Página  >  Notícias  >  Nobel da Literatura atribuído a Svetlana Alexievich

Nobel da Literatura atribuído a Svetlana Alexievich

O Prémio Nobel da Literatura 2015 foi atribuído à jornalista e escritora bielorussa Svetlana Alexievich, autora de diversas obras sobre a sociedade soviética e o mundo que emergiu do colapso da U.R.S.S.. Svetlana Alexievich é o 112º escritor – a 14ª mulher – a receber esta distinção.

Sara Danius, secretária permanente da Academia destacou a “obra polifónica” da escritora bielorrussa, que descreveu como “um memorial ao sofrimento e à coragem na nossa época”.

Nascida em 1948 em Ivano-Frankivsk (então Stanislav), na Ucrânia, Alexievich é filha de professores, tendo ela também se dividido durante algum tempo entre a docência e o jornalismo. A autora está traduzida em 22 línguas, sendo “War's Unwomanly Face” é a sua obra de estreia (1985), e já foi alvo de diversas distinções. O seu livro mais recente “O Fim do Homem Soviético – Um Tempo de Desencanto”, originalmente publicado em 2012, é o seu único título traduzido em Português, tendo sido editado este ano pela Porto Editora.

Este é o quarto prémio atribuído pela Academia Sueca este ano depois do Nobel da Medicina (William Campbell e Satoshi Omura), da Física (Takaaki Kajita e Arthur McDonald) e da Química (Tomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar). Sexta-feira é anunciado o Prémio Nobel da Paz pelo Comité Nobel Norueguês.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo