigues. O recital está inserido na temática dos ciclos de música, organizados pela Câmara Municipal do Porto e pelo curso de Música Silva Monteiro: “À Descoberta da Música e dos seus Intérpretes”.





20 e 28.junho

O ciclo de Teatro na Rota das Catedrais, que tem vindo a percorrer várias cidades da região norte, vai passar ainda por Lamego (sábado, 20, às 21h30) e terminar em Viana do Castelo, no dia 28, à mesma hora. A iniciativa, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, apresenta uma encenação de “Si vis, potes”, o Sermão da Terceira Dominga Post Epiphaniam, onde o Padre António Vieira reflete, e faz refletir, sobre as relações entre querer e poder. A leitura encenada é enriquecida com momentos musicais ao vivo, desenho de luz e técnicas da oratória.





20.junho

Alípio de Freitas é o primeiro a dar voz a uma iniciativa da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto em parceria com a Associação José Afonso/Norte. A ideia é que os protagonistas falem da sua vida, da sua obra, dos seus encantos e desencantos, das suas lutas, de tudo o que marcou o seu percurso de vida. Seguem-se Camilo Mortágua (setembro) e Rui Pato (dezembro).





20.junho

Ao todo, 19 galerias de Arte vão abrir as suas portas simultaneamente ao público e inaugurar novas mostras de arte contemporânea. São as Inaugurações Simultâneas, que vão decorrer no Quarteirão de Bombarda (nas ruas de Miguel Bombarda, D. Manuel II e do Rosário), a partir das 16 horas.





18.junho

De que forma a sociedade se envolve na conservação dos mares e de todos os recursos deles provenientes? Esta e outras questões vão estar em foco na próxima sessão das Conversas sobre Ambiente 2015, dedicada ao tema “Como nos relacionamos com os Oceanos?”, que decorre esta quinta-feira na Fundação de Serralves. [+]





19-23.junho

Estão de regresso aos Aliados os Concertos na Avenida, que este ano prolongam-se até à noite de São João. D.A.M.A (dia 19), Rui Veloso (dia 20), Deolinda (dia 21), António Zambujo (dia 22) e José Cid (dia 23) são os artistas convidades desta edição.





12 e 13.junho

A Ribeira do Porto acolhee nos dias 12 e 13 a primeira edição do festival Caixa Ribeira - Aqui Mora o Fado. Integrada nas comemorações de São João, a iniciativa contar com vários nomes do fado, como Camané, Carminho, Gisela João, Jorge Fernando e Ricardo Ribeiro, entre outros. O bilhete único para os dois dias custa 35 euros.





12 de junho

O Movimento Mais e Melhor Cidadania promove esta sexta-feira, dia 12, a conferência “Mobbing – Assédio Moral no Trabalho”, que vai contar com a presença de José Soares Martins, doutorado em Psicologia Social.





12.junho

No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a CNASTI promove o seminário “Pobreza Infantil / Trabalho Infantil”, com Fátima Veiga e António José Pinto (Esc. Sec. João Gonçalves Zarco, Matosinhos, 9h30). À noite, o Movimento Mais e Melhor Cidadania promove a conferência “Mobbing – Assédio Moral no Trabalho”, com José Soares Martins (Cada-Museu Abel Salazar, São Mamede de Infesta, 21h30).





Até 14.junho

Até domingo, dia 14, está em cena no Palácio do Bolhão o espetáculo “Almas Mortas”, adaptado da obra de Nikolai Gógol. Integrada na programa do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, a peça tem encenação e dramaturgia de António Júlio. A função é às 21h30 (6a feira e sábado) e às 16 horas (domingo).





5 de junho

Rogério Fernandes, antigo Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, vai ser homenageado esta sexta-feira, dia 5, na Reitoria da Universidade do Porto. Na sessão, com início marcado para as 17h30, vai ser inaugurada a exposição “Vida e Obra de Rogério Fernandes” e vai ser apresentado o livro “Educação, História e Políticas. Tributo a Rogério Fernandes”.





30.maio

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação assinala o seu 25º aniversário com uma sessão comemorativa à qual a PÁGINA se associa. Na sessão vão ser homenageados Agostinho Ribeiro, Bártolo Paiva Campos e Maria Teresa Estrela e realizar-se-á uma mesa-redonda (“Imaginar o Futuro das Ciências da Educação”), com Cármen Cavaco, Luís Miguel Carvalho, Pedro Abrantes e Leonor Torres.





30 e 31.maio

São 40 horas consecutivas de atividades. A 12ª edição do Serralves em Festa, que decorre no próximo fim de semana, apresenta centenas de artistas nacionais e internacionais em artes visuais e performativas que passam pela música, dança contemporânea, teatro, poesia e cinema.





29-31.maio

A 25ª edição da Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis vai decorrer entre os dias 29 e 31 de maio na Reitoria da Universidade do Porto. Ao longo de três dias vão estar expostos para observação e venda alguns exemplares naturais e outros manufaturados de ourivesaria, provenientes de expositores portugueses, espanhóis, alemães e marroquinos. A feira vai funcionar das 15 às 20 horas, no dia 29, e das 10h às 20 horas, no fim de semana. A entrada é livre.





28 de maio

A companhia Ao Cabo Teatro apresenta esta quinta-feira, dia 28, a peça Britânico, um clássico de Jean Racine, no Grande Auditório Manoel de Oliveira do Teatro Municipal Rivoli. O espetáculo está integrado na programação do FITEI 2015 - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Nesta tragédia em cinco atos, o comportamento humano vive dominado pelo jogo político e social, pelo que se trata de uma reflexão sobre os valores civilizacionais: poder, honra, verdade. O espetáculo, encenado por Nuno Cardoso, está marcado para as 21h30. O bilhete custa 7,50 euros.





28.maio

A Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (FCUP) acolhe no próximo dia 28 uma palestra proferida por Hélia Saraiva dedicada ao tema “Inclusão da Deficiência: o contributo da interdisciplinaridade para a obsolescência da normalidade”. A sessão está marcada para as 17h30, no Anfiteatro do Edifício FC3 da FCUP.





Até 24.maio

“Em breve estarei morto, finalmente, apesar de tudo”. João Lagarto acaba de entrar em palco e inicia o monólogo criado a partir de textos de Samuel Beckett. Começar a Acabar inaugura o restaurado Salão Nobre do palácio portuense como espaço de representação. No dia 22, o ator promove um workshop sobre a construção do monólogo.





Até 24.maio

O projeto Visões Úteis apresenta até domingo, dia 24, o espetáculo “Trans/missão”, que junta música e teatro no palco do Pequeno Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli. O espetáculo, criado a partir do diagnóstico traçado por obras como “Portugal Hoje, o Medo de Existir”, de João Gil, aborda com humor a tensão entre o pensar e o agir, entre o diagnóstico e a efetiva mudança.





23.maio

Uma maratona de bailaricos em vários largos da cidade, uma largada simbólica de balões, um desfile de carros elétricos e um concerto nas Fontainhas marcam o arranque do programa da Festa de São João do Porto, promovido pela autarquia. Ao todo, são seis semanas de atividades espalhadas pela cidade, numa festa com mais de 200 eventos que se prolongam até ao dia 4 de julho.





Até 10.maio

A Academia Contemporânea do Espectáculo/Teatro do Bolhão apresenta até ao dia 10 de maio A Revolução dos que não sabem dizer nós, um espetáculo musical sobre o Porto, a sua identidade e a sua memória, que conta a luta pela liberdade nos últimos dois séculos. A dramaturgia é de Zeferino Mota, a encenação de João Paulo Costa e a direção musical de Ernesto Coelho. Sobem ao palco Ana Luísa Queirós, Beatriz Frutuoso, Miguel Lemos, Pedro Roquette, Rita Lagarto e Tiago Araújo. O espetáculo está em cena no Palácio do Bolhão (hoje e amanhã às 21h30, domingo às 16 horas. [+ informações em www.ace-tb.com]





9.maio

O Grande Auditório do Rivoli acolhe este sábado, às 21h30, A Ballet Story, de Victor Hugo Pontes. Bastante aplaudido pela crítica, o espetáculo está inserido no Festival Corpo + Cidade, organizado pelo Balleteatro no Porto. Os bilhetes custam 7,50 euros. [fotografia de Susana Neves]





Até 4.abril

O Teatro de Marionetas do Porto apresentra até 4 de abril, no Teatro de Belomonte, o espetáculo “Os 3 Porquinhos”. A partir de uma adaptação da história de J. O. Halliwell, datada de 1843, a companhia vai contar como as personagens principais e o lobo mau sobrevivem aos tempos pós-modernistas. Uma peça para ver até sábado, às 19h30 e às 22 horas.





28.abril

Performance de rua com direção de António Júlio e Joana Providência, Os Viajantes-Emigrantes reúne dezenas de participantes e centra-se no eixo Estação de São Bento (16h) - Rua das Flores (16h45). Segue-se uma parada até ao novo Largo da Estação (17h).





18-19.abril

“As serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal e esta é a razão primeira da sua classificação como Parque Natural. Morfologia cársica, natureza do coberto vegetal, a rede de cursos de água subterrâneos e uma fauna específica, nomeadamente cavernícola, são aspectos que justificam plenamente esta visita”, refere a organização, em jeito de convite à participação num fim de semana de ar livre que inclui visita às marinhas de sal e às grutas de Mira d’Aire, dormida em Fátima e um passeio pedestre pela Rota de S. Bento.





27.abril

O 7º aniversário do Centro Cultural de Ílhavo é assinalado hoje, sexta-feira, com um concerto de Rodrigo Leão num formato diferente do habitual. Na companhia de Camané, um quarteto de cordas e Celina da Piedade (acordeão), o compositor regressa a uma fórmula experimentada na Assembleia da República, nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril. 





28.abril

O clube de jazz com que Otília Dourado e António Ferro renovam a aposta em Matosinhos abre hoje portas a Rui David.

A palavra sempre ocupou um lugar de destaque no reportório deste intérprete de autores como Sérgio Godinho, José Mário Branco, José Afonso, Jorge Palma, Leonard Cohen, Rod Stewart ou Sting, entre outros. Agora ele próprio faz uso da palavra e testa, entre os grandes, algumas das suas próprias canções.





21.março

A exposição “A Poesia em Rotação” vai ser inaugurada no dia 21 de março, às 15 horas, no Museu Nacional da Imprensa (Porto, ao Freixo), onde vai ficar patente até 24 de maio. A mostra, que assinala o Dia Mundial da Poesia, reúne capas de discos em homenagem a grandes poetas portugueses e estrangeiros, como Alexandre O’Neill, António Gedeão, Ary dos Santos, Dylan Thomas, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, José Régio, Federico García Lorca, Mário Cesariny, Sylvia Plath, Victor Hugo ou Vinicius de Moraes.





22-31.Março

O ciclo Morte & Ressurreição, que vai decorrer na Casa da Música de 22 a 31 de março, apresenta três concertos com obras sacras que vão da polifonia a cappella renascentista à música coral sinfónica do Romantismo. “Cristo na Cruz” é o primeiro concerto, com o maestro Paul Hillier a dirigir o Coro da Casa da Música.





1-3.outubro

“O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas” é o tema do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, que vai decorrer na Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 1 e 3 de outubro.





21-22.março

Coincidindo com a chegada da primavera, a Fundação de Serralves promove nos próximos dias 21 e 22 de março um conjunto de atividades que inclui conversas, percursos no parque e oficinas, no sentido de dar a conhecer a biodiversidade em Serralves. A temática para este fim de semana passa pela teoria da evolução proposta por Darwin e pela descoberta dos mecanismos da evolução e formação de novas espécies, a partir dos seres vivos habitantes do Parque de Serralves.





até 28.fevereiro

Mais de 50 escritores vão estar reunidos na 16ª edição do Correntes d’Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica. No programa constam conferências e debates com escritores, lançamentos de livros, sessões de poesia, feira do livro, teatro, cinema, exposições… e a entrega do Prémio Literário Casino da Póvoa.





23-24.julho

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica promove, nos dias 23 e 24 de julho, um seminário internacional que pretende reunir investigadores, académicos, estudantes e profissionais da área da Educação para troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre a educação formal e não formal.





19.fevereiro

O jornalista e poeta Manuel António Pina vai ser homenageado hoje na sessão das Quintas de Leitura, que pela primeira vez acontece no Rivoli. Ao escritor vai ser ainda atribuída, a título póstumo, a Medalha de Honra da Cidade do Porto.

A sessão (às 22h) inclui a estreia nacional do filme “As Casas Não Morrem”, de Pedro Macedo, uma performance de Clara Andermatt e Jonas Runa e música de Francisco Fanhais e Celeste e os Aviões.





até 8.março

O Teatro de Marionetas do Porto apresenta Fausto, o protagonista de um pacto com o demónio. Trata-se de um projeto de Roberto Merino em homenagem a João Paulo Seara Cardoso, o fundador do TMP. A peça vai estar em cena no Teatro de Belomonte, de terça-feira a sábado às 21h30 e aos domingos às 16 horas.





até 31.maio

“Arquitetonização” é a primeira exposição em Portugal dedicada à obra da artista polaca Monika Sosnowska, que vai estar patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, de 20 de fevereiro a 31 de maio. A mostra reúne algumas das obras escultóricas de Monika Sosnowska, instalações e obras criadas desde 2003, que ocupam o átrio e mais de sete das maiores galerias do Museu e o exterior Pátio da Adelina.





2-25.março

Como se constroem textos, diálogos, monólogos, enredos, personagens? A resposta pode ser encontrada com o apoio da escritora Alice Vieira, num curso de escrita criativa que vai decorrer na Livraria Buchholz, em Lisboa, de 2 a 25 de março.





Até 22.fevereiro

Mais de 30 mil livros de 150 editoras nacionais e estrangeiras, a preços muito acessíveis. O Mercado do Livro está no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, até ao dia 22. No dia dos namorados e no Carnaval, a organização vai oferecer livros a quem tiver a coragem de ir ao Palácio dizer um poema.





Até 21.fevereiro

O artista portuense Hazul Luzah apresenta a exposição “Turquesa” no REM Espaço Arte.





17-18.Janeiro

“Repórter X - O Rapto do Sr. Engenheiro” sobe ao palco do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. Com interpretações de Óscar Branco, Jorge Paupério, Ângela Marques e Maria Alves (e Gonçalo Vasquez ao piano), o espetáculo promete ação, suspense e gargalhadas. Os bilhetes custam 7,5 euros.





17.janeiro

Souto Moura vai estar à conversa com os moradores do Bairro de São Vítor, numa iniciativa que encerra o programa de encontros no âmbito da exposição “O processo SAAL: Arquitetura e Participação 1974-1976”, promovida pelo Museu de Serralves, patente até 1 de fevereiro.





14-16.janeiro

A companhia de teatro Seiva Trupe apresenta de 14 a 16 de janeiro, no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, a peça “Pessoas”, de Ricardo Barceló. Este encontro com Fernando Pessoa e seus heterónimos, conta com a encenação de Bruno Schiappa.





9.janeiro

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta na próxima sexta-feira, 9 de janeiro, um programa com três peças: Romeu e Julieta (Tchaikovski), O Pássaro de Fogo, Suite de 1919 (Stravinski) e Sinfonia nº 6 (Tchaikovski). Com direção musical de Jérémie Rhorer, o concerto está marcado para as 21 horas na Sala Suggia.





20.dezembro

“Morreste-me” é uma adaptação para teatro do romance com o mesmo nome de José Luís Peixoto, que vai subir ao palco do Theatro Circo, em Braga, no dia 20 de dezembro. A peça é dirigida pela atriz Sandra Barata Belo, que considera esta peça, que também protagoniza, “uma homenagem à família, ao pai, ao amor, ao Alentejo”.





20-21.dezembro

A Fundação de Serralves promove este fim-de-semana várias atividades para as famílias. As oficinas vão decorrer no sábado e no domingo, entre as 10h e as 17 horas, e são de participação gratuita.





20.dezembro

Mais uma edição do NOS Club na Casa da Música, com concertos em vários espaços. Na Sala Suggia vão subir ao palco o nigeriano Bombino, às 23 horas, e os Underground Spiritual Band, às 00h45. Na Sala 2 vão atuar o inglês Matt Elliott, num concerto marcado para as 23 horas, e o português The Legendary Tiger Man, a partir das 00h30.





18.dezembro

No âmbito do 250º aniversário da Torre dos Clérigos e da reabertura da Igreja, decorre hoje, na Reitoria da Universidade do Porto (na Sala do Fundo Antigo), a palestra “Imaginários Urbanos - A Torre dos Clérigos e outros ícones”, com Álvaro Domingues.





em dezembro

A Fundação de Serralves está a promover fins-de-semana cheios de atividades em família. As oficinas acontecem aos sábados e aos domingos, até ao Natal, entre as 10h e as 17 horas, e são de participação gratuita.





Até 13.dezembro

São os últimos dias de “Ajax”, de Sófocles, que está em cena na ACE Teatro do Bolhão, no Porto. Trata-se de uma versão contemporânea de Ajax, a mais antiga tragédia do dramaturgo grego.





12-14.dezembro

Ao longo de três dias, de 12 a 14 de dezembro, vai ser assinalada com um programa de animação e visitas gratuitas a reabertura da Igreja dos Clérigos. no Porto. A igreja vai reabrir no dia 12, precisamente 235 anos depois da primeira inauguração, momento que vai ser assinalado com uma missa ao meio-dia.





13.dezembro

A performance “Drone V” de Silvestre Pestana vai marcar o encerramento da exposição individual “Sufoco”, do mesmo artista, patente no Espaço MIRA, no Porto, até ao dia 13 de dezembro. A mostra, com curadoria de José Maia, reúne o trabalho mais recente de Silvestre Pestana, em várias áreas, como fotografia, instalação e performance.





22.novembro

O Útero Associação Cultural estreia no dia 22 (sábado), no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o seu mais recente trabalho: “Under”. O espetáculo de dança, inspirado na obra de Michelle Borremans e Berlinde De Bruyckere, tem direção de Miguel Moreira e participação dos bailarinos Dan Watson, Khamlane Halsackda e Sebastian Langueneur.





21-22.novembro

Com Cadu Cinelli e Fabricio Moser. o espetáculo dá continuidade a um projeto que o encenador, director artístico e programador Hugo Cruz iniciou em 2013. “Duos sobre Desvios” sobe ao palco às 21h30, no Espaço MIRA - Rua de Miraflores (Campanhã). A entrada é livre.





14-15.novembro

O Ipatimup, que assinala 25 anos de existência, está de portas abertas à comunidade nos dias 14 e 15 de novembro. A ideia é dar a conhecer o instituto científico, o funcionamento dos laboratórios de investigação e de diagnóstico e os seus cientistas.





8.novembro

O arquiteto vai estar à conversa na Associação de Moradores do Bairro da Bouça (Porto), local onde se realizaram as primeiras reuniões no âmbito do desenvolvimento do local, anteriores ao 25 de Abril de 74. Com a moderação de Nuno Grande, vai ser lembrada a evolução do bairro e o processo que conduziu à “gentrificação” social e cultural do espaço. O encontro está marcado para as 18 horas; o acesso é livre, mas sujeito à lotação do local.





Até 9.novembro

A Seiva Trupe apresenta até ao dia 9 de novembro, domingo, a peça “As Mãos de Eurídice”. Entre a emoção e a gargalhada, o ator Rui Spranger desfia o texto de Pedro Bloch, num espetáculo com direção de Júlio Cardoso, cenografia de José Carlos Barros e desenho de luz de Júlio Filipe. O espetáculo sobe ao palco da Casa das Artes todos os dias, às 22 horas, e ao domingo, às 16 horas. Mais informações em www.seivatrupe.pt.





Até 8.novembro

Até 8 de novembro, está patente na Casa-Museu Abel Salazar a exposição de fotografia “Rituais do Ver”, da autoria de Fátima Carvalho. Integrada no projeto José Rosinhas Art Gallery Wall, a mostra reúne imagens do público de várias exposições captadas pela autora. A CMAS pode ser visitada de segunda a sexta-feira (9h30-12h30 e 14h30-17h) e aos sábados (14h30-17h). Mais informações em http://cmas.up.pt.

 





25.outubro

O galego Alonso Caxade sobe ao palco do Auditório de Espinho no próximo sábado, dia 25, para apresentar o seu disco de estreia - «A Dança dos Moscas». O espetáculo promete muito folk-pop, música minimalista e sons bucólico-pastoris da velha Europa. O projeto integra, além de Alonso Caxade (voz e acordeão), Manu Paino (trompete e carrilhão), Manu Espinho (bombardino) e Xosé Tunhas (bateria). O concerto está marcado para as 21h30 e o ingresso custa sete euros.





Até 22.outubro

De 26 de setembro a 22 de outubro, estará patente na Cooperativa Árvore (Porto) a exposição Um dia na Terra: Fotografias do Quotidiano do Planeta, da autoria de Gonçalo Cadilhe. A mostra é constituída por cerca de 60 fotografias, captadas em meia centena de países ao longo de duas décadas. Na inauguração será apresentado o livro com o mesmo título, que reproduz todo o material exposto e outras imagens (cerca de 200).





17-19.outubro

A SOS Racismo, em parceria com a Fare Network e a Câmara Municipal do Porto, promove a primeira edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. A iniciativa, que vai decorrer entre os dias 17 e 19 de outubro, no Pequeno Auditório do Rivoli, vai exibir 11 filmes, representando 13 países.





Até 18.outubro

A E2C Europe – Associação de Cidades, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade promove, em Matosinhos, um encontro europeu que pretende contribuir para a "criação em Portugal de uma política e de um sistema de Educação de Segunda Oportunidade”.





10–22.outubro

No arranque do festival sobem ao palco Nicola Conte e Jazz Combo.





10.outubro

O Museu de História Natural da Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto promovem esta sexta-feira uma sessão de observação de morcegos. A “Noite dos Morcegos” vai decorrer na Quinta do Covelo e conta com várias atividades.





09.outubro-11.janeiro

É a primeira vez que o trabalho de Monir Shahroudy é exposto em Portugal. De 9 de outubro a 11 de janeiro é possível visitar a mostra “Monir Shahroudy Farmanfarmaian:  Possibilidade Infinita. Obras em espelho e desenhos 1974-2014” no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Trata-de de uma exposição antológica de obras geométricas com espelhos e desenhos, produzidos pela artista iraniana nos últimos 40 anos.





3-4.outubro

Visitas orientadas, demonstrações científicas, exposições, palestras, momentos musicais. São várias as atividades de cariz científico, lúdico e pedagógico, que ao longo de dois dias, 3 e 4 de outubro vão decorrer no Parque da Cidade e no Pavilhão da Água.





4-5.outubro

No próximo fim-de-semana, mais de 400 artistas nacionais e internacionais vão dar vida à quarta edição do Guimarães noc noc. Artes plásticas, performances, música, poesia, dança, entre muitas outras expressões artísticas, vão estar representadas num percurso que envolve mais de 70 espaços da “Cidade Berço”, desde casas privadas a locais públicos de interesse cultural.





26-28.setembro

FESTA DO OUTONO. A Fundação de Serralves celebra no domingo, 28 de setembro, a chegada da nova estação, com várias atividades.

PATRIMÓNIO. Ao longo de três dias vão ser assinaladas as Jornadas Europeias do Património 2014, que vai ter como tema “Património, sempre uma descoberta”.

VILA DO CONDE. O Circular Festival de Artes Performativas chega a Vila do Conde com música, teatro, dança, performances, cinema e exposições.





outubro

PORTO - DIÁLOGOS COM A CIDADE

FERNANDO LANHAS





22 e 25.setembro

APRESENTAÇÃO.  Na Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto é apresentado hoje, 25 de setembro, o livro “A Solução Novo Escudo”, de Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral.

CINEMA DE ANIMAÇÃO. O Museu de Marionetas do Porto acolhe o primeiro Festival de Cinema de Animação OLHO, um certame não competitivo que conta com mais de 20 países participantes.

 





24-26.julho

Gisela João, Mariza, Cristina Branco e Camané são os nomes com mais cartaz no Cais de Fado – iniciativa da Casa da Música e da Câmara Municipal de Gaia, que vai decorrer até sábado. Trata-se de um festival com concertos gratuitos em vários palcos: Cais de Gaia, caves de Vinho do Porto e Mosteiro da Serra do Pilar.





19.julho

“Ele diz coisas tão magras, tão magras, que ela quase morre de fome ao ouvi-lo. Ela espera herdar uma fortuna e peras, ele encolhe os ombros e come maçãs. Ela arregala, volta e meia, os olhos, ele responde com os olhos em bico. Se ele é meio alegre em tempo de tristeza, ela chora de riso até mais. Ela encara sempre as coisas de frente, ele vê sempre as coisas pelo outro lado. Ele é assim e assado e ela não é nada disso.” – Eugénio Roda, autor de Opostos Bem-Dispostos, sobre o espetáculo que o Teatro do Bolhão apresenta no dia 19 de julho, em Ovar (Praça das Galinhas, 11h e 15h).





16-20.julho

O Teatro da Palmilha Dentada apresenta no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, “Dimas e Gestas – um musical para crucificados”. O espetáculo vai estar em cena de 16 a 20 de julho, sempre às 21h45. O bilhete custa cinco euros.





9-13.julho

As arcadas do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, abrigam a feira do livro Ler é Rockar. Venda e apresentações de livros, conversas, petiscos e animação convivem nesta iniciativa, promovida pelo Bairro dos Livros. Todos os dias há música a cargo de um DJ convidado. A feira funciona a partir do meio-dia, encerrando à meia-noite (sexta-feira e sábado).





14-18.JULHO

A Universidade do Porto promove, durante a próxima semana, um conjunto de oficinas de verão dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos. Trata-se de uma “Volta ao Mundo em 5 Dias” com várias atividades sobre os cinco continentes, as diferentes culturas e outras curiosidades. “À descoberta das Américas”, “Um safari em África” e “Europa, o velho continente” são algumas das oficinas que vão ter lugar no edifício da reitoria da UP, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.





O Cine-Teatro Constantino Nery apresenta este mês o ciclo Novíssimo Teatro Argentino, numa co-produção com o Festival de Almada. Amanhã, sexta-feira, às 21h30, tem lugar o espetáculo “Impalpable”, a partir de textos de Manuel Puig, com encenação de Sergio Calvo e Ignácio de Santis.





A 23ª edição do Jazz no Parque vai decorrer ao longo do mês de julho em Serralves. A iniciativa, comissariada pelo ensaísta e crítico musical Rui Eduardo Paes, centra-se nas novas tendências e no jazz europeu.





A Fundação de Serralves promove durante os meses de julho, agosto e setembro o programa “Férias de Verão em Serralves”, com várias atividades para crianças e jovens dos 4 aos 12 anos. Oficinas de ciência, artes plásticas, fotografia e culinária, são algumas das propostas.





20.junho

Hoje, sexta-feira, tem lugar mais uma edição de Serralves Fora d’Horas, iniciativa que permite visitar o espaço da Fundação de Serralves até mais tarde. O evento conta com a apresentação do livro «Pandemos», de Manuel João Vieira, Pedro Portugal e Pedro Proença (18h30) – o filme com o mesmo nome e autoria vai ser projetado no exterior do Museu de Serralves, às 22 horas. Antes (19h30) realiza-se um encontro com a historiadora de arte Giulia Lamoni, no âmbito na exposição de Mira Schendel. Vai, ainda, decorrer uma sessão de Astronomia, orientada pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, e o museu e a livraria estarão abertos até às 23 horas.





19.JUNHO

Serralves vai acolher, a partir de quinta-feira, 19 de junho, diversas esculturas de Nairy Baghramian. A artista iraniana, que estará presente na inauguração (18 horas), foi desafiada a criar peças para locais de destaque no parque, onde a mostra ficará patente até ao final do ano (14 de dezembro).





Até 12 de julho, vai estar patente na Galeria AMIarte (Rua da Lomba, Porto, ao Bonfim) o projeto artístico (Des)encontros, que reúne trabalhos de pintura e resina de Patrícia Sá Carneiro e Marta Peneda. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 15 e as 20 horas.





A associação Porto/Post/Doc está a promover a exibição regular de cinema documental e do real no antigo cinema Passos Manuel, no Porto. Há Filmes na Baixa! exibe no próximo domingo (dia 22, 18 horas) “A Matar un Hombre”, do chileno Alejandro Fernandez Almendra. No domingo seguinte (dia 29, 21h30), é vez de “O Som ao Redor”, do brasileiro Kleber Mendonça Filho. Os bilhetes para cada sessão custam quatro euros.









São quarenta horas de atividades culturais non stop. A edição do “Serralves em Festa”, festival de expressão artística contemporânea, decorre entre as 8 horas de sábado (31 de maio) e a  meia-noite de domingo (1 de junho): música, fotografia, teatro, dança e circo contemporâneo são algumas das expressões representadas nos mais de 250 eventos, protagonizados por artistas nacionais e internacionais. 





O cientista Walter Alvarez, autor da teoria da extinção dos dinossauros (devido a um impacto de um asteróide no planeta Terra), vai estar hoje, dia 22, na Fundação de Serralves (17h30), para a conferência “A Study of Big History - supercontinents, and how the portuguese invented science”, onde explorará a relação histórica de Portugal com os continentes e os oceanos e apresentará novas perspetivas.





O Movimento de Educadores pela Paz promove, de 25 a 27 de abril, o XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras e Educadores pela Paz, cujo tema são os Direitos Humanos. Ao longo de três dias vão realizar-se várias iniciativas que abordam esta matéria, bem como alguns apontamentos que assinalam os 40 anos do 25 de Abril.





A Universidade do Porto promove algumas iniciativas de entrada livre no sentido de assinalar os 40 anos do 25 de Abril. Em colaboração com o Centro Português de Fotografia (CPF) e com a Porto Editora, foi já inaugurada a exposição “Os rapazes dos Tanques”, que reúne fotografias da autoria de Alfredo Cunha e que vai estar patente no CPF até 29 de junho.





A Casa da Música, no Porto, apresenta amanhã, 17 de abril, mais um concerto que assinala a morte e a ressurreição de Cristo. Desta feita, o Coro Casa da Música, dirigido pelo maestro Simon Carrington, vai interpretar o “Requiem” a seis vozes, de Duarte Lobo, as “Lamentações do Profeta Jeremias” (Alberto Ginastera) e “As Sete Últimas Palavras” (Daniel Elder). O concerto é às 21 horas e os bilhetes custam oito euros.





A segunda edição do “Serralves Fora d´Horas” vai acontecer na próxima sexta-feira, 18 de abril, ficando o museu e a livraria abertos até às 23 horas. Esta iniciativa, que acontece uma vez por mês, vai coincidir com o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pelo que a entrada no museu e no parque será gratuita ao longo de todo o dia.





Sob o lema “(Re)pensar a Escola, Dignificar o Professor, Respeitar a Criança”, a 4ª Conferência Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) promovida pela Federação Nacional dos Professores vai debater , entre outros assuntos, currículos, modelos de docência, constituição de turmas, horários, apoio a alunos com necessidades educativas especiais, rede escolar, competências dos municípios, condições de trabalho nas escolas, estabilidade do corpo docente, aposentação dos professores… Os temas em debate resultam de uma auscultação aos professores do setor, efetuada pelos sindicatos da Fenprof no primeiro período do ano letivo.





A ACE/Teatro do Bolhão (Porto) apresenta, entre os dias 20 e 22 de março, às 21h30, um espetáculo que junta fotografia, poesia, teatro, dança e guitarra portuguesa. A interpretação está a cargo de Filipe Moreira e Inês Oliveira.





No Dia Mundial da Marioneta (21 de março, sexta-feira), o Teatro de Marionetas do Porto vai realizar no Teatro de Belomonte, às 19h30, uma sessão especial de Pelos Cabelos, peça que está em cena até ao fim do mês. A sessão especial repete-se, à mesma hora e no mesmo local, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro.





A próxima edição da Duas de Letra..., promovida pela Fundação da Juventude, vai ter como tema o desemprego jovem. A iniciativa tem como objetivo perceber que soluções existem para o problema e abordará temas como os estágios profissionais, a emigração e o empreendedorismo.





A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) acolhe, entre 24 e 27 de março, os parceiros do projeto HISTCAPE – Historical Assets and Related Landscape (Património Histórico e Paisagens Culturais), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que visa o desenvolvimento sustentável e a preservação dos centros históricos e das áreas rurais.





Organizada pelo Agrupamento de Escolas de Valbom (Gondomar), a exposição Vamos Pintar a Manta! está patente no Lugar do Desenho/ Fundação Júlio Resende até 23 de março. A mostra é realizada no âmbito da Semana da Leitura do agrupamento.





SÁBADO, 15

No Café Concerto Centr’Arte, Rui David e Mário Castro propõem uma viagem pela música portuguesa mapeada por grandes melodias e textos fundamentais, numa abordagem acústica que vai da música tradicional à canção de intervenção, passando por algumas referências da música ligeira e do fado. Os autores interpretados são Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco, Vitorino, Trovante, Rui Veloso, António Zambujo, Amália, Carlos do Carmo e Marisa, entre outros.





Na biblioteca de Serralves é inaugurada hoje, 15 de março, a exposição Blue Lines, Blue Threads: Tendências Sociais em Publicações de Artistas, com curadoria de Kit Kammonds. Patente até 1 de junho, a mostra pretende explorar “temas recorrentes nas publicações de artista dos últimos 50 anos”. Apresentando “livros-obra históricos, cartazes e materiais impressos efémeros, demarca correspondências, duplicações e conflitos entre artistas, lugares e gerações, revelando uma estratificada rede de relações visuais, textuais e sociais”, informa a organização.





Com a exibição do filme de Gus Van Sant (2003), seguida de debate com Rui Trindade e Fernando José Pereira, prossegue amanhã, dia 17, o cicloCinema Educação, a decorrer até ao final do mês no auditório da Casa das Artes [Rua António Cardoso, Porto]. Organizada por estudantes de mestrado em Ensino de Artes Visuais da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a iniciativa pretende refletir sobre a Educação a partir da Sétima Arte, propondo a exibição de filmes (segundas-feiras) seguida de conversas.





“Inaudito, a Aventura de Ouvir” é a primeira exposição em Portugal sobre o sentido da audição e o mundo do som e está patente na reitoria da Universidade do Porto até 27 de junho. Trata-se de uma mostra itinerante, informativa e interativa que revela os mistérios do sistema auditivo e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas.





5ª FEIRA, 06.MAR

Egberto Gismonti apresenta-se esta quinta-feira, na Casa da Música (Porto). Considerado um dos mais importantes compositores/intérpretes da atualidade, o multi-instrumentista brasileiro é um virtuoso do piano e da guitarra de 10 cordas. Cruzando estéticas eruditas e populares, a sua música comporta referências à música afrolatina e a influências tão diversas como os índios Xingú, Django Reinhardt ou Jimi Hendrix.





AMANHÃ

Inaugura amanhã, no Colégio de Fonseca (Santigo de Compostela), a exposição Marxes: 40 retratos fotográficos, numa reflexão de José Manuel Soares sobre a “(in)existência de margens” entre as comunidades educativas do Porto e da cidade galega – “nos olhares, ficam visíveis universos pessoais. Escondidas, ainda que em alguns casos cúmplices, ficam por contar as histórias que nos unem”, refere o autor, que nesta exposição se “delicia com o registo sem artifício”.





AMANHÃ

O arquiteto/escultor espanhol Juan Bordes vai estar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para uma conferência (Los Juguetes Que Han Construído La Vanguardia) que abordará a relação entre os brinquedos e os processos educativos no campo artístico. Marcada para as 18h30, no Auditório Fernando Távora, a conferência realiza-se no âmbito da unidade curricular Processos Complementares de Reprodução Disciplinar em Arquitetura, que promove a reflexão sobre a ligação entre os brinquedos e a arquitetura. A entrada é livre.





Retrospetiva de Mira Schendel em Serralves

Susana Chasse





HOJE, ÀS 17 HORAS

O filósofo José Gil vai estar presente na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para uma “aula” sobre O Caos e o Processo Criativo, promovida pelo Doutoramento em Arte e Design. A entrada é livre. Em 2012, José Gil foi considerado pelo semanário francês Le Nouvel Observateur um dos 25 grandes pensadores do mundo.





HOJE, 18H

“A Sociedade e o Estigma da Corrupção: corrupção no setor público e políticas anti-corrupção” é o tema que estará em debate na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com a participação de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, e de Maria José Morgado, diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.





2º FESTIVAL DE BLUES DO PORTO

António Ferro (baixo), António Mão de Ferro (guitarra), Kiko (voz), Leandro Leonet (bateria) e Paulo Veloso (piano e hammond), constituem a B Flat Blues Band, que hoje (15.fev) prossegue o 2º Festival de Blues do Porto, a decorrer até final de março no Hot Five – Largo Ator Dias, junto ao viaduto da Rua Duque de Loulé.





DE REGRESSO À TERRA

São cada vez mais as pessoas que procuram produzir os seus próprios alimentos, mesmo nas cidades, ou que se reúnem para apoiar pequenos agricultores, assegurando em grupo o escoamento das suas produções.

É uma espécie de regresso à terra, onde os produtos caseiros, naturais e sem químicos, são mais valorizados. O fenómeno não é de hoje, mas a tendência tem vindo a crescer.





PORQUE HOJE É SÁBADO

A partir das 21h30, Quem Vê Corações, de Isabel Leal, é apresentado no espaço Quadras Soltas – Rua Miguel Bombarda, Porto. A sessão conta com a presença da autora e as participações de Ana Afonso, Eduardo Leal, Fred Martins, Renato Filipe Cardoso, Rui David e Rui Spranger, entre outros.





AMANHÃ

Valter Hugo Mãe vai apresentar o seu último livro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (15h30) e no polo de Joane (21h).





A Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial promove, a partir de 22 de fevereiro, mais uma edição do ciclo de sábados Falando Com Quem Faz, a decorrer no auditório da Escola Secundária Garcia de Horta, no Porto.





TERRAS DE SICÓ. A Universidade Popular do Porto promove a iniciativa Cirandando pelo Património Natural e Histórico das Terras de Sicó.

SERRALVES AO LUAR. A Fundação de Serralves oferece aos visitantes noturnos a oportunidade de percorrerem o parque e de conhecerem a sua história e outras curiosidades.





Estreia amanhã, no Teatro Nacional São João (Porto), Coriolano, com encenação de Nuno Cardoso. “Protagonista antipático que a genialidade de Shakespeare torna simpático a nossos olhos, Coriolano é sucessivamente o bravo guerreiro e o político relutante, o banido traidor à pátria e o regressado herói piedoso que morre às mãos dos conspiradores; uma morte chocante, isenta de retórica e sentimentalismo.” [foto: Victor Hugo Pontes]





O primeiro aniversário do Museu das Marionetas do Porto foi assinalado ontem, 3 de fevereiro, com a inauguração da exposição O Segredo das Flores e da instalação M.M.M.M., de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais. A mostra reúne marionetas, objetos e cenários de seis peças do Teatro de Marionetas do Porto (duas das quais em exposição permanente), enquanto a instalação é inspirada nos movimentos e nas memórias das marionetas. [+ informações em www.marionetasdoporto.pt]





O Museu Nacional Soares dos Reis inaugura no próximo dia 24 de janeiro, às 18 horas, A exposição “António Cardoso | Em paralelo - Arte, Memorias, Referências e Contextos” vai estar patente no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) até 23 de fevereiro, podendo ser visitada às terças-feiras, das 14h às 18 horas, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18 horas.





A sala de exposições temporárias da reitoria da Universidade do Porto acolhe, até abril, uma mostra de pintura e escultura de José Rodrigues e Isabel Saraiva. Intitulada “No Coração do Porto”, a exposição é organizada pela Fundação Escultor José Rodrigues e pela Universidade do Porto e reúne trabalhos dos dois artistas inspirados na Cidade Invicta. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas. A entrada é livre.





DOMINGO

A Fundação de Serralves promove, no próximo dia 26 de janeiro, um Café com Ciência: conversa com um cientista convidado, que, em ambiente descontraído, falará sobre os seus trabalhos e investigações. O convidado é Rubim Almeida, professor de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e diretor do mestrado em Ecologia, Ambiente e Território.





ATÉ 9 DE FEVEREIRO

A Festa do Livro em Saldo regressou ao Palácio de Cristal, no Porto, com cerca de 600 mil livros a preços mais acessíveis. Mais de 150 editoras – entre as quais a Profedições, proprietária da PÁGINA – participam nesta 20ª edição, que, além da venda de livros, homenageia a ilustradora Manuela Bacelar com uma exposição e promove apresentações de livros, workshops de escrita e horas do conto.

A Calendário de Letras, que organiza o evento, estima que, ao longo das vinte edições, um milhão de pessoas terão visitado esta feira, que antes de se ter instalado no Pavilhão Rosa Mota passou pelo Centro Comercial Cristal Park e pelo Mercado Ferreira Borges.

A XX Festa do Livro em Saldo está aberta todos os dias, das 10 às 20 horas.





Ver, Fazer, Pensar, Editar é o tema da exposição (desenhos, gravuras e serigrafias) que vai estar patente no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto até 18 de fevereiro. A mostra reúne mais de 300 obras originais – escolhidas de um espólio com mais de 4.000 trabalhos – que pretendem dar conta dos últimos 40 anos de ensino artístico praticado naquela escola.





Ver, Fazer, Pensar, Editar é o tema da exposição (desenhos, gravuras e serigrafias) que vai estar patente no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto até 18 de fevereiro. A mostra reúne mais de 300 obras originais – escolhidas de um espólio com mais de 4.000 trabalhos – que pretendem dar conta dos últimos 40 anos de ensino artístico praticado naquela escola.





Até julho, a Casa da Música, no Porto, vai acolher o Ciclo Jazz Sonae, que reúne vários nomes nacionais e internacionais de referência. O primeiro concerto tem lugar a 28 de janeiro com o quinteto de Nuno Costa, que anualmente apresenta arranjos originais dos alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.





A Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, já marcou a data do próximo Black & White - Festival Internacional Audiovisual, que vai decorrer entre os dias 21 e 24 de maio do próximo ano. O evento leva a competição obras produzidas em todo o mundo, nas categorias de fotografia, vídeo e áudio.





SÁBADO

O Bairro dos Livros promove no próximo sábado, 28 de dezembro, um concerto de Natal com o pianista Paulo Mesquita. O evento pretende angariar fundos para a iniciativa Bairro dos Livros, que junta livrarias e alfarrabistas da Baixa do Porto. O concerto terá lugar no Palacete dos Viscondes de Balsemão, às 21h30, e os bilhetes custam entre 5 e 10 euros.





SÁBADO, 14.DEZEMBRO

Apenas por umas horas (16-23h), elas mostram a sua paixão pelas artes plásticas através de diferentes técnicas: monotipias, serigrafias, cerâmicas, ilustrações “e por aí fora”...

Formadas em Design Gáfico e Ilustração, Inês Peres e Mariana Baldaia dizem que Percursos é “um bom programa para quem ainda não comprou presentes de natal e procura algo criativo, diferente e especial, ou simplesmente gosta de passar um bom fim de tarde, descobrir um novo espaço, ver uma exposição, ouvir um concerto ou beber um copo de vinho.”

O novo espaço é a Câmara Ambígua, em Matosinhos (Roberto Ivens, 277). O concerto é com os Sweet Ketchfunk (19h).





DOMINGO

Professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Galopim de Carvalho é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2013, que lhe vai ser entregue no próximo domingo – Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica – no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.





Teatro, performances, vídeos, exposições e conversas são algumas das áreas que compõem a segunda edição do MEXE, Encontro de Arte e Comunidade, que está a decorrer na cidade do Porto até ao próximo domingo.





Está já na reta final a 37ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação (Cinanima), que decorre em Espinho até ao dia 17 de novembro. Em competição estão cerca de 70 filmes, dos quais 52 são estreias nacionais e dez são mundiais.





15, 6ª FEIRA. A Fundação de Serralves, no Porto, acolhe o seminário “Cultura 2020: Capital Criativo, Capital Humano e Capital Social”.

16, SÁBADO. O primeiro volume de “Perturbações da Personalidade Narcísica e Sexualidade”, de Patrícia Ribeiro, vai ser apresentado, às 17 horas, no Salão Nobre da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.





25.NOVEMBRO

A primeira edição das Jornadas Contra a Violência Doméstica, promovidas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), vai decorrer na Escola de Direito da Universidade do Minho (Braga), no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.





A próxima edição do Bairro dos Livros tem como tema “Ler é uma Lenda” e propõe um conjunto de atividades para descobrir o Porto antigo através da imaginação e da História.





ATÉ 15.DEZEMBRO

No Edifício AXA (Avenida dos Aliados, Porto) está patente até 15 de dezembro a exposição Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves. Trata-se de uma mostra composta por diversas peças criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, produzida pela Fundação de Serralves e comissariada por Ricardo Nicolau.





Cumpre-se hoje, 31 de outubro, mais um aniversário do nascimento do poeta brasileiro – e um dos maiores da lusofonia – Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Assinalando a efeméride, o Instituto Moreira Salles “declarou” em 2011 o Dia Drummond, tendo como objetivo integrar a data no calendário cultural brasileiro.

Este ano, para comemorar o Dia D, o instituo disponibiliza o roteiro de leitura "Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade" [pedidos através de priscila.oliveira@ims.com.br]. Elaborado por Eucanaã Ferraz, o roteiro pode ser lido e interpretado em qualquer lugar, bastando quatro leitores. Não sendo possível disponibilizar o roteiro em tempo útil, a PÁGINA associa-se ao Dia D sugerindo o visionamento de dois curtos vídeos evocativos, produzidos também pelo IMS.





MISSAS CANTADAS. A Casa da Música apresenta “Missas Cantadas”, um espetáculo inédito que assinala os 250 anos da Torre dos Clérigos e vai ser interpretado pela Orquestra Sinfónica e pelo Coro da Casa da Música. O concerto, que vai ter lugar na Sala Suggia (21 horas), tem direção musical de André Martins para obras de Marcos Portugal e David Pérez.

EXPERIMENTUM MUNDI. A 30 de março, artífices portuenses levaram ao palco da Casa da Música “Experimentum Mundi”, orientados pelo maestro Giorgio Battistelli. Desse projeto nasceu uma exposição de fotografia de José Miguel Nogueira, que está patente no Mercado do Bom Sucesso até ao dia 1 de novembro.





31 OUTUBRO

A Profedições tem o prazer de convidar para o lançamento do livro “Equidade e Educação Inclusiva” da autoria do Prof. Doutor David Rodrigues.  Este lançamento terá lugar na Aula Magna do Instituto Piaget de Almada no dia 31 de Outubro pelas 17h00.  A apresentação do livro será feita pelo Prof. Doutor António Nóvoa, autor do prefácio do livro.





18-19.OUTUBRO

A sexta edição do Festival Internacional de Vídeo Universitário (U.Frame) vai decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Palácio de Cristal). A iniciativa é promovida pela Universidade do Porto em parceria com as congéneres da Corunha, do Texas e Metodista de S. Paulo.

Durante as manhãs vão ter lugar dois workshops, um de “crowdfunding” e outro de “webmarketing”, enquanto à tarde vão ser exibidos os 39 filmes em competição: 17 de ficção, dez de animação, nove documentários e três de cinema experimental, realizados em Portugal, Estados Unidos, Malásia, Estónia e Israel.





No próximo domingo, a Casa da Música vai ser palco do concerto comemorativo do 26º aniversário da Associação José Afonso (AJA). Enquanto Há Força é um tributo ao autor de “Grândola Vila Morena” e conta com a participação, entre outros, da cantora galega Uxía e dos portugueses Francisco Fanhais, João Afonso, João Lóio, Manuel Freire e Rui Pato.





Gregory Porter, European Jazz Orchestra e Django Bates Trio são algumas das propostas em cartaz do Outono em Jazz, que vai decorrer na Casa da Música entre 11 e 13 de outubro. É a primeira edição deste festival, que pretende mostrar o que de melhor se vai fazendo nas áreas do jazz e do blues.





SÁBADO, 12.OUT

A Academia Contemporânea do Espetáculo (Escola de Artes e Teatro do Bolhão) e a 1ª Avenida (Porto Lazer) apresentam no próximo sábado,fAXAda para Obras, um espetáculo de rua que vai decorrer na Avenida dos Aliados, Praça General Humberto Delgado e fachada do Edifício AXA.





A XX edição do Porto de Encontro – ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora – vai apresentar o mais recente livro de Valter Hugo Mãe, no dia 10 de outubro. A sessão, que vai ter lugar na Casa da Música (21h30), conta com as participações Paula Moura Pinheiro, Ana Deus, Ricardo Serrano e Paula Miranda. A entrada é gratuita.





DOMINGO, 06.OUTUBRO

A Fundação de Serralves, no Porto, celebra a chegada do outono com uma série de atividades dirigidas às famílias. No próximo domingo (10h-19h), a quinta edição da Festa do Outono vai reavivar tradições e costumes e revivê-los no contexto contemporâneo da arte e da paisagem. A entrada é gratuita.





ATÉ 27.OUT

São mais de 500 mil livros com descontos que podem chegar aos 80 por cento. Desde ontem e ao longo do mês, o Pavilhão Rosa Mota/Palácio de Cristal acolhe a terceira edição da Porto Book Stock Fair, que conta com obras de 150 editoras a preços acessíveis: banda desenhada, poesia, romance, literatura infantil, juvenil e de muitas outras áreas, como o turismo ou o desporto.





SÁBADO, 05.OUT

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) promove no dia 5 de outubro, em Lisboa, uma sessão pública para assinalar o Dia Mundial dos Professores.





SÁBADO, 05.OUT

No Palácio das Artes [Largo de S. Domingos, Porto] decorre no próximo sábado a 40ª Feira Franca – a iniciativa da Fábrica de Talentos é uma mostra e venda de trabalhos de jovens criadores de várias áreas artísticas.





14.SET – 31.OUT

A Galeria Porto Oriental apresenta uma exposição de ilustrações de Manuela Bacelar. Estão patentes ilustrações realizadas no âmbito de obras específicas e criações livres da artista, uma referência da ilustração contemporânea. Vai também ser lançada uma serigrafia especial da autora, em parceria com o Centro Português de Serigrafia.





13-15-17.SET

A Casa da Música apresenta na sexta-feira, 13 de setembro, o Concerto para Violino e Orquestra, de Mendelssohn, com a estreia de Augustin Hadelich na sala portuense. O espetáculo está marcado para as 21 horas.





4ª FEIRA, 11.SET | 18.30

“Análise profunda, pensamento original e propostas mobilizadoras” – é a leitura que o economista e catedrático José Reis faz de A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes (Tinta da China), que vai ser lançado na Cooperativa Árvore, no Porto.





A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arouca vai receber 41 filmes de nove países em competição pela conquista dos prémios Lousanas categorias de documentário, ficção, videoclip, animação e experimental.





A PARTIR DE 06.SET

Até dezembro, a Casa da Música vai apresentar uma programação recheada com grandes nomes da cena jazz nacional e internacional. Já esta sexta-feira, Kurt Rosenwinkel (foto) e a Orquestra Jazz de Matosinhos protagonizam um concerto com entrada livre (Avenida dos Aliados, 21h30).





SÁBADO, 07.SET

O Museu de Marionetas do Porto agendou para sábado uma visita guiada a partir das 16 horas: ao longo de cerca de uma hora, é possível viajar pela história e pelos momentos marcantes dos 25 anos do Teatro de Marionetas do Porto (TMP) pela voz dos atores da companhia. Os participantes vão ainda visitar as exposições “O Segredo das Nuvens” (marionetas, cenários e objetos de seis peças encenadas por João Paulo Seara Cardoso) e “MIM”, que resulta da experiência de Júlio Vanzeler enquanto colaborador do TMP. Para participar nesta visita é necessária marcação prévia [222 083 341].





De 25 de setembro a 13 de outubro, vai haver “Comida” na Casa do Vinho Verde, no Porto. Trata-se de uma criação do Teatro Bruto, com texto original de Valter Hugo Mãe e encenação de Ana Luena.





1 DE SETEMBRO

Entre as 15 horas e a meia-noite, o espaço do Queimódromo, no Parque da Cidade, vai acolher o Happy Holi - O Festival das Cores, que junta cor, música, dança e muita animação.





Aos domingos, a Fundação de Serralves abre as portas às famílias e, além das ações que proporciona, entre passeios e exposições, tem preparadas várias atividades, que em setembro vão promover experiências diferentes e divertidas.





A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) vai desenvolver o projeto ABC Justiça de 1 de setembro até 31 de agosto do próximo ano. Um projeto que, segundo a APAV, pretende promover a “transparência do sistema português de justiça penal, através da disseminação, entre jovens, de informação acerca dos aspectos principais do funcionamento deste sistema”.





O programa que assinala as comemorações vai decorrer, na sua maioria, entre os dias 4 e 6 de outubro. Nesses dias vão decorrer atividades de entrada gratuita em vários locais da Culturgest.





22-31 DE AGOSTO

Os jardins da Avenida Júlio Graça vão acolher entre 22 e 31 de agosto a 16ª edição da Feira de Gastronomia de Vila do Conde, que este ano reúne mais de 60 stands de todo o país: bolos, biscoitos, doces conventuais, pão, mel, queijos, enchidos e carnes de fumeiro, azeite, licores e vinho, são alguns dos produtos dos mais variados locais que é possível encontrar no certame.





ATÉ 11 DE AGOSTO

São 30 as áreas temáticas da Viagem Medieval ao reinado de Afonso II, em Santa Maria da Feira. Mais a norte, em Vila do Conde, são cerca de duas centenas os artesãos que participam na Feira Nacional de Artesanato. 





Com a chegada de agosto, o Cinema Fora do Sítio regressou ao Porto, com a exibição de filmes em vários espaços ao ar livre da cidade. Depois de “O Grande Gatsby” e “Argo”, no dia 10 vai ser exibido “Os Estagiários” (foto), no Jardim do Passeio Alegre, e no dia 11, na gruta do Palácio de Cristal, “A Noite dos Mortos Vivos”.





Com a chegada de agosto, renovam-se as celebrações intercélticas em pleno coração do planalto mirandês. Com a habitual organização da produtora Sons da Terra, o Festival Intercéltico de Sendim decorre nos próximos dias 2, 3 e 4.

A grande novidade da edição deste ano é a estreia de representantes do País de Gales (Jamie Smith’s Mabon) e do Japão (Harmonica Creams), ambos com concertos marcados para a noite de sexta-feira, no Parque das Eiras, onde os Andarilhos (Baião) terão honras de abertura (22h30).

No sábado, a noite começa outra vez em português, com os Canto d’Aqui (Braga). Seguem-se a representação das terras leonesas (Antubel) e, a fechar (00h30) a prestigiada gaiteira galega Susana Seivane (foto).





De 26 a 28 de julho, o Ateneu Comercial do Porto vai acolher a iniciativa Um Porto de Contos - Encontro Internacional de Narração Oral, que vai juntar narradores de renome nacional e internacional na arte de contar histórias.





Até 28 de setembro, a Casa da Música apresenta no torreão do Edifício AXA (Avenida dos Aliados, Porto) os concertos acusmáticos. Trata-se de uma experiência acústica e musical que permite ao visitante desfrutar de algumas peças que fazem parte da história da música eletrónica num cenário pouco habitual.





ATÉ 27.JULHO

Um pequeno cabaret familiar, de qualidade duvidosa, e uma trupe que gere as suas vidas tal como o negócio que mantém. Marlène, figura misteriosa, desaparece no momento de começar o espetáculo: estará morta? quem a terá matado? como continuar o show sem a sua presença?





11-13 DE JULHO

“Escola, Cidadania e Estatuto do Aluno: Olhares e Experiências Plurais” é o tema do VIII Curso de Verão (Círculo de Saberes 2013) promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho, a decorrer de 11 a 13 de julho.





5ª FEIRA, 21h30

Termina amanhã, 11 de julho, o ciclo de conferências “O Imaterial 2 - Cidadãos, Instituições, Fronteiras e Capitais”, promovido pela Fundação de Serralves e comissariado por Artur Castro Neves.





12-28 DE JULHO

O Porto não teve este ano a sua Feira do Livro, mas, entre 12-28 de julho, a Avenida dos Aliados vai ser palco de Letras na Avenida, que vai contar com a participação de várias livrarias e outras entidades. O programa é bastante diversificado e conta não só com venda de livros, mas também com diversas expressões artísticas, designadamente cinema de animação e documental, marionetas e performances poéticas e musicais. Uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, tertúlias, encontros com autores, e o espetáculo musical “A Desdita”, com poesia cantada de Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner e José Afonso, fazem também parte da programação.





SEXTA-FEIRA E SÁBADO

Berrogüetto (Galiza), Kepa Junkera (País Basco), Searson (Canadá), Four Man and a Dog (Irlanda), Uxu Kalhus e Galandum Galundaina (Portugal) – seis concertos distribuídos por duas noites, tendo como pano de fundo a geografia cultural ibérica e anglo-saxónica: eis o menu do primeiro Douro Celtic Fest, com que os promotores (Sons da Terra, Actos Management, Câmara Municipal de Gaia) pretendem festejar a música folk de raiz céltica. O palco será o Largo de Aviz, na Serra do Pilar, a partir das 21h30.





No âmbito das 5as à Noite no Museu, o Museu Nacional Soares dos Reis apresenta hoje, 4 de julho, uma mostra de cinema de animação: “Um dia todos nós fomos crianças”, “Corações de pano”, “Anda aqui bruxedo”, “A nossa vida podia dar um filme” e “As festas de Nossa Senhora do Ó” são os filmes a exibir e contam histórias da cidade e dos seus habitantes.





Cerca de cinco mil jovens, dos 11 aos 17 anos, vão ocupar ao longo do mês de julho as salas de aula e os laboratórios da Universidade do Porto. Trata-se de uma iniciativa que vai já na nona edição e que pretende mostrar aos jovens o ambiente universitário.





O núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental vai realizar um concerto solidário no dia 14 de julho. A partir das 14 horas, diversos artistas vão estar presentes no Parque da Ponte de São João, revertendo o custo das entradas (três euros) a favor da associação.





INICIATIVA REPETE-SE NO SÁBADO

Este ano não houve Feira do Livro do Porto, mas os escritores marcaram presença numa iniciativa intitulada Não Há Feira, Mas Há Escritores, que decorreu no sábado passado. Uma ação simbólica de protesto e de resistência que volta a reunir autores e leitores nas esplanadas da Praça da Liberdade no próximo sábado, dia 29. Estão previstas as presenças de Fernando Alvim, Germano Silva, Inês Botelho, Ivo Machado, Joel Cleto, Julieta Monginho, Manuel Jorge Marmelo, Marco Mendes, Miguel Carvalho, Miguel Miranda, Nuno Camarneiro, Rui Vieira, Sónia Cravo, Valdemar Cruz e Valter Hugo Mãe.





Leopardos, rinocerontes, zebras, tigres… São alguns dos animais selvagens que ocupam a Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre). A exposição “Animais de Museu”, organizada pela Universidade do Porto, junta mais de 100 exemplares oriundos de todos os continentes e vai estar patente até 18 de novembro.





A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove nos dias 23 e 24 de setembro, na Fundação Gulbenkian, um seminário sobre O Direito das Vítimas de Crime à Informação.





Na quinta-feira, 13 de junho, a partir das 21 horas, o Café Ceuta [Rua de Ceuta, 26 - Porto] vai ser palco para um tributo a Stéphane Grappelli e Toots Thielemans.





HOJE

Hoje, 11 de junho, às 21 horas, vai decorrer no Colégio dos Salesianos do Porto [Largo Baltazar Guedes, ao cemitério do Prado do Repouso] uma homenagem ao escritor-poeta-jornalista Manuel António Pina.





29.MAIO A 10.JUNHO

À 36ª edição, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica vai decorrer em vários espaços do Porto sem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Valeu que a brasileira Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) decidiu colmatar esta “ausência” nacional, apoiando o FITEI no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. E assim, o festival vai registar a presença de 11 companhias brasileiras (num total de 14) – segundo Mário Moutinho, “chegou a ponderar-se se isto deveria ser apresentado como um festival ou como uma mostra de teatro brasileiro”... “Vai ser um festival de resistência”, esclarece o diretor artístico do FITEI.





SEXTA-FEIRA, 24

O Coro e Orquestra Mi Alegro, da EB2,3 Maria Manuela de Sá (S. Mamede de Infesta), atua no dia 24 de maio, às 21 horas, na Casa-Museu Abel Salazar. O concerto está inserido no programa “Ideias à Volta do Espaço”, que abraça áreas como a poesia, a música, a escultura e a fotografia, entre outros, e vai ser dirigido pela maestrina Ana Maria Seixas.





PRÓXIMO SÁBADO

18 de maio é o Dia Internacional do Museus. Ao longo do fim de semana, um pouco por todo o país, a data é celebrada com diversas iniciativas, que passam por visitas guiadas aos espaços, exposições ou oficinas.





A Fundação de Serralves promove na segunda-feira, 20 de maio, o seminário Biblioteca do Futuro / Futuro da Biblioteca? O objetivo é refletir sobre o papel das bibliotecas, a continuidade dos serviços prestados e os novos conteúdos a disponibilizar. Para o debate foram convidados o escritor Gonçalo M. Tavares, o professor Luís Amaral, o bibliotecário Rolf Hapel e o artista Samuel Silva.





14.maio - 06.junho

A Federação Nacional dos Professores inicia amanhã uma campanha nacional em defesa da Escola Pública, tendo como lema A Escola Pública é de Todos. Vamos Defendê-la! Escola de qualidade para todos, gratuita, inclusiva e democrática, é uma ideia antiga no discurso reivindicativo da Fenprof.

Nesta perspetiva, entre 14 de maio e 6 de junho, uma caravana vai percorrer o país (continente e regiões autónomas), parando em todos os distritos para afirmação junto da opinião pública desses valores.





SEXTA-FEIRA, 10.MAIO

“Não recordo há quanto tempo não atuo em Viana do Castelo... Assim sendo, voltar é como a primeira vez, e quero partilhar isso convosco. Amanhã estou aí. Vão as violas, a minha música e as minhas canções – que são vossas, também”. O convite é do próprio, e quem quiser partilhar asBraguesas, Beiroas e Outras Amantes com Fernando Tordo só tem de deslocar-se ao Eventos Caffe, junto ao Teatro Sá de Miranda, no coração de Viana do Castelo. A função começa às 22 horas, mas é aconselhável adquirir bilhete (10€) antecipadamente – a lotação é limitada, avisa a promoção...





sexta-feira, 10.maio

A Cooperativa Árvore, no Porto, vai homenagear o escultor José Rodrigues (um dos seus fundadores) com a exposição José Rodrigues: Anos 60/Anos 70 - Desenho e Escultura. A mostra, que pode ser visitada de 10 de maio a 8 de junho, revela diversas facetas do escultor e insere-se no programa comemorativo do 50º aniversário da instituição.





Celebrar Rosa Lobato de Faria é o tema do próximo “Serão da Bonjóia” (quinta-feira, 9 de maio). Sobre a escritora, atriz, letrista de canções e apresentadora de televisão, falará Odete Boaventura.





Emerenciano na AMIarte
“O jogo do mundo e as anamorfoses do legível” é o tema da exposição de Emerenciano, patente na Galeria AMIarte, no Porto.

Seara Nova na Reitoria da UP
A Seara Nova, uma das mais antigas revistas de intervenção cívica, cultural e política, está a celebrar 90 anos de existência e a data é assinalada com uma exposição retrospetiva na Reitoria da Universidade do Porto.

Alberto Carneiro em Serralves
“Alberto Carneiro: Arte Vida / Vida Arte - Revelações de Energias e Movimentos da Matéria” é tema da exposição, concebida especificamente para os espaços de Serralves e composta maioritariamente por obras inéditas, criadas a partir de raízes e troncos de laranjeiras, oliveiras, bambus e vides, acompanhadas de vidros ou espelhos com textos.





6ª FEIRA E SÁBADO

É a primeira vez, em Portugal, que um grupo da rede social organiza um festival de música. Vai decorrer no Hard Club (Porto) e reúne o talento de alguns dos seus membros.





17.ABRIL Relações amorosas e redes sociais em debate

ATÉ 18.ABRIL “Nem todas as linhas são paralelas” 

18.ABRIL “Motores de Crescimento na Zona Euro”





O XXVII Encontro Galego-Português de Educadores Pela Paz vai decorrer em Viana do Bolo (Ourense) nos dias 26, 27 e 28 de abril. Dirigido a educadores e professores de todos os níveis, vai contar com mesas-redondas, apresentações, colóquios e outras atividades dedicadas àEducação Emocional no contexto da Educação para a Paz.





hoje, 12.abril

O Cineclube do Porto celebra hoje, 12 de abril, o seu 68º aniversário. A instituição, que guarda décadas de histórias, filmes, livros e imagens, que contribuíram para a História do Cinema português, agendou para esta noite um jantar de aniversário, com recolha de fundos para tratar e organizar o acervo que construiu ao longo dos anos, de forma a disponibilizar ao público uma das bibliotecas de cinema de referência em Portugal – uma meta que está orçada em 20 mil euros.





sábado, 13.abril

Após um ano de iniciativas gratuitas para promover a leitura e celebrar o livro, com os livreiros da Baixa do Porto, o Bairro dos Livros comemora o primeiro aniversário no sábado, 13 de abril, com diversas atividades, culminando com uma festa na Casa Jardim do Pólo das Indústrias Criativas da Universidade do Porto.





9 A 13 DE ABRIL

A Federação Nacional dos Professores vai promover, durante a próxima semana, uma auscultação dos professores e educadores sobre as suas preocupações, os objetivos de luta que consideram prioritários e as formas de intervenção mais adequadas e para as quais estão mais disponíveis.





O CRESCIMENTO DA NOVA ECONOMIA

CULTURA E INVESTIGAÇÃO: QUE DESAFIOS?





SÁBADO, 30.MARÇO

Os sons e os ritmos do martelo a calcetar e do sapateiro a aplicar solas conjugam-se com a confeção da massa pasteleira e o amolar de facas...

Assim é Experimentum Mundi, ópera imaginística do italiano Giorgio Battistelli, que sobe amanhã (21h30) ao palco da Casa da Música, no Porto. A obra, que já teve mais de 400 representações em todo o mundo, aproveita os sons do trabalho manual, homenageando artes e ofícios que a sociedade tende a esquecer ou desvalorizar.





3ª FEIRA, 02.ABRIL

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) promove, no dia 2 de abril, um encontro/debate sobre A Educação e os Imperativos Constitucionais. Dirigida a docentes e investigadores, a iniciativa tem a participação de representantes dos partidos com assento parlamentar.





DARIO FO

Em tempos, o Poder resolveu aplicar a intolerância aos atores, expulsando-os. Hoje, os atores e as companhias de teatro têm dificuldades em encontrar praças ou espaços ao ar livre, teatros e público. Tudo por causa da crise.





Assinalando o Dia Mundial do Teatro (27 de março), o Ensemble - Sociedade de Actores leva amanhã ao palco do Teatro Municipal de Vila Real (22h) O Doente Imaginário, de





UNIV. MINHO: 25-27 DE MARÇO

“Às ciências sociais e às ciências da Educação pedem-se contributos vários de investigação, produção de conhecimento, reflexão e intervenção social e profissional, numa atitude de vigilância crítica permanente sobre a natureza e os sentidos das transformações que se vêm operando nas sociedades contemporâneas”.

É nesta perspetiva que, de hoje (25) até quarta-feira (27), decorrem na Universidade do Minho, em paralelo, o I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação e o III Encontro de Sociologia da Educação, tendo como tema O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias.





Em Serralves, estão a decorrer diversas oficinas para crianças dos 4 aos 12 anos, promovendo o contacto com a arte e a natureza.

Na semana de 25 a 28 de março, os mais pequenos podem descobrir Serralves, experimentar os sabores da Páscoa ou dar asas à criatividade. Para crianças dos 4 aos 6 anos, vão decorrer as oficinas “Serralves numa caixa” (9h30-12h30), durante a qual os miúdos vão explorar o espaço, e “Casa da Dona Ervilha” (14h-17h), com jogos e a criação de uma mini-estufa.





21 POETAS + 1 NA TROFA
Na Casa da Cultura está patente até 30 de março a exposição Vinte e Um Poetas Mais Um, de Avelino Leite.

PINTURA DE RUI PIMENTEL
Até 29 de março, está patente na Casa-Museu Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, uma exposição de pintura de Rui Pimentel.





Mais informações através do 222 089 007

O Teatro Portátil, em coprodução com os Numa Norma e o Teatro Bisturi, está a percorrer a região Norte do país, apresentando vários espetáculos. “Teatro às Três Pancadas” é a peça dirigida à Educação Pré-Escolar e ao 1º Ciclo – tendo por base textos de António Torrado, e com coordenação de António Júlio, participam no espetáculo Beatriz Frutuoso, Daniela Marques, Edi Gaspar, Élio Ferreira e Maria Teresa Barbosa, da companhia Numa Norma.





“Graffiti: uma questão de (p)arte?” é o tema da tertúlia promovida pela EAPN Portugal, a Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal, no âmbito do projeto “Violence in Transit”, a ter lugar a 21 de março.





08-30 DE ABRIL

A companhia de teatro Seiva Trupe vai apresentar, em abril, um espetáculo que pretende dar a conhecer Fernando Pessoa e os seus heterónimos ao público mais jovem – em Pessoas, de Ricardo Barceló, o poeta dialoga com Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares





HOJE E AMANHÃ

Espetáculo especialmente concebido para estudantes de Língua Portuguesa, Madalena é uma produção Ensemble - Sociedade de Actores a partir de «Frei Luís de Sousa», de Almeida Garrett. Ao palco sobem Emília Silvestre, Jorge Pinto, Teresa Coimbra, Marcelo Rúben Aires, Pedro Lamares, Ricardo Pinto, António Parra, André Idalino e Daniel Silva. Com encenação de Jorge Pinto, música de Ricardo Pinto e figurinos de Cátia Barros,Madalena terá duas apresentações na Casa das Artes de Famalicão: hoje (14), às 15 horas, e amanhã (15), às 21h30.





A 10ª edição do Bairro dos Livros (sábado, 9 de março) centra-se em Manuel António Pina. Agentes culturais, grupos de teatro, coletivos poéticos, escritores, livreiros, músicos e cidadãos anónimos vão realizar um desfile de homenagem ao poeta e escritor. O desfile parte da Torre dos Clérigos (15h) e termina na Associação de Jornalistas e Homens de Letras.





O espetáculo sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre nos dias 7 e 8 de março, às 10h30 e às 15 horas, para grupos escolares dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, e nos dias 9 e 10 de março, às 16 horas, para o público geral.





A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Instituto Superior de Ciências Políticas e Segurança Interna (ISCPSI) promovem a 17 de março a 10ª edição da Corrida da Solidariedade e a Marcha das Famílias, que vão decorrer entre Alcântara e Belém, em Lisboa. A iniciativa tem como lema “Correr para Proteger” e pretende incentivar a população à prática do desporto para combater o sedentarismo e ainda aproximar a comunidade de entidades como a Polícia de Segurança Pública e o ISCPSI.





O ciclo de conferências “Tríptico”, comissariado por Paulo Cunha e Silva, prossegue até 15 de março, envolvendo três museus, nove obras e 27 personalidades de diferentes áreas. Depois de na primeira semana ter estado em foco a Luz, na segunda semana (6, 7 e 8 de março) o tema é o Corpo e na terceira semana (13, 14 e 15 de março) é a Morte.





Uma performance acústica da fadista Carminho vai marcar o fim de semana de encerramento da exposição de Julião Sarmento no Museu de Serralves – hoje, 2 de março, às 18 horas (acesso gratuito, sujeito à lotação do espaço).





O Teatro Rivoli acolhe a 33ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que se prolonga até 10 de março. A secção competitiva começa sexta-feira, 1 de março, mas o certame já está a decorrer desde a última semana de fevereiro, com as secções “Fantas Previews” e “Fantas em Curtas”.





Cinco olhares redescobriram a cidade do Porto e, através de 60 fotos, mostram a sua singularidade/multiplicidade numa exposição que, entre fevereiro e março, vai estar patente em vários espaços da cidade: Casa da Música, Café Cultural, Universidade Católica do Porto, Breyner 85, Hard Club, Contagiarte, Maus Hábitos e Bar do Mundo.





Até 17 de fevereiro está patente no Museu da Água de Coimbra a exposição “dei por mim a brincar…” – uma mostra de desenhos de pequeno formato da autoria de Teresa Gonçalves Lobo. A exposição tem uma vertente de responsabilidade social, pelo que 15 por cento das vendas dos trabalhos revertem para o Ninho dos Pequenitos, uma entidade criada há 80 anos e que atualmente cuida de 15 crianças até aos seis anos de idade.





A Casa-Museu Abel Salazar inaugura na próxima sexta-feira, 8 de fevereiro, pelas 18 horas, a exposição “Arquitectura e Património”. A mostra de António E. Teixeira Lopes, Pedro M. Xavier Gomes, Carlos F. Pedrosa e Ana Vale vai estar patente até ao dia 22.





O amor vai andar no Bairro dos Livros, cuja próxima edição tem como tema “Ler é um Romance”. No sábado, 9 de fevereiro, as livrarias da Baixa do Porto antecipam o Dia dos Namorados e vão surpreender os visitantes com a leitura encenada de diálogos românticos de diversos clássicos da Literatura. Os livreiros vão ainda fazer descontos especiais em obras selecionadas.





18-22 DE FEVEREIRO

“Vamos cobrir de luto as escolas. Estamos de luto por aquilo que estão a fazer ao país”. Palavras de Mário Nogueira, anunciando a próxima ação de luta dos docentes e investigadores portugueses, convocada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).





Fevereiro é mês de teatro, dança e música no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. No próximo sábado, dia 2, às 22 horas, sobe ao palco “Porto S. Bento”, com encenação de Nuno Cardoso – estação de partidas e chegadas onde os viajantes e as histórias se confundem, nesta peça, três intérpretes vão contracenar com moradores do Centro Histórico do Porto.





24 de janeiro a 23 de março

A galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, acolhe a partir de hoje (24 de janeiro) a exposição de fotografia “Olha” – a mostra é o resultado de uma colaboração de Valter Vinagre com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e reúne um conjunto de trabalhos que retratam o universo das vítimas de crime. A exposição vai ficar patente até 23 de março e pode ser visitada de terça a sexta-feira (10-18h) e ao fim de semana (14-18h).





25 de janeiro a 9 de março

O Espaço João Pedro Rodrigues, no Porto, inaugura amanhã (25 de janeiro), às 21h30, uma exposição de pintura de Martinho Dias. Natural da Trofa, o pintor está representado em vários catálogos internacionais e no ano passado representou Portugal no 10º Simpósio Artístico Internacional, em Saarbrucken (Alemanha). A mostra vai ficar patente até 9 de março e pode ser visitada de terça-feira a sábado (15-19h). 





10 de fevereiro

O Tempo Livre - Centro Comunitário de Desporto e Tempos Livres e a Juventude Pacense vão apresentar “A Princesa e o Sapo” no Multiusos de Guimarães (10 de fevereiro, às 16 horas). O elenco é composto por alunos de patinagem da Juventude Pacense e a abertura do espetáculo estará a cargo da Academia de Patinagem de Guimarães. Mais informações em www.tempolivre.pt.





O espaço Arquivo, no Porto, apresenta a partir de amanhã, 24 de janeiro, “Trans-Mutação”, reunindo trabalhos de Jorge Ramos, Olga Noronha e R. Brito. A exposição leva o observador a um palco figurativo, onde a vivência do corpo é transformada em sensibilidade. A mostra vai estar patente até 24 de março. Mais informações em www.arquivo.co.pt.





No dia 3 de fevereiro é inaugurado o Museu das Marionetas do Porto (Rua das Flores, 22), onde vão estar expostos cenários, adereços e marionetas que contam a história do Teatro de Marionetas do Porto – o espaço vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 11 às 18 horas (visitas guiadas requerem marcação, através do telefone 222 083 341 ou do mail teatro@marionetasdoporto.pt). A iniciativa enquadra-se na comemoração dos 25 anos do TMP, que inclui a possibilidade de (re)ver alguns dos espetáculos de referência da companhia.





Depois da Cultura, Guimarães é agora Capital Europeia do Desporto. A cerimónia de abertura acontece já este sábado, 19 de janeiro, às 18h30, no Pavilhão Multiusos, e ao longo de um ano a cidade pretende realizar mais de uma centena de eventos, estudos e programas.





19 de janeiro

Dia de inaugurações simultâneas nas galerias do quarteirão Miguel Bombarda-Breiner (Porto), no sábado, dia 19, a Loja Museu (Rua do Breiner, 32) apresenta “Sorrisos de Criança”, de Carla Oliveira de Sousa – um álbum fotográfico que retrata momentos do projeto Eco Family, de apoio à Associação de Defesa dos Direitos Humanos, uma organização não-governamental portuguesa com uma missão humanitária em Wanalea (Quénia, na foto).





“A Magia da Matemática” é um espetáculo pedagógico, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, que a companhia profissional Teatro EDUCA tem disponível para deslocação a estabelecimentos de ensino de todo o país.





Até 3 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe a exposição “Do Chão: projétil” – projeto artístico participativo, a partir da obra de Robert Morris, promovido pela Fundação de Serralves e pela Câmara Municipal do Porto. A mostra revela os resultados de uma ação de dois dias intensivos, durante os quais o artista plástico Samuel Silva e o ator e encenador Tó Maia trabalharam com um grupo de pessoas sobre o corpo, o espaço, o movimento e as coisas.





2013 começa, na Casa da Música (Porto), com um programa que inclui jazz, música clássica e do mundo.





DE FEVEREIRO A MAIO NO TCA (PORTO)

O Teatro do Campo Alegre vai apresentar entre fevereiro e maio vários espetáculos dirigidos a grupos escolares, da Educação Pré-Escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico.





Além das habituais exposições, a Fundação de Serralves propõe oficinas para famílias (fins de semana) e, até dia 28, oficinas sazonais para crianças e jovens (4-12 anos), onde é possível pintar com a natureza, descobrir essências, contar histórias com imagens, construir um brinquedo original ou viver uma aventura científica.





Segunda-feira a sábado, entre as 10h-18h

A Fundação AMI (Assistência Médica Internacional) está a promover uma venda de Natal com produtos solidários: brinquedos, roupa, calçado, carteiras, marroquinaria e bijuteria são alguns dos produtos disponíveis. Os produtos foram doados por várias empresas e as receitas revertem a favor dos projetos humanitários da AMI. A venda funciona de segunda-feira a sábado, entre as 10h-18h, na Fundação Dr. Luís de Araújo (Praça de Carlos Alberto).





inscrições até 27.nov

O Laboratório de Reabilitação Psicossocial vai realizar a 7 de dezembro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o seminário “Família, doença mental e reabilitação psicossocial: perspetivas e abordagens”. A iniciativa é dirigida a estudantes e profissionais que atuam na área da reabilitação psicossocial e da saúde mental. As inscrições, limitadas a 125 participantes, terminam a 27 de novembro e podem ser feitas através de e-mail para eventoslabrp@fpce.up.pt. O custo da inscrição é de 7,5€ para estudantes e 15€ para profissionais.





prémio casino da póvoa 2012

Na Cooperativa Árvore (Porto) está patente até ao dia 1 de dezembro uma mostra de desenhos e telas temáticas de Júlio Pomar. Intitulada “Atirar a albarda ao ar”, a exposição decorre no sequência da atribuição do Prémio de Artes Casino da Póvoa 2012, que distinguiu o artista plástico e lhe vai ser entregue a 24 de novembro.





24.outubro - 04.novembro

O Teatro Bruto apresenta “Na Hora Errada”, até 4 de novembro na Fábrica Social (Alto da Fontinha, Porto): de 4ª feira a domingo, às 22 horas. O ingresso custa 7€.





25.outubro

O Centro de Ciência do Europarque (Santa Maria da Feira) programou para o dia 25 de outubro uma iniciativa que pretende dar a conhecer as atividades a realizar no corrente ano letivo.





Depois de Mário Laginha com Camané (dia 11) e Rodrigo Leão (18), a quinta edição do ciclo Cerveira ao Piano termina na próxima 5ª feira, dia 18, com a atuação do duo Two Pianistas no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira.





A 13ª edição do Festival Intercéltico de Sendim (Miranda do Douro) começa hoje e prolonga-se até domingo, 5 de agosto.





A sétima edição do Byonritmos vai decorrer na praia fluvial da Fraga do Rio (Ovil), em Baião, de 5 a 7 de agosto – três dias de música e dança do mundo, entre natureza, tradição e sustentabilidade. Além de múltiplos concertos, o festival proporciona oficinas de dança, ciência, origami, teatro de papel, pintura e instrumentos musicais.





A 16ª edição da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira começou ontem (2 de agosto) e prolonga-se até ao dia 12. São dez dias de recriações históricas, retratos de um reino ainda jovem e dividido entre cristãos e mouros.









O 34º congresso do Movimento da Escola Moderna vai decorrer (19 a 21 de julho) na Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada.





Na Cooperativa Árvore (Porto) está patente até 4 de agosto a exposição Pintura ou não?, uma mostra organizada no âmbito do mestrado em Estudos Museológicos e Curadoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.





Concluídos três anos de percurso formativo na Academia Contemporânea de Espetáculos - Escola de Artes, os finalistas de Interpretação, Cenografia, Figurinos e Adereços, Luz, Som e Efeitos Cénicos apresentam cinco espetáculos até ao final de julho.





Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, investigador do CIIE da mesma faculdade e colaborador permanente da PÁGINA, é o autor de O Movimento da Educação Nova e a Reinvenção da Escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo (Editorial U.Porto), que será apresentado (18h30) no Auditório da Feira do Livro.





Speed-Dating Literário

A terceira edição do Bairro dos Livros vai decorrer no sábado, dedicado ao tema “Ler é Fixe”. Ao longo do dia, cerca de 30 livrarias e alfarrabistas da Baixa do Porto abrem portas a várias iniciativas, como leitura de poemas e textos, espetáculos de música, oficinas infantis, apresentações de livros e exposições.





Espaço Bruto/Fábrica Social | De quarta-feira a sábado, às 22 horas

Margarida Gonçalves, Pedro Mendonça, Rodrigo Santos e Rui Lima sobem ao palco de quarta-feira a sábado, às 22 horas. O texto é um original de Valter Hugo Mãe, com encenação, cenografia e figurinos de Ana Luena, e resulta de uma co-produção da companhia portuense com a Capital Europeia da Cultura.





No âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, o Sindicato dos Professores do Norte está a promover uma série de iniciativas, a realizar até Novembro em toda a área geográfica onde está implantado.





Até 26 de maio

Até 26 de maio, está patente na Biblioteca Municipal de Ovar a exposição “Aspetos Históricos dos Movimentos Feministas”, que dá conta da evolução do papel da mulher na sociedade, da sua importância no seio da família e no meio profissional e das lutas travadas para a sua emancipação e para a conquista de direitos.





26 a 29 de julho em Coimbra | 1 a 3 de agosto na Guarda

Uma festa intercultural e sem fronteiras é o que pretende ser o MUN’Danças 2012 – Festival de Danças no Mondego, que vai conhecer a sua primeira edição no próximo verão. O evento vai decorrer entre os dias 26-29 de julho, na praia fluvial de Torres do Mondego, em Coimbra, e entre os dias 1-3 de agosto, na praia fluvial de Aldeia Viçosa, na Guarda.





11 de Maio a 30 de Junho 2012 | Casa Museu Adelino Ângelo

Jorge Pimentel é natural de Vimioso e é entre a Terra Fria, o Planalto Mirandês e a raia que encontra as suas mais profundas referências.

“Comprometi-me com o olhar. Afirmei-o que “só” e tal pareceu-me possível, como se o olhar se fizesse assim, independente do ser. Comprometi-me, afinal, com todos os sentidos e todos os sentires, entre fotos e palavras”.

Patente em Vieira do Minho (Casa Museu Adelino Ângelo), Palavras d'Olhar mostra retalhos desse compromisso com o sentir, revelando a sintonia que pensa existir entre o olhar que vê, a alma que sente e a linguagem que verbaliza.





3ª feira a sábado, 21h45 | domingos, 16h

A companhia de teatro Seiva Trupe apresenta Adivinhe Quem Vem Para Rezar. Trata-se de um espetáculo da autoria de Dib Carneiro Neto, com direção e encenação de Júlio Cardoso, e vai estar em cena no Teatro do Campo Alegre, no Porto, até 3 de junho. É uma peça que provoca reflexão, mostrando que o diálogo é necessário. Tem como base o universo masculino, é interpretada por António Reis e Jorge Loureiro. A cenografia tem a assinatura de José Carlos Barros, o desenho de luz é da autoria de Júlio Filipe e o desenho de som está a cargo de José Prata.





3 de maio | 21h30 | Livraria Gato Vadio/Associação Saco de Gatos

“Que género de economia?” é o tema da tertúlia que tem lugar esta noite (3 de maio, 21h30), na livraria Gato Vadio/Associação Saco de Gatos – Rua do Rosário, no Porto. Em debate vão estar, entre outros temas, o impacto das representações de género nos diferentes setores da economia e, nomeadamente, no desemprego e na pobreza, bem como a ascenção a certos cargos profissionais.





3 de Maio | 21h30 | FNAC Gaiashopping





26 e 27 de abril

Os 15 institutos politécnicos portugueses reúnem-se hoje e amanhã em congresso para debater o futuro. O encontro vai ter lugar no Instituto Superior de Engenharia do Porto.





29 de abril - Dia da Solidariedade entre Gerações

2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Neste âmbito, o Ministério da Educação e Ciência incentiva as escolas a celebrarem o Dia da Solidariedade entre Gerações, que se comemora a 29 de abril.





5ª feira, 19 de abril, na Universidade Católica de Lisboa

O 11º congresso da Associação CAIS é dedicado ao tema “Portugal Emigrante - por um não-coagido fluxo migratório”. Um tema preocupante para a instituição, que alerta para o aumento do número de portugueses obrigados a abandonar o país em busca de melhores condições de vida.





O alargamento do acesso à escola e a diversidade das populações que a frequentam colocam novos desafios aos profissionais que nela trabalham, é o tema de um seminário sobre “Diversidade e equidade em educação” que o Conselho Nacional de Educação (CNE) promove dia 17 de abril.





A companhia Ar Quente, de Faro, vai apresentar nos dias 12 e 13 de abril a peça “Phantom Limb” no Espaço Bruto/Fábrica Social - Fundação José Rodrigues, no Porto. Trata-se de uma coprodução da Ar Quente e dos teatros municipais de Portimão e de Faro, com o apoio do Teatro Bruto.





Baseado na lenda de uma das mais reconhecidas personagens da mitologia grega, o Teatro do Bolhão vai repor “Édipo” no auditório da Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto). Estreia a 12 de abril.





Gabinete de Anatomia

Desenhos anatómicos da autoria de Vieira da Silva e de Arpad Szenes e outros da coleção do Museu de Medicina vão ser apresentados na exposição “Gabinete de Anatomia” que estará patente na Casa-Museu Abel Salazar, em S, Mamede de Infesta (Matosinhos), entre 21 de abril e 26 de maio. A mostra, comissariada por Manuel Valente Alves, está dividida em quatro núcleos: Anatomia do Desejo (desenhos de Arpad Szenes)Corpo Fragmentado (desenhos de Vieira da Silva)Cabeça e Corpo Inteiro e Tronco e Membros (desenhos do Museu de Medicina).





A partir das obras de Almada Negreiros e de Fernando Pessoa, o Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, no Porto, apresenta a peça “Por um Dia Claro”. É este sábado dia 17 de março em dois horários:16h e 21h30 e destina-se ao público juvenil.





Exposição de Bruno Gonçalves de 12 a 17 de março.

Concerto Muri Muri, dia 15 às 21h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. As receitas deste evento revertem a favor das Casas Abrigo da UMAR.





“Divulgar projetos de investigação e debater as implicações dos seus resultados para as dinâmicas e práticas educativas, ilustrando assim os contributos da psicologia, nas suas várias especialidades, em contextos educativos”, é o objetivo do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Acontece no Instituto de Educação Universidade do Minho, Campus de Gualtar dias 12 e 13 julho.





A monumentalidade da Serra do Pilar, Património da Humanidade, vai ser mais uma vez palco de momentos musicais inesquecíveis, com as atuações dos Echo & The Bunnymen, Rui Veloso, Manfred Mann e Luís Represas & João Gil. O ciclo “Concertos de Verão – Serra do Pilar” acontece de 29 de junho a 7 de julho, às 22h.





De 20 a 27 de março, sobe ao palco pelas 22h00 “A Morte de um Homem Feio”, no Espaço Bruto/Fábrica Social – Fundação José Rodrigues [Rua da Fábrica Social (Zona da Fontinha) Porto].





O problema matemático da afinação musical abordado em mais uma “Tardes de Matemática”. Dia 3 de março, às 15h30, na Fundação João Jacinto Magalhães, em Aveiro.





A proposta é aliciante e condiz com o tempo de verão atípico da estação em que estamos: um passeio pelas Aldeias de Xisto de 10 a 11 de Março, organizado pela associação desportiva Javsport. Fica a promessa de um fim-de-semana em beleza nesta aventura de dificuldade média, pela Serra da Lousã, pelos seus trilhos e aldeias e pelos sabores únicos da sua Gastronomia. A inscrição deve ser feita até dia 28 de fevereiro.





Desenvolvido a partir da obra homónima da pintora Graça Morais, “Terra Quente, Terra Fria” é o novo trabalho coreográfico de Joana Providência que o Theatro Circo recebe a 2 de Março, 21h30. De todo este processo resulta ainda a oficina “Uma Dança Com Pintura Lá Dentro” que decorre no Theatro Circo a 28 e 29 de Fevereiro, destinando-se o primeiro dos dias a escolas de dança e profissionais da área e o segundo a professores das escolas de ensino regulares.





Trata-se de uma actividade para divulgar vários temas relacionados com as Ciências do Espaço: “Pai, vou ao espaço e já volto!” é a nova proposta da  Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro destinada a crianças dos oito aos 12 anos.





Até Junho de 2012, uma semana por mês, Serralves e o CIBIO- Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto - organizam as Semanas da Ciência em Serralves de 27 de fevereiro a 4 de março.





É vasto o programa de atividades do Museu da Marioneta, em Lisboa. Visitas orientadas ou com atividades variadas para todos os públicos: ateliers para grupos e escolas de todos os graus de ensino, para professores e educadores e ainda destinadas às famílias. O site de “a Página”, transcreve o programa completo do mês de fevereiro.





Desenvolvido a partir do texto homónimo do dramaturgo espanhol Juan Mayorga, “Animais Noturnos” é o trabalho dramático que a companhia “A Escola da Noite” – Grupo de Teatro de Coimbra apresenta em Braga a 2 e 3 de fevereiro (21h30). Para além da peça, a companhia vai ainda realizar um “workshop” sobre dramaturgia espanhola, orientada por António Augusto Barros, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, destinada a professores dinamizadores de grupos de teatro.





4 fevereiro a 18 março

Transitions - Honoring the Past, Moving Ahead de 4 fevereiro a 18 março na Casa-Museu Abel Salazar.





29 de janeiro

Os “Génios da Floresta” (29 de janeiro) e “Contos de Cá e de Lá” (ainda sem data), são as mais recentes propostas de atividades dirigidas às famílias, promovidas do serviço educativo do Museu da Marioneta, em Lisboa.





Sensibilizar os comerciantes de Esposende para uma “Gestão Sustentada de Resíduos”, é o objetivo do workshop que decorrerá no Centro de Educação Ambiental, dia 25 de Janeiro, às 18h30. Pretende-se dar, deste modo, resposta a algumas das preocupações deste sector económico.

No dia 28 de janeiro toda a população está convidada para a “Oficina “Use e re-Use – a reutilização de materiais na decoração”. Com o intuito de dar a conhecer métodos e formas criativas de reaproveitamento de materiais e de resíduos na área da decoração de interiores, adaptando-os a novas funcionalidades.





25 a 29 de janeiro, no Museu da Marioneta

Depois de “Rubro” e de “Amarelo”, o Teatro Maria Matos encerra a trilogia dedicada à cor com “Azul”, um espetáculo de Leonor Barata, dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos que terá apresentações durante os meses de janeiro e fevereiro em Lisboa, Coimbra e Guimarães, cidade capital Europeia da Cultura 2012.





O Coral de Letras da Universidade do Porto editou em finais de 2011 uma antologia de 26 canções regionais portuguesas de Fernando Lopes-Graça. Lopes-Graça realizou por todo o país, também em parceria com Giacometti, uma enorme recolha de canções tradicionais que harmonizou, dando origem a 267 canções distribuídas por 24 cadernos. Desses 24 cadernos, o Coral de Letras, sob direcção do seu Maestro, José Luís Borges Coelho, escolheu uma canção de cada, incluindo uma Encomendação das Almas – que o mesmo coro tinha já gravado (edição em CD, de 1991) – e duas Cantatas de Natal, atribuindo ao CD o título de “Antologia (Im)possível”.





8 e 15 de Janeiro

“Domingo de manhã na barriga do caracol”, está de volta! Trata-se de uma actividade onde se contam histórias com Ciência para crianças dos 3 aos 8 anos que já é bastante conhecida do público infantil. O regresso está marcado para Domingo, dia 18 de Dezembro, às 11h00, no Hotel Meliã Ria, em Aveiro. A história repete-se a 8 e 15 de Janeiro.





O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) promove uma Jornada sobre o Conhecimento e Transferência de Tecnologia”dia 14 de Dezembro, a partir das 14h00 no auditório da Escola Superior de Educação.





Muxima” que é também uma expressiva música e dança tradicional africana interpretada pelo grupo Kilandukilu, assume-se como o mote da primeira Gala da Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO. O espectáculo conta com a participação do grupo Jovens Vozes de Lisboa que fará um musical com vários “medleys” de temas intemporais. Está marcado para dia 11 de Dezembro às 21:15h, na Aula Magna, em Lisboa.





“Press Pause Play”, o filme de David Dworsky e Victor Köhler (Suécia, 2011), que retrata o confronto entre a Cultura e o Digital, será exibido no Teatro do Bairro esta quinta-feira, às 17h00.





A Casa-Museu João Soares propõe duas oficinas de Natal para crianças dos 6 aos 10 anos que decorrem dias 10 e 17 de Dezembro, das 15h00 às 17h00. Este sábado, as crianças vão poder fazer “Uma prenda para o Pai Natal”, no próximo a oficina é “Uma surpresa de Natal”.





Como criar o próprio emprego? A solução pode passar pela criação de um negócio. Abrindo portas para dar saída à crise, a TecMinho promove um workshop “Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego”. A formação decorre a 5 de Dezembro, pelas 18h na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Rua Gil Vicente), no Porto. A participação é gratuita.





Dirigidas ao público escolar (ATL's e OTL's) e familiar, o Museu Nacional da Imprensa organiza workshops para crianças dos 4 aos 12 anos  e dos 8 aos 6 anos (oficinas "Imagens que saltam à vista" e "Do Papel à Impressão: Oficina de Marmorização.")

Estas actividades funcionam de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h e de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30. Mas os horários podem ser adaptados às necessidades dos grupos.









11 de Dezembro - Casa da Música

Fernando Alvim apresenta ao vivo "Os Fados e as Canções do Alvim" no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 22h, na Casa da Música - Porto. A actuação vai contar com a presença de vários convidados, entre os quais Cristina Branco, Camané, Marco Rodrigues, Vitorino, Filipa Pais, Marta Dias, Pedro Moutinho e Ana Sofia Varela.





“Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade”, é o tema do Congresso Internacional da ANEIS 2011 que se realiza no Instituto de Educação da Universidade do Minho nos dias 18 e 19 de Novembro.





David Klahr, professor da Universidade de Carnegie Mellon, EUA e Margarida Afonso, professora do Instituto Politécnico de Castelo Branco, são dois dos nomes presentes na conferência “O valor do ensino experimental”, que se realiza amanhã, 10 de Novembro, às 16h30, na Universidade do Minho (anfiteatro A1, CPI, Campus de Gualtar) e a 11 de Novembro às 17h30 na Torre do Tombo, em Lisboa.





O Museu do Oriente, em Lisboa, promove o curso “Percursos da Arte Contemporânea Chinesa”, a decorrer aos sábados, entre 5 de Novembro e 17 de Dezembro, a partir das 10h.





O ciclo “Conversas Sobre Ambiente” regressa a Serralves entre os meses de Outubro deste ano e Junho de 2012 e é dedicado ao tema Participação Pública e Cidadania Ambiental. O primeiro debate sobre o papel das organizações não-governamentais (ONG’s) realiza-se na próxima quinta-feira, dia 20, às 17h na Biblioteca de Serralves. A água, a energia, a biodiversidade e o planeamento territorial serão os temas das conversas que se seguirão, uma vez por mês (ver caixa Próximas Conversas). A iniciativa pretende “envolver os cidadãos nas questões ambientais e incentivar uma consciência global e uma responsabilização individual para com o ambiente”, asseguram os organizadores. A entrada é gratuita.





Mostrar a cidade do Porto nas páginas de vários livros, assim pretende fazer a Biblioteca Pública Municipal através da iniciativa: “Páginas do Porto: A Cidade nos Livros”. As conversas dirigidas por Germano Silva começam a 24 de Setembro e decorrem quase todos os meses até 24 de Julho de 2012.





No dia 23 de Setembro comemora-se a “Noite Europeia dos Investigadores 2011”, um dos maiores eventos de divulgação científica.





Fotografias de Tel Aviv, por José Pedro Gomes, no Museu Nogueira da Silva, em Braga




VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, entre 26 e 27 de Setembro




Trata-se de uma exposição colectiva de obras de trinta de artistas que doaram os seus trabalhos ao Espaço t. Com a venda a instituição pretende angariar receitas para o desenvolvimento de actividades lúdico terapêuticas.





Campus de Gualtar (Braga), 21 a 23 de Julho

Orientadores: Fernanda Martins, Fernando I. Ferreira, Licínio Lima, Manuel A. Silva





O tópico de conversa é inesperado. José Machado, criador de sapatos feitos à mão (de autor), filho e neto de mestres sapateiros vai falar da produção artesanal de sapatos, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga recebe dia 24 de Junho, pelas 21h45. A iniciativa insere-se no ciclo “Conversas no Tanque” que se realizam quinzenalmente.





13.maio - 17.junho

Galeria Colorfoto, Porto





Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 12 de maio, 21h




Apresentação do livro no dia 12 de Maio, 18 horas, Viana do Castelo

O Livro será apresentado pelo Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho









Neste projecto irás desenvolver as tuas capacidades na elaboração de apresentações orais, centradas em temas histológicos relacionados com Abel Salazar e na construção de páginas web, neste caso com resumos e ilustrações da sua vida e obra.













“Cativá-los novos – publicidade na televisão para crianças”, dos investigadores Sara Pereira e Manuel Pinto, da Universidade do Minho (UM), será um dos estudos apresentados no “6.º Seminário de Marketing Infantil” que se realiza dia 7 de Abril, entre as 9h e as 18h, na Casa da Música, no Porto.





Educar para Media: a importância da literacia mediática na sociedade e na escola no primeiro congresso nacional de "Literacia, Media e Cidadania".










  
Publicidade


Voltar ao Topo