Página  >  Notícias  >  “Frei Luís de Sousa” no arranque da iniciativa Teatro para as Escolas

“Frei Luís de Sousa” no arranque da iniciativa Teatro para as Escolas

Levada a cena pela Jangada Teatro, a adaptação de “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett, é a peça que esta terça-feira, 7 de Fevereiro (14h30), assinala o início de uma edição de Teatro para Escolas, no Teatro Circo em Braga.

Promovida pelos Pelouros da Cultura e da Saúde da Câmara Municipal de Braga, a iniciativa regressa ao palco da sala principal com um vasto conjunto de trabalhos dramáticos especialmente direcionados para o público escolar do concelho de Braga e de entre os quais se destacam ainda, com apresentações agendadas para Março, “Os Maias”, “Memorial do Convento”, “O Rei Menino” e “Deixemos o Sexo em Paz”.

Com encenação de Luiz Oliveira e interpretação de Bruno Martins; Luiz Oliveira, Sophia Cunha, Patrícia Ferreira, Vítor Fernandes e Xico Alves, “Frei Luís de Sousa”, obra cimeira da literatura dramática portuguesa, traz a palco uma proposta que assenta sobre códigos transversais às artes de palco.

Linhas minimalistas e uma simbologia metafórica percorrem toda a peça que tem como personagens principais a suposta viúva D. Madalena que, sete anos após o desaparecimento do marido, casa com o cavaleiro D. Manuel. Contudo, a dúvida persiste para um dos criados que acredita que o primeiro marido ainda está vivo. Um dia, após vinte anos de ausência, a suspeita confirma-se.         

Fundada em 1999, a Companhia Jangaga Teatro está sedeada no Auditório Municipal da Lousada, espaço a partir do qual desenvolve todas as suas atividades, abrindo, a partir daí, o leque de apresentação do seu trabalho por outras paragens.

Manuel António Pina, Gil Vicente, Sophia de Mello Breyner Andresen, Almada Negreiros, Camilo Castelo Branco ou Valter Hugo Mãe são alguns dos autores já representados pelo coletivo que assume a itinerância e intercâmbio regular como principais fatores de afirmação no contexto teatral português.

As inscrições devem ser efetuadas no Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, através do telefone 253 203 152 ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-braga.pt. Os ingressos para a peça “Frei Luís de Sousa” têm o valor de 3,5 euros. 

a Página 06-02-2012


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo