Página  >  Agenda  >  “Mais vale um sapateiro a assobiar que um médico mal disposto”

“Mais vale um sapateiro a assobiar que um médico mal disposto”

O tópico de conversa é inesperado. José Machado, criador de sapatos feitos à mão (de autor), filho e neto de mestres sapateiros vai falar da produção artesanal de sapatos, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga recebe dia 24 de Junho, pelas 21h45. A iniciativa insere-se no ciclo “Conversas no Tanque” que se realizam quinzenalmente.

A ideia de criar de uma forma livre levou-o a adoptar também um conceito diferente para vender o seu produto (a que deu o nome de Conceito Cinderella). E que passa por vender os sapatos de modo a que entre a oferta e a procura se estabeleça uma espécie de acaso perfeito. José Machado nasceu em 1973 e é artesão. A arte de criar sapatos corre na sua família há gerações.

O seu percurso profissional é emblemático. Estudou realização Técnica/Plástica na área do teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo no Porto 1997/1999. Em 1999 entra para os quadros do Ballet Contemporâneo do Norte onde desenvolve trabalho na área da iluminação e adereços de cena. Em 2005 integra a equipa técnica do Cine Teatro de Estarreja. Desde a criação em 2002 da companhia Teatro e Marionetas Mandrágora, tem colaborado regularmente em múltiplas áreas.

Paralelamente a este percurso, começa em 2007 a desenvolver e a dar visibilidade (através do blog www.ecosdooficio.blogspot.com) à marca MACHADO na área do artesanato (criação de sapatos de autor). O nome Machado é uma homenagem ao seu pai e avô, ambos mestres sapateiros, a quem deve todo um saber que por muito pouco não deixou perder.

Recorde-se que a iniciativa Conversas no Tanque começou em 2004, na abertura do espaço Velha-a-Branca. E desde aí tem resultado num conjunto de sessões de debate informal em torno de um convidado. O objectivo é o de apresentar, debatendo, projectos que se destaquem, em contexto nacional, em termos de relevância e actualidade. “Acima de tudo que representem uma "ideia" para que o público construa, através dela, a sua proposta momentânea ou de futuro”, destacam os organizadores em comunicado.

Informações

Coordenadas GPS - lat 41.551779° / lon -8.417551°
http://conversasnotanque.wordpress.com/  

VELHA-A-BRANCA - ESTALEIRO CULTURAL
Largo da Senhora-a-Branca, 23
4710-433 BRAGA
Portugal

Telefones (+351) 253 618 234 (+351) 916 249 180


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo