Página  >  Notícias  >  Alunos do 1ºCEB de S. João da Madeira vão aprender Mandarim

Alunos do 1ºCEB de S. João da Madeira vão aprender Mandarim

Todas as escolas do 1º Ciclo de S. João da Madeira vão passar a lecionar Mandarim. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal, que pretende assim antecipar futuros contactos comerciais com o “maior mercado da Humanidade”. A medida vai avançar em janeiro de 2013 e o Executivo vai ainda pedir ao Ministério da Educação e Ciência para que numa escola do município possam funcionar turmas bilingues de Português/Mandarim, com ensino contínuo do 1º ao 12º anos.

De acordo com o presidente da autarquia, esta é uma resolução “de grande alcance para o futuro”, porque adequa os currículos escolares locais à evidente emergência da China. “Para uma terra com tantas empresas exportadoras como S. João da Madeira, as relações com a China nas próximas décadas serão absolutamente vitais”, disse Castro Almeida à agência Lusa, acrescentando que “saber falar a língua dos empresários chineses será um fator competitivo muito importante”.

O autarca garante que a autarquia está disponível para “assumir todos os sobrecustos que possam advir do ensino bilingue”, mas acredita que o Governo vai reconhecer “interesse ao projeto” e assumirá uma parte da despesa.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo