Página  >  Notícias  >  Professores e escolas pedem suspensão da avaliação

Professores e escolas pedem suspensão da avaliação

A Federação Nacional dos Professores pediu esta semana a suspensão do atual modelo de avaliação dos professores neste ano letivo. Para a Fenprof, a suspensão daria mais tempo às escolas para se organizarem e aos professores “a possibilidade de, ‘respirando’, poderem dedicar as suas já parcas forças ao que de essencial deles se espera: uma completa disponibilidade para trabalharem com os seus alunos e se dedicarem à vida das escolas”.

Ainda segundo a Fenprof, a avaliação continua a ser “fator de perturbação”, o que já levou o Conselho das Escolas a pedir também a sua suspensão. Por seu turno, a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciou em comunicado ter pedido ao Ministério da Educação e Ciência que sejam introduzidos “mecanismos de simplificação e flexibilidade em relação ao processo de avaliação de desempenho”.

A Fenprof refere que a avaliação de desempenho vai continuar “sem ter qualquer efeito prático” – por causa da manutenção do “congelamento” das carreiras – e adianta que a confusão “começa a instalar-se e a dar lugar à instabilidade em muitas escolas, com a questão da ‘observação de aulas’, nomeadamente dos docentes que se encontram nos 2º e 4º escalões, para quem é obrigatória, a merecer as mais díspares interpretações”. 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo