Página  >  Notícias  >  Sem investimento na educação não há prosperidade e crescimento económico

Sem investimento na educação não há prosperidade e crescimento económico

“O país não estará em condições de algum dia enveredar pelo caminho da prosperidade, do crescimento económico sustentável, se não continuar a investir na Educação, no Ensino Superior, na investigação tecnológica e científica”. Esta foi uma ideia defendida por Jorge Sampaio (28 de janeiro) na cerimónia comemorativa dos 30 anos do Instituto Politécnico de Bragança.

Para o ex-Presidente da República, "a crise não pode pôr em causa os esforços feitos até aqui”, sendo necessário continuar a investir “de forma continuada e persistente”. “Nós não queremos um país complacente com um destino escolar e uma Educação medíocre. Nós não querermos um país acomodado e resignado a uma escola sofrível, um sistema educativo a saldos. Queremos um país ambicioso, com a coragem de se destacar pela cultura, pela ciência, pela investigação tecnológica e pelo conhecimento”.

O antigo chefe de Estado referiu que nesta altura, “em que uma espécie de chapa de chumbo, feita de cortes, de interrogações e perplexidades que se adensam todos os dias, parece ter-se abatido no nosso quotidiano”, é necessário “fazer um esforço coletivo para erguer a cabeça, para nos mantermos firmes e lutarmos por uma ambição clara e ambiciosa para a sociedade que queremos que vingue no nosso querido Portugal”.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo